Jump to content
  • 0

Insatisfeito com minha carteira de FIIs - gostaria de opiniões e dicas!


Petrus Pierre

Pergunta

Fala, sardinhas!

O maior erro da minha carteira de FIIs foi ter escolhido alguns ativos antes de entrar na AUVP, agora resta apenas o arrependimento, rs
Estou criando esse tópico pois estou "reformando" essa parte da carteira, não quero fazer nada mirabolante, pois como diz o Raul: "patrimônio é que nem sabonete, quanto mais mexe, menor fica".
Basicamente estou tentando diversificar mais em diferentes segmentos e colocar a cabeça no travesseiro tranquilo sabendo que tenho bons fundos em carteira para manter por muitos anos.

TL;DR
- Descrevi minha carteira de FIIs e as ações que estou tomando em relação a cada ativo
- Gostaria de opiniões sobre o HGRU11
- Gostaria de opiniões sobre Fundos de Infraestrutura
- Como vocês fazem para achar bons fundos?

Os ativos que eu tenho no momento são:
- Logística:
BRCO11, XPLG11 e HGLG11
- Papel:
VGHF11
- FoF:
BCFF11
- Híbrido:
KNRI11

A primeira coisa que eu fiz foi congelar os aportes em BCFF11, pois eu tinha comprado apenas por conta de uma "recomendação" em um vídeo aleatório, mas que ao analisar agora que já tenho conhecimento sobre, vi que não faz sentido para mim. Espero poder vender em um momento oportuno (se eu vender agora levo preju de 8,7%) mas por enquanto vai ficar lá só rendendo.

Também decidi que na minha estratégia, não quero ter muitos fundos de papel, até por já ter uma boa posição em renda fixa, e minha % em FIIs ainda é baixa e pretendo continuar assim

VGHF11 foi outro fundo que comprei antes de começar na AUVP. Eu pretendo continuar com ele na carteira pois acredito que ele tem uma boa carteira de CRIs com bons indexadores, apesar de ser um fundo bem novo e as taxas um pouco salgadas.

HGLG11 eu também congelei a minha posição, até pq tenho só 1 cota, e pretendo continuar apenas com BRCO11 e XPLG11 como fundos de logística, mesmo que possuam uma taxa maior comparada ao segmento, gostei dos imóveis e a gestão parece bem competente (HGLG11 também parece ser um ótimo fundo, mas está caro).

KNRI11 foi uma nova adição recente na minha tentativa de diversificar e colocar um fundo com mais tempo de mercado e diversificado, apesar de ter quase dos metades em galpões logísticos ainda tem a outra metade em escritórios. Pretendo continuar com ele em carteira

Eu estou analisando HGRU11 e provavelmente vou colocar na carteira. Alguém tem opiniões sobre esse? Achei a taxa salgada mas ele é multi-multi-multi, bem diversificado e o que vi até agora me agradou!

Estou pensando também em colocar fundos de infraestrutura para diversificar os segmentos, mas ainda não pesquisei sobre, alguém tem um desses em carteira?

No mais, gostaria muito de saber como vocês fazem para encontrar bons fundos, pois tem bastante no mercado e pesquisar um por um é complicado kkkkk.
 

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu também ainda não tenho muita segurança com FIIs. 

Confesso que fiz uma coisa por preguiça: fui na carteira do Raul e anotei todas que ele tinha, olhei no investidor10 as com bom PVP, taxa razoável e sem vacância alta. No fim escolhi 3, knri11, bcff11, xppr11 (essa última com vacância alta, mas muito descontada e historicamente era muito boa).

 

Ontem joguei no diagrama o investimento e pediu mais FIIs, fui no investidor10, filtrei as de tijolo e logística, organizei por ordem de de maior patrimônio e segui escolhendo PVP descontado, taxa e vacância razoaveis. Acabei colocando 2 mil reais em XPLG11.

 

Vou acompanhar seu post pra ver as dicas dos universitários

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Leandro Nogueira disse:

Até agora ninguém pôde ajudar?

Não vou ajudar tanto, mas desses seus FIIs eu não tenho nenhum. Até gosto de KNRI11, XPLG11 e HGLG11, mas prefiro outros FIIs. Não curto FOFs, se fosse para ter agora, seria só para ganhar na valorização e vender lá na frente, então prefiro não comprar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi Pessoal,

Dos fundos que o Petrus listou, eu só conheço o XPLG e VGHF.  Pessoalmente eu não gosto do XPLG.  VGHF é um fundo de CRIs, paga bem e é bem diversificado.  XPLG eu deixei de ter e analisar já tem algum tempo.

Quanto ao XPPR é um fundo que está alavancado em CDI+ e tem receitas em IPCA+, ou seja; a cada mês aumenta o défcit.  Pessoalmente eu não gosto e o valor da cota está indo ladeira abaixo já há algum tempo.  Está barato sob aspecto do P/VP.

Os demais eu não tenho na minha carteira e não os estudei.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Leandro Nogueira disse:

Até agora ninguém pôde ajudar?

cara no fundo a decisão final sera de cada um mesmo...

eu montei minha carteira de FIIs antes de entrar na AUVP, e lembro que também vi videos sobre, e como eu tinha receio o que fiz foi:

a) escolhi que tipo de Fi eu queria ter:  Tijolo (Shopping, Logistica, Lajes, e ate um residencial), e Papel, e inclui FOFs

b) procurei ativos com maior patrimônio na epoca eu usei uma logica burra mesmo (Valor patrimonial tinha que ter mais que 500MI, tinha que ter no minimo 2 anos de existência/resultados em dividendos consistentes, e liquidez diaria)

com estes filtros eu fui peneirando alguns

c) avaliei o risco de cada um pontuando (bem a grosso modo na epoca, e agora pontuando com perguntas de resiliencia no diagrama do cerrado - metodo burro mesmo)

*aqui achei interessante pois desde o começo nao segui o que muitos canais mostram fazendo % iguais nos FIIs

Obs: meu DY nao é espetacular (não sou genio, assumo que sou burro), mas ele não oscilou muito, eu gastei algumas semanas estudando e selecionando, e mesmo nao sendo nada espetacular esta me atendendo bem, tanto que mesmo apos AUVP nao removi nenhum, apenas adicionei um INFRA 

Cheguei reavaliar com o Brenner na ISAEX e ele mesmo disse que estava ok, nao precisava excluir nenhum ativo, apenas ajustar as % de cada 1 conforme as perguntas do diagrama

O que fui percebendo quanto ao que escolhi é que fico tranquilo mesmo com quase todos eles caindo na cotação, mas me entregando  mesmo DY, e com isso vou reaportando, e aumentando as cotas, pois estes FIIs tem um proposito especifico na minha carteira

Resumindo, eu adotei algumas regrinhas antes de comecar a comprar os FII, e elas me nortearam a peneirar ativos que nao me dao dor de cabeça

 

 

 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho XPLG11 e HGRU apesar deles terem desvalorizados no curto prazo acredito neles no longo prazo. O mercado de FIIS está em baixa tendo em vista a alta taxa de juros então o valor das cotas vai destravar de qdo os juros caírem.

Em relação as taxas do HGRU eu acredito que se a gestão é ativa e está gerando valor ao ativo pode valer a pena investir no Fundo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/02/2023 at 13:22, Petrus Pierre disse:

Fala, sardinhas!

O maior erro da minha carteira de FIIs foi ter escolhido alguns ativos antes de entrar na AUVP, agora resta apenas o arrependimento, rs
Estou criando esse tópico pois estou "reformando" essa parte da carteira, não quero fazer nada mirabolante, pois como diz o Raul: "patrimônio é que nem sabonete, quanto mais mexe, menor fica".
Basicamente estou tentando diversificar mais em diferentes segmentos e colocar a cabeça no travesseiro tranquilo sabendo que tenho bons fundos em carteira para manter por muitos anos.

TL;DR
- Descrevi minha carteira de FIIs e as ações que estou tomando em relação a cada ativo
- Gostaria de opiniões sobre o HGRU11
- Gostaria de opiniões sobre Fundos de Infraestrutura
- Como vocês fazem para achar bons fundos?

Os ativos que eu tenho no momento são:
- Logística:
BRCO11, XPLG11 e HGLG11
- Papel:
VGHF11
- FoF:
BCFF11
- Híbrido:
KNRI11

A primeira coisa que eu fiz foi congelar os aportes em BCFF11, pois eu tinha comprado apenas por conta de uma "recomendação" em um vídeo aleatório, mas que ao analisar agora que já tenho conhecimento sobre, vi que não faz sentido para mim. Espero poder vender em um momento oportuno (se eu vender agora levo preju de 8,7%) mas por enquanto vai ficar lá só rendendo.

Também decidi que na minha estratégia, não quero ter muitos fundos de papel, até por já ter uma boa posição em renda fixa, e minha % em FIIs ainda é baixa e pretendo continuar assim

VGHF11 foi outro fundo que comprei antes de começar na AUVP. Eu pretendo continuar com ele na carteira pois acredito que ele tem uma boa carteira de CRIs com bons indexadores, apesar de ser um fundo bem novo e as taxas um pouco salgadas.

HGLG11 eu também congelei a minha posição, até pq tenho só 1 cota, e pretendo continuar apenas com BRCO11 e XPLG11 como fundos de logística, mesmo que possuam uma taxa maior comparada ao segmento, gostei dos imóveis e a gestão parece bem competente (HGLG11 também parece ser um ótimo fundo, mas está caro).

KNRI11 foi uma nova adição recente na minha tentativa de diversificar e colocar um fundo com mais tempo de mercado e diversificado, apesar de ter quase dos metades em galpões logísticos ainda tem a outra metade em escritórios. Pretendo continuar com ele em carteira

Eu estou analisando HGRU11 e provavelmente vou colocar na carteira. Alguém tem opiniões sobre esse? Achei a taxa salgada mas ele é multi-multi-multi, bem diversificado e o que vi até agora me agradou!

Estou pensando também em colocar fundos de infraestrutura para diversificar os segmentos, mas ainda não pesquisei sobre, alguém tem um desses em carteira?

No mais, gostaria muito de saber como vocês fazem para encontrar bons fundos, pois tem bastante no mercado e pesquisar um por um é complicado kkkkk.
 

Anotações que tenho sobre o HGRU11:

HGRU11 - preço teto 126,00
- reserva acumulada 1,07/cota mas serão elevadas para 1,27/cota a partir dos
ganhos obtidos com a venda de mais 1 loja locada para a Pernambucanas
é esperada nova distribuição extraordinária até desse semestre
negociando com desconto de 10% em relação a estimativa e capaz de distribuir
cerca de 11,20/cota nos proximos 12 meses = yeld 9,7%

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Diego Gustavo Santos Alves disse:

Anotações que tenho sobre o HGRU11:

HGRU11 - preço teto 126,00
- reserva acumulada 1,07/cota mas serão elevadas para 1,27/cota a partir dos
ganhos obtidos com a venda de mais 1 loja locada para a Pernambucanas
é esperada nova distribuição extraordinária até desse semestre
negociando com desconto de 10% em relação a estimativa e capaz de distribuir
cerca de 11,20/cota nos proximos 12 meses = yeld 9,7%

 

Pra não perder muito tempo pra achar fundos resolvi assinar um research.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...