Jump to content
  • 0

Carteira Recomendada de Corretora - qual é a cilada?


Tatiana Siqueira Lemos

Pergunta

Pessoal,

minha dúvida é a seguinte... eu tinha um bom dinheiro em FII, e com a crise do COVID caiu muito. Desesperada e ainda não Sardinha, pedi ajuda da analista de investimentos da Rico, que me recomendou liquidar tudo e aportar na Carteira Automatizada da Corretora. Fiz isso em junho do ano passado e segui perdendo patrimônio... Hoje pedi meu desligamento da Carteira Automatizada para começar a cuidar disso por minha conta, mas a dúvida que ficou é, qual a pegadinha dessas Carteiras Automatizadas? Por que meus FII's continuaram caindo quando parece que eles já voltaram a ser um bom investimento depois da pandemia?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Pessoal,

minha dúvida é a seguinte... eu tinha um bom dinheiro em FII, e com a crise do COVID caiu muito. Desesperada e ainda não Sardinha, pedi ajuda da analista de investimentos da Rico, que me recomendou liquidar tudo e aportar na Carteira Automatizada da Corretora. Fiz isso em junho do ano passado e segui perdendo patrimônio... Hoje pedi meu desligamento da Carteira Automatizada para começar a cuidar disso por minha conta, mas a dúvida que ficou é, qual a pegadinha dessas Carteiras Automatizadas? Por que meus FII's continuaram caindo quando parece que eles já voltaram a ser um bom investimento depois da pandemia?

 

1 hora atrás, Jeanluca Fernandes Pereira disse:

durante o curso é comentado não só esse "erro" mas outros também, porem eu nao lembro direito o motivo, vou deixar meu comentario pra ler oq o pessoal vai falar q eu to curioso tambem

@Tatiana Siqueira Lemos e @Jeanluca Fernandes Pereira a pegadinha é que as Corretoras ganhavam dinheiro com a corretagem, então quanto mais compra e venda, mais eles faturavam. Como o mercado evoluiu para corretagem zero, quase todas as corretoras deixaram de faturar com a taxa de corretagem e passaram a cobrar em outros serviços/produtos. Além disso, também vão oferecer Renda Fixa, onde ganham rebate.

Com relação a "Carteira Automatizada", não conheço o serviço, porém me parece que eles fazem compras e vendas regulares de ações, e pode ser que cobrem pelo serviço.

E quanto aos FIIs, assim como as ações, eles sobem caindo. As oscilações nas cotações continuam acontecendo. Eu continuo a comprar meus FIIs conforme o Diagrama do Cerrado vai indicando.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Pessoal,

minha dúvida é a seguinte... eu tinha um bom dinheiro em FII, e com a crise do COVID caiu muito. Desesperada e ainda não Sardinha, pedi ajuda da analista de investimentos da Rico, que me recomendou liquidar tudo e aportar na Carteira Automatizada da Corretora. Fiz isso em junho do ano passado e segui perdendo patrimônio... Hoje pedi meu desligamento da Carteira Automatizada para começar a cuidar disso por minha conta, mas a dúvida que ficou é, qual a pegadinha dessas Carteiras Automatizadas? Por que meus FII's continuaram caindo quando parece que eles já voltaram a ser um bom investimento depois da pandemia?



Não sabia desse tipo de serviço prestado pelas corretoras. Então não sei como funciona, se tem taxas próprias de administração, quais critérios são utilizados para fazer esse balanceamento dos ativos.

Mas, de cara, o grande problema dessa carteira automatizada que eu vi é a gestão ativa dos ativos, no qual você vende e compra ativos com a intenção de conseguir o melhor resultado possível. Pareceu a mesma forma de funcionamento, mas com um nome diferente, para fundos de investimentos. Há algumas reportagens que mostram que a grande maioria desse tipo de gestão ativa, feita pelos melhores analistas do mercado, perde para o próprio índice IBOVESPA que eles tentam bater. 

O Raul mesmo diz que uma das formas da corretora ganhar dinheiro é com essa movimentação constante na carteira. Quanto mais você troca, mais a corretora ganha.

Recomendo que você faça uma transferência de custódia para a ISAex. Só de não te oferecerem esse tipo de serviço, já é menor a chance de cair em alguma bobagem. E quem é aluno, tem benefícios.

Durante as aulas é ensinado sobre gestão passiva (justamente o contrário dessa carteira automatizada) e você vai entender melhor como funciona, de como escolher boas empresas e mantê-las na carteira para o longo prazo.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Flavio Prado disse:

 

@Tatiana Siqueira Lemos e @Jeanluca Fernandes Pereira a pegadinha é que as Corretoras ganhavam dinheiro com a corretagem, então quanto mais compra e venda, mais eles faturavam. Como o mercado evoluiu para corretagem zero, quase todas as corretoras deixaram de faturar com a taxa de corretagem e passaram a cobrar em outros serviços/produtos. Além disso, também vão oferecer Renda Fixa, onde ganham rebate.

Com relação a "Carteira Automatizada", não conheço o serviço, porém me parece que eles fazem compras e vendas regulares de ações, e pode ser que cobrem pelo serviço.

E quanto aos FIIs, assim como as ações, eles sobem caindo. As oscilações nas cotações continuam acontecendo. Eu continuo a comprar meus FIIs conforme o Diagrama do Cerrado vai indicando.

A carteira automatizada é um bot que faz as operações de acordo com a recomendação dos analistas, quanto eles cobram ai ja nao sei pq nunca fui atras pra descobrir, eu so sei que tem um valor minimo pra entrar sei que na XP é 5k e na Nova Futura é 25k

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Igual o Flavio falou, o lucro deles esta no giro da carteira, mas até onde eu sabia a Rico não tinha taxa de corretagem, talvez tenha alguma taxinha para quem usa esse serviço. 

Eu comecei seguindo a carteira recomendada da minha corretora, com o passar do tempo, eu aportava em alguns ativos da carteira recomendada deles e mais outros, ou quando tinha um ativo que eu não gostava, eu aportava em todos menos nele. Serviu de aprendizado. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi Pessoal, fora isso tudo que o Flavio, Jeanluca, Danilo e Raphael comentaram, as carteiras recomendadas são, como o nome diz, recomendações.  Você pode até pegar a lista e analisar os ativos, vendo se eles se enquadram dentro do perfil de investidor e das suas metas, mas é você quem deve decidir as empresas que quer ter...

Certamente na lista vão ter empresas como Petrobrás, Vale, Taurus Armas, Frigoríficos, Elétricas, entre outras.  Tem gente que não investe em estatais, talvez quem seja vegetariano não vai querer investir num frigorífico, etc...  Eu não invisto na Taurus de jeito nenhum, por não gostar de armas.

Espero que isso lhe ajude!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...