Mateus Rafael De Campos Martins Postado Segunda-feira às 23:51 Postado Segunda-feira às 23:51 Tenho 26 anos e trabalho com tech para uma empresa da gringa, desde que fui para lá Julho/2024 como sênior, já consegui me aproximar bem do meu gerente e acabei conseguindo no inicio desse ano uma vaga de TL (tech lead), ele é bastante promotor do meu trabalho e tem me ajudado a cavar uma vaga de gerente no horizonte futuro. Dito isso, pelo que tenho visto mesmo chegando a vaga de gerente estou próximo do que seria um teto de ganho para minha área, que pelas pesquisas que fiz é de aproximadamente 10k USD mensal + bônus de até 3 salários para o gerente (estou em 8k + 1.5 bônus), Minha pergunta é, meu horizonte de carreira está limitado ou de fato é um teto esse valor? voltar a trabalhar para o Brasil como um Diretor talvez é um caminho possível pensando nessa remuneração de 50k+ ou para mim que busco mais renda o caminho seja o de empreender? Agradeço desde já as repostas e interações! 1
Thainá Espínola Gomes Postado ontem às 00:16 Postado ontem às 00:16 Não entendo exatamente da tua área mas eu tbm to fazendo um movimento de transição de carreira com o intuito de aumentar meus ganhos. O que te recomendo (pq é o que me ajudou) é se conectar com pessoas que trabalham nas posições que vc ta avaliando aqui no brasil, como ta o mercado de fato, tanto os diretores quanto empreendedores. marca um café ou uma chamada e tira tuas dúvidas. Acho que ajuda vc a entender se falta trabalhar alguma habilidade para alcançar esse posto, ou se é uma questão somente de achar uma nova vaga mesmo. Além disso eu tbm avaliaria posições com salarios melhores na gringa mesmo, fazendo o mesmo movimento de conversar com pessoas e ver o que falta pra chegar nesses novos patamares
Erbbeson Pedro Araujo Macedo Postado ontem às 00:17 Postado ontem às 00:17 Fala Mateus!! Tudo lindo? Bom, nacionalizar seu trabalho ou empreender, são coisas que vão depender de seus objetivos de vida. O ganho financeiro é uma das facetas. Mas, como você se sente em sua profissão e com o trabalho que executa atualmente? Se for empreender você fará isso na área ou mudará de área de atuação? Empreender pode potencializar ganhos, mas pra isso se concretizar muita água rola debaixo da ponte. O sábio disse uma vez: "Doce é o sono de quem serve". Isso no mundo empreendedor soa como uma bomba kkkkkkkk Mas isso traz em si uma verdade profunda: há pessoas que pela estrutura emocional, por objetivos de vida e por habilidades desenvolvidas podem ser bons empreendedores. E há pessoas que trabalhar pra alguém é o que extrai deles o melhor potencial. Em que time você acha que joga, excelente profissional como colaborador ou veia empreendedora? Em que time os seus amigos próximos e familiares acham que você joga? Em relação a teto de ganhos, eu entendo que isso não é uma regra. Empresas privadas tem liberdades que facilitam alguns manejos com o dinheiro como divisão de lucros, bônus de produtividade, incentivos, benefícios e etc. Essas são alguma formas de potencializar o ganho financeiros de profissionais de forma estratégica. Ou seja, o salário da carteira é um, mas o ganho financeiro pra o profissional é outro. Veja por exemplo empresas que aportam 100% do valor que o empregado aporta em Previdência. Não entro no mérito da estratégia do porquê fazem isso. Apenas é uma provocação de como essa ideia de teto financeiro pode ser pensada. Grande abraço
Paulo Bardella Postado ontem às 13:32 Postado ontem às 13:32 Fala, Mateus! Beleza? Cara, você está voando aí. Entrou como sênior em 2024, já virou Tech Lead, tem um gerente que promove seu trabalho e ainda existe uma possibilidade real de chegar à gerência. Eu colocaria bastante energia nisso agora. Às vezes a gente começa a pensar tanto no próximo passo que acaba tirando o foco justamente da oportunidade que está na nossa frente. Você ainda tem espaço para crescer, aumentar sua renda, ganhar experiência e acumular patrimônio. Então eu faria exatamente isso: bate no teto primeiro e depois pensa no que fazer. 😂 Chega lá, consolida sua posição e, quando realmente sentir que não existe mais espaço para crescer, aí você avalia com calma qual será o próximo movimento. Porque voltar para o Brasil buscando uma diretoria ou partir para o empreendedorismo não significa necessariamente ganhar mais logo de cara. Pode ser que você precise dar alguns passos para trás para depois voltar a crescer. O crescimento nunca acontece em linha reta. Se depois disso você entender que quer empreender, eu faria uma transição gradual. Não queimaria a ponte antes de atravessar. Começaria alguma coisa em paralelo, validaria, tentaria vender e só depois pensaria em abandonar uma renda excelente em dólar. E, se em algum momento decidir largar tudo para empreender, eu teria pelo menos 12 a 15 meses dos meus custos fixos pessoais guardados. Se der errado, você tem tranquilidade para colocar uma pedra naquela tentativa e seguir em frente. Por enquanto, aproveita a oportunidade que está na sua frente e continua acelerando. Boa sorte, cara! Se puder, me segue aqui na comunidade e também no Instagram: @paulobardella. Um grande abraço!
Vinicius F Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás Uma abordagem diferente que você pode cogitar dependendo do nivel de demanda é tentar encontrar outro projeto para alocar em paralelo, você pode procurar países com fuso diferente e não terá o conflito de agendas. Só de fazer isso facilmente você dobra seu salário, e consequentemente seu esforço. Se for solteiro sem muitos compromissos, acredito que valha a pena fazer isso por um tempo. Sou de tech também e atualmente possuo 2 contratos no BR, recebia 8k e fechei outro de 12~14k. Penso que cada mês assim é um mês a menos de trabalho no futuro. Não é o melhor conselho, mas é algo que muita gente tem feito
Recommended Posts