Jump to content

Metas e Investimentos - Seu dinheiro e investimentos são carimbados?


Recommended Posts

Oi Sardinhas,

Cada um de nós tem suas próprias prioridades, metas e investimentos; ou pelo menos deveria ter... rssss

Minhas metas são poucas e simples:  1. Ter grana suficiente para viver de renda dentro de 8 anos; 2. Trocar meu carro a cada 3 ou 4 anos; 3. Viajar 2x ao ano para visitar meus filhos e netos.

Usualmente, a grana para as viagens deve ficar em RF, a da troca de carro também e a da aposentadoria, que tem um prazo maior, essa tem um leque diversificado de investimentos entre RF e RV.

Nos meus investimentos, eu estabeleci um percentual para RF, Ações BR, Ações Gringas e Fundos imobiliários.  Tem ainda uma farpelinha destinada aos "meus devaneios de investidor", tais como criptoativos e minha "achologia" nos ativos que podem bombar.  Eu não carimbo os investimentos, dizendo que Investimento A é para a troca de carro, Investimento B é para viagens ou Investimento C é para aposentadoria.

Somente no caso das viagens é que a grana é mais ou menos reservada, já que eu compro dolar ou euro quando as cotações estão mais favoráveis, mas essa grana em moeda estrangeira compõe parte do meu colchão financeiro (é como eu chamo a reserva de emergência).  Também não separo a grana do colchão do restante dos investimentos, já que a parte que cabe à RF já é maior que o valor que preciso para garantir meu sustento ou despesa em caso de emergência e tem sempre uma parte considerável em investimentos resgatáveis em menos de 1 semana.

E aí cardume?  Como vocês fazem?  Misturam tudo como eu faço ou carimbam os seus investimentos?  Contem aí....

Editado por William Redig
correções ortográficas.
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • William Redig mudou o título para Metas e Investimentos - Seu dinheiro e investimentos são carimbados?
20 minutes ago, William Redig disse:

Oi Sardinhas,

Cada um de nós tem suas próprias prioridades, metas e investimentos; ou pelo menos deveria ter... rssss

Minhas metas são poucas e simples:  1. Ter grana suficiente para viver de renda dentro de 8 anos; 2. Trocar meu carro a cada 3 ou 4 anos; 3. Viajar 2x ao ano para visitar meus filhos e netos.

Usualmente, a grana para as viagens deve ficar em RF, a da troca de carro também e a da aposentadoria, que tem um prazo maior, essa tem um leque diversificado de investimentos entre RF e RV.

Nos meus investimentos, eu estabeleci um percentual para RF, Ações BR, Ações Gringas e Fundos imobiliários.  Tem ainda uma farpelinha destinada aos "meus devaneios de investidor:, tais como criptoativos e minha "achologia" nos ativos que podem bombar.  Eu não carimbo os investimentos, dizendo que Investimento A é para a troca de carro, Investimento B é para viagens ou Investimento C é para aposentadoria.

Somente no caso das viagens é que a grana é mais ou menos reservada, já que eu compro dolar ou euro quando as cotações estão mais favoráveis, mas essa grana em moeda estrangeira compõe parte do meu colchão financeiro (é como eu chamo a reserva de emergência).  Também não separo a grana do colchão do restante dos investimentos, já que a parte que cabe à RF já é maior que o valor que preciso para garantir meu sustento ou despesa em caso de emergência e tem sempre uma parte considerável em investimentos resgatáveis em menos de 1 semana.

E aí cardume?  Como vocês fazem?  Misturam tudo como eu faço ou carimbam os seus investimentos?  Contem aí....

Eu deixo a reserva de emergencia na conta corrente de um bancão mesmo, pois senti na pele precisar do dinheiro num final de semana e não conseguir resgatar do CDB por não ser dia útil. Desde então fica tudo lá paradinho na conta mesmo.

Já com os investimentos estou começando ainda. Tenho um pequena diversificação, preciso melhorar mais neste quesito. (O montante é pequeno ainda).

Mas como você, dinheiro para viagem também mantenho separado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Financeiramente falando, eu só tenho de meta renda passiva, e vou estipulando por ano mesmo.

Esse ano é 100 reais por dia. O certo era colocar uma media maior, mas como em 2022 foi puxado pela PETR4 e devo colocar mais em renda fixa e lá fora, acabei deixando essa mesmo. Qualquer coisa a gente aumenta ela durante o ano, se precisar kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

Estou começando agora, e tenho meu dinheiro todo "parado" por enquanto, travado nessa dúvida de como investir mensalmente de acordo com as metas. Devo carimbar o que é destinado a aposentadoria? Ainda tenho que quebrar a cabeça sobre isso...

Hoje meu patrimônio é de duas vezes minha reserva de emergência. Obviamente o que é destinado a ela está no lugar que deve, e o restante eu ainda não sei o que fazer. 

Vamos ver se a sequência do curso abre minha mente sobre isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu faço assim também: tenho objetivos de independência financeira, viagens, troca de carro e deixo um pouco pra "bobagens gerais", que eh pra gastar com algo não planejado que deu vontade de comprar.

Pra controlar eu uso um sisteminha online que eu mesmo to criando que ajuda nisso no meio do controle financeiro.

Tu pode criar objetivos e, quando vai aportar dinheiro, coloca tu informa cada objetivo separado e pra qual carteira vai.
Daí ele separa certinho os rendimentos de cada objetivo.
Fica bem simples.

Daí tu consegue ver a distribuição do teu objetivo por carteira e também a distribuição de objetivos dentro de uma carteira.

Fica bem visual

 

visao-da-carteira.png

visao-do-objetivo.png

Editado por George Redivo
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@William Redig bacana a sua organização …

eu acabei formando um foco na carteira como um blocão do futuro , tipo deste bloco terá que sair uma renda passiva q me paguem bem mensalmente e ainda sobre algo pra reinvestir (manter o patrimônio num crescimento mais lento ) , isso para daqui a 12 a 15 anos … 

mas no meu caso a renda passiva q busco já está embutido as viagens que faço anualmente (1 a 2 viagens de 10 a 15 dias ) , carro eu não ligo Muito, logo um dos objetivos para estes próximos  anos seria uma casa confortável simples e que atenda a mim e minha mulher , aí vem vinhos , café , jantares heheh mas ainda sim vejo q não vou precisar de tanto assim pra atender meus objetivos (a casa vai demandar mais esforço acredito)

mas por fim , tenho focado em atingir a carteira com todos os aportes que consigo , principalmente de 2022 até final de 2023 (que a porto quase 55-60% do que ganho) , % que deve ir se equalizando em 2024 pra 30-35%
este é o plano e estou seguindo ele com muita convicção 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...