Jump to content

Declaração de IR


Recommended Posts

7 horas atrás, Weldes Avelino disse:

Pessoal boa noite

Galera a declaração de imposto de renda está me tirando o sono alguém pode me auxiliar por favor, não faço ideia por onde começo eu só tenho fiis e bova 11 e IVVB11... Como eu sou ainda CLT só preciso declarar os da bolsa mesmo correto ?

 

A todos uma ótima noite 

Bom dia, Weldes!

Deve declarar IR em 2023 quem:

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • quem recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; isso inclui o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro-desemprego, doações, heranças e PLR;
  • quem teve ganho de capital vendendo bens ou direitos sujeitos a pagamento do IR;
  • quem realizou operações na bolsa de valores;
  • quem tem bens ou direitos acima de R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2022;
  • quem teve receita de atividade rural acima de R$ 142.798,50.

Você deve declarar, pois realizou operações na bolsa de valores. Porém, agora não é apenas declarar suas operações em bolsa, deve declarar tudo que deve ser declarado hehe, e talvez pagar dependendo do seu salário. A declaração de operações em bolsa é ensinada aqui na AUVP (módulo 7), porém, se você tem alguma dúvida sobre as demais declarações, o ideal é procurar um contador. Inclusive, já deixe preenchida a parte referente à bolsa de valores, pois muitos profissionais não possuem experiência nessa área e acabam preenchendo alguma coisa errada.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Weldes Avelino disse:

Pessoal boa noite

Galera a declaração de imposto de renda está me tirando o sono alguém pode me auxiliar por favor, não faço ideia por onde começo eu só tenho fiis e bova 11 e IVVB11... Como eu sou ainda CLT só preciso declarar os da bolsa mesmo correto ?

 

A todos uma ótima noite 

Complementando o que o @Matheus Malheiros Pinto, vc pagando um contador para fazer a parte basica é barato,  vc aprendendo a declarar os investimentos é o ideal, aí no proximo ano vc já consegue fazer td pq vai ter um exemplo de como funciona. 
No meu primeiro ano de declaração, eu paguei uma amiga minha que é contadora para me ensinar a fazer, aí depois disso faço td sozinha, se eu tiver uma dúvida pontual procuro na internet e no ultimo caso ela novamente.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Weldes Avelino disse:

Pessoal boa noite

Galera a declaração de imposto de renda está me tirando o sono alguém pode me auxiliar por favor, não faço ideia por onde começo eu só tenho fiis e bova 11 e IVVB11... Como eu sou ainda CLT só preciso declarar os da bolsa mesmo correto ?

 

A todos uma ótima noite 

Como já falara é tranquilo. Aconselho a baixar o programa logo no inicio do periodo, ai você abre e ve tela a tela, o programa acaba sendo bem simples e você pode jogar o nome da tela no google e ver a explicação de alguém.

O da bolsa você aprende na auvp, o da clt o trabalho vai gerar um papel que tem todas as informações que você precisa preencher. No final você tem uma pré-visualização de quanto vai pagar ou receber em cada modelo, ai é só escolher o que tiver melhor.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...