Jump to content

Recommended Posts

Oi @Vitor Manuel Araújo,

Quanto mais aportes você conseguir fazer, melhor para o crescimento dos seus investimentos.  Deve apenas ter sempre em mente "para que" você está investindo.  Se for para prazo curto, médio (empreender), renda fixa é mais indicado.  Se for grana para aposentadoria, está num bom momento para comprar renda variável, contando que você não vai precisar da grana em menos que 5 anos.  

De qualquer forma, você está na AUVP, local certo e que vai te responder essas e muitas outras dúvidas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Vitor Manuel Araújo disse:

Devo aportar apenas os 30%? O que faço com o restante? Kk compro coisas pra mim, junto pra empreender? Me ajudem!! Vlww 👋

Bom dia, Vitor!

Simplesmente viva! Esses 30% são para os seus investimentos, então com o restante pague suas contas básicas e custeie seu estilo de vida, afinal, ninguém quer ser o homem mais rico do cemitério. O próprio Raul fala que na maioria das vezes, quem começa investindo muito da sua renda acaba não aguentando.

Começa com esses 30%, se perceber que não precisa dos outros 70% para viver, pode aumentar os aportes. E claro, se tem vontade de empreender, não deixe de separar um dinheiro para isso (sempre em renda fixa segura, eu deixaria no Tesouro Selic)!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Vai depender de caso a caso, eu penso que quanto mais você conseguir investir melhor, eu quando comecei tinha poucos gastos e ganha bem, e tinha uma "renda extra". Investia 100% do meu salário fixo, muitas vezes conseguia investir mais do que 100% do meu salário, a renda extra pagava as despesas e sobrava. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/02/2023 at 19:50, Vitor Manuel Araújo disse:

Devo aportar apenas os 30%? O que faço com o restante? Kk compro coisas pra mim, junto pra empreender? Me ajudem!! Vlww 👋

No meu momento atual estou aportando cerca de 45 a 55% mensais ,  mas estou fazendo isso desde Jan 2022 e pretendo seguir até final de 2023 e depois ir reduzindo até 30% pra melhorar um pouco mais qualidade de vida (no caso construir uma casa ) mas estou nessa pq tenho 44 anos e quero chegar em condições de escolher viver de renda em 12 no máximo … 

mora quem é mais novo os 30% já vão te dar uma imensa carteira a longo prazo 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá.

Temos aqui alguns pontos que divergem, mas é claro que quanto maior for seus apostes mensais, mas rápido você alcançará sua liberdade financeira. Mas acredito também em viver o hoje, como dito "não é interessante ser o homem mais rico do cemitério". 

Aconselho fazer uma analise do seu estilo de vida, se aportar percentuais maiores faz com que você diminua suas rotinas (saídas, restaurantes, cinemas, bebedeiras, esportes - o que realmente te faz feliz). Se esses aportes maiores não diminuir ou parar com os seus prazeres, Vá em frente.  

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/02/2023 at 19:50, Vitor Manuel Araújo disse:

Devo aportar apenas os 30%? O que faço com o restante? Kk compro coisas pra mim, junto pra empreender? Me ajudem!! Vlww 👋

Eu sem dúvidas não deixaria de comprar coisas pra mim, mas o politicamente correto das finanças é diferente do que eu faria. Irmão gasta um pouco consigo sempre ou com quem merece, mas gaste, afinal de contas investir pra ter dinheiro é bom sim, mas gastar comprando ou fazendo coisas pra gente tbm é muito bom, ô se é  kkkkk

Editado por Marcelo De Farias Neto
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...