Jump to content

Critérios para não investir... Quais são os seus?


Recommended Posts

Oi Sardinhas, 

Eu tenho uns poucos critérios não técnicos que uso para não investir em determinadas empresas ou ramos.  São eles:

1. Empresas envolvidas em escândalos e corrupção;

2. Empresas do varejo;

3. Empresas fabricantes de armamentos;

4. Empresas que atuam em áreas onde não consigo enxergar um futuro crescente.

Esses critérios foram curados ao longo do tempo.  Na minha carteira tem algumas que hoje não passariam no meus critérios, mas são oriundas da época que eu comprava ativos seguindo dicas da internet e da sopa de letras.

Um dos maiores aprendizados que tive veio do livro O Investidor Inteligente, o primeiro que li sobre o assunto.  Quando li, não entendi quase nada (rssss) por falta de conhecimento básico, mas aprendi um monte de coisas que não devo fazer e que me ajudam até hoje.

E vocês?  Tem algum critério desse tipo?  Compartilhem comigo...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, William Redig disse:

Oi Sardinhas, 

Eu tenho uns poucos critérios não técnicos que uso para não investir em determinadas empresas ou ramos.  São eles:

1. Empresas envolvidas em escândalos e corrupção;

2. Empresas do varejo;

3. Empresas fabricantes de armamentos;

4. Empresas que atuam em áreas onde não consigo enxergar um futuro crescente.

Esses critérios foram curados ao longo do tempo.  Na minha carteira tem algumas que hoje não passariam no meus critérios, mas são oriundas da época que eu comprava ativos seguindo dicas da internet e da sopa de letras.

Um dos maiores aprendizados que tive veio do livro O Investidor Inteligente, o primeiro que li sobre o assunto.  Quando li, não entendi quase nada (rssss) por falta de conhecimento básico, mas aprendi um monte de coisas que não devo fazer e que me ajudam até hoje.

E vocês?  Tem algum critério desse tipo?  Compartilhem comigo...

Só uma pergunta: por que não investir em fabricantes de armamentos? Seria uma questão moral?

Mas sobre meus critérios não técnicos, só tenho um: não invisto em CIAs aéreas, de resto, tudo depende de preço. Se estiver barato invisto até no varejo, inclusive, na minha opinião, PCAR3 vale o estudo. O Pão da Açucar possui uma controlada na Colômbia, que pretendem separar do GPA por meio de distribuição de BDRs. Acontece que só a participação na empresa colombiana, é praticamente o valor de mercado da empresa inteira, por isso pode ser uma baita oportunidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Só uma pergunta: por que não investir em fabricantes de armamentos? Seria uma questão moral?

Mas sobre meus critérios não técnicos, só tenho um: não invisto em CIAs aéreas, de resto, tudo depende de preço. Se estiver barato invisto até no varejo, inclusive, na minha opinião, PCAR3 vale o estudo. O Pão da Açucar possui uma controlada na Colômbia, que pretendem separar do GPA por meio de distribuição de BDRs. Acontece que só a participação na empresa colombiana, é praticamente o valor de mercado da empresa inteira, por isso pode ser uma baita oportunidade.

Eu não me sinto confortável em ser sócio de uma empresa cujos produtos são usados para ferir ou matar pessoas.  Sou um cara da paz....  Acho que lucrar com esse tipo de produto não traz uma energia boa....  só isso.  A Taurus Armas TASA4 é um ativo tentador sob critérios fundamentalistas, mas tem tantas outras empresas igualmente boas que prefiro passar nessa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, William Redig disse:

Eu não me sinto confortável em ser sócio de uma empresa cujos produtos são usados para ferir ou matar pessoas.  Sou um cara da paz....  Acho que lucrar com esse tipo de produto não traz uma energia boa....  só isso.  A Taurus Armas TASA4 é um ativo tentador sob critérios fundamentalistas, mas tem tantas outras empresas igualmente boas que prefiro passar nessa.

Que acha do ETF que o Raul comentou ? VICE ?

kkkkkkk

bebidas, apostas, prostituição, cigarro, drogas… um ETF todo torto!

Brincadeiras a parte lembrei agora quando você comentou da Taurus

 

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, William Redig disse:

Oi Sardinhas, 

Eu tenho uns poucos critérios não técnicos que uso para não investir em determinadas empresas ou ramos.  São eles:

1. Empresas envolvidas em escândalos e corrupção;

2. Empresas do varejo;

3. Empresas fabricantes de armamentos;

4. Empresas que atuam em áreas onde não consigo enxergar um futuro crescente.

Esses critérios foram curados ao longo do tempo.  Na minha carteira tem algumas que hoje não passariam no meus critérios, mas são oriundas da época que eu comprava ativos seguindo dicas da internet e da sopa de letras.

Um dos maiores aprendizados que tive veio do livro O Investidor Inteligente, o primeiro que li sobre o assunto.  Quando li, não entendi quase nada (rssss) por falta de conhecimento básico, mas aprendi um monte de coisas que não devo fazer e que me ajudam até hoje.

E vocês?  Tem algum critério desse tipo?  Compartilhem comigo...

Também não gosto de empresas envolvidas em escândalos (por exemplo a Vale) e nem corrupção.

De setor, faço do relato do colega Matheus o meu. Não cogito companhias aéreas. De resto, tudo depende. Apesar de particularmente gostar mais de grandes setores e grandes empresas que estão há mais tempo no mercado dando lucro consistentes. O famoso feijão com arroz.

Sobre armamentos, em específico no Brasil a Taurus, além da questão moral para quem considere, é uma empresa que é afetada significativamente (talvez mais que uma estatal se bobear) a cada troca de governo. Eu tenho estatal em carteira e não fico me preocupando com isso, igual ficaria se tivesse a TASA4.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Só uma pergunta: por que não investir em fabricantes de armamentos? Seria uma questão moral?

Mas sobre meus critérios não técnicos, só tenho um: não invisto em CIAs aéreas, de resto, tudo depende de preço. Se estiver barato invisto até no varejo, inclusive, na minha opinião, PCAR3 vale o estudo. O Pão da Açucar possui uma controlada na Colômbia, que pretendem separar do GPA por meio de distribuição de BDRs. Acontece que só a participação na empresa colombiana, é praticamente o valor de mercado da empresa inteira, por isso pode ser uma baita oportunidade.

O que acha de C&A?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, William Redig disse:

Eu não me sinto confortável em ser sócio de uma empresa cujos produtos são usados para ferir ou matar pessoas.  Sou um cara da paz....  Acho que lucrar com esse tipo de produto não traz uma energia boa....  só isso.  A Taurus Armas TASA4 é um ativo tentador sob critérios fundamentalistas, mas tem tantas outras empresas igualmente boas que prefiro passar nessa.

Se for pensar assim, tem um monte de coisa que você tem em carteira que vai ter que vender, como VALE3, por exemplo

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que não tenho problema em ter nenhum tipo de ação. Como o Matheus disse não vejo tanto sentido em ter viação,  por culpa do histórico, mas por exemplo, se azul cair tanto, que eu achar que faz sentido ter ela em carteira, quem sabe. Hoje como não vejo tanto sentido fazer um Swing, provavelmente não tenha espaço para ela na minha carteira.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Digo pelas tragedias de Brumadinho e Mariana

entendi isso, mas a empresa não vive disso.  Foi um acidente, as causas foram investigadas e os culpados devem ser punidos.  Só que quando gente mora num país de corruptos, onde o presidente que foi preso por corrupção e roubalheira é reeleito, fica difícil de acreditar em qualquer forma de justiça....

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, William Redig disse:

entendi isso, mas a empresa não vive disso.  Foi um acidente, as causas foram investigadas e os culpados devem ser punidos.  Só que quando gente mora num país de corruptos, onde o presidente que foi preso por corrupção e roubalheira é reeleito, fica difícil de acreditar em qualquer forma de justiça....

Foi isso que eu disse, se você for investir friamente pensando assim, muita coisa vai ficar de fora, inclusive muita coisa "boa".

Eu nunca gostei de armas, minha mãe não deixava eu e meu irmão nem ter armas de brinquedos. Acho que a primeira coisa relacionada com armas que eu gostei, foi de jogar paint ball. Hoje eu sou CAC 🙃🙃 haahhhahahaha

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Foi isso que eu disse, se você for investir friamente pensando assim, muita coisa vai ficar de fora, inclusive muita coisa "boa".

Eu nunca gostei de armas, minha mãe não deixava eu e meu irmão nem ter armas de brinquedos. Acho que a primeira coisa relacionada com armas que eu gostei, foi de jogar paint ball. Hoje eu sou CAC 🙃🙃 haahhhahahaha

CAC?? que isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, William Redig disse:

Eu não me sinto confortável em ser sócio de uma empresa cujos produtos são usados para ferir ou matar pessoas.  Sou um cara da paz....  Acho que lucrar com esse tipo de produto não traz uma energia boa....  só isso.  A Taurus Armas TASA4 é um ativo tentador sob critérios fundamentalistas, mas tem tantas outras empresas igualmente boas que prefiro passar nessa.

compartilho do seu pensamento, mas com uma pequena diferença, oque são armas, armas matam, carro, tesoura, faca, se você pensa, você pode usar qualquer coisa para ferir ou mata outra pessoa, armas foram criada para proteção, esse e meu pensamento, por isso ainda quero ter uma empresa de arma na carteira, mas ainda estou analisando a melhor opcção, a Taurus msm, no fundamentalismo e bem tentadora, mas quero analisar ela a fundo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não acredito em empresas de tecnologia no Brasil, Microsoft e Apple nos EUA são suficientes.

 

Varejo e Aviação ou ja faliram ou vão falir.

 

Mas tipo, para longo prazo eu prefiro ações Ordinárias, independente do setor. A tendencia é as preferenciais irem sendo extintas e as empresas migrarem para o novo mercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/02/2023 at 10:03, William Redig disse:

Oi Sardinhas, 

Eu tenho uns poucos critérios não técnicos que uso para não investir em determinadas empresas ou ramos.  São eles:

1. Empresas envolvidas em escândalos e corrupção;

2. Empresas do varejo;

3. Empresas fabricantes de armamentos;

4. Empresas que atuam em áreas onde não consigo enxergar um futuro crescente.

Esses critérios foram curados ao longo do tempo.  Na minha carteira tem algumas que hoje não passariam no meus critérios, mas são oriundas da época que eu comprava ativos seguindo dicas da internet e da sopa de letras.

Um dos maiores aprendizados que tive veio do livro O Investidor Inteligente, o primeiro que li sobre o assunto.  Quando li, não entendi quase nada (rssss) por falta de conhecimento básico, mas aprendi um monte de coisas que não devo fazer e que me ajudam até hoje.

E vocês?  Tem algum critério desse tipo?  Compartilhem comigo...

Oi, @William Redig!

Não gosto de empresas envolvidas em corrupção tb, e com escândalos ambientais.

Invisto em varejo, meus pais trabalharam com isso, então eu gosto, acho importante.

Fabricante de armamentos não seria uma questão moral, mas uma questão de que no Brasil não rola. Nos EUA, poderia ser, mas tenho outras prioridades. 

Gosto de investir em áreas como Agricultura, Pecuária, Logística...pq acho que são interessantes. E Química, porque é a minha área de atuação claro. Escolhi minhas empresas baseado no coração sem avaliar nenhum indicador. Pq se vou ser "dona" de algo, quero ser "dona" de algo que eu me orgulhe.

Não invisto em termoelétricas, devido ao uso de petróleo. Não invisto em Vale, nem JBS. 

Vou ver se coloco o Investidor inteligente na minha lista de leituras, mas depois de 1984. Este ano vai!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...