Jump to content
  • 0

Como os Fiis de recebíveis (RECR11, p.e.) mantém seu patrimônio líquido se eles pagam a correção monetária em seus dividendos mensais?

Pergunta

Postado

Na minha sardinhice não consegui imaginar como os FIIs de papel conseguem manter seu patrimônio líquido se eles pagam, em seus dividendos, a correção (IPCA ou CDI) + o juros. Se eles pagam o IPCA+juros, por exemplo, o seu patrimônio (valor da carteira de CRIs) não deveria ir se desvalorizando na proporção direta da inflação?

Uma dúvida secundária é se o PL desses fundos também sofre os efeitos de marcação a mercado. P.ex: Se a selic cai, o valor de suas cotas sobe?

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
11 horas atrás, Renato Ferreira Passos disse:

Na minha sardinhice não consegui imaginar como os FIIs de papel conseguem manter seu patrimônio líquido se eles pagam, em seus dividendos, a correção (IPCA ou CDI) + o juros. Se eles pagam o IPCA+juros, por exemplo, o seu patrimônio (valor da carteira de CRIs) não deveria ir se desvalorizando na proporção direta da inflação?

Uma dúvida secundária é se o PL desses fundos também sofre os efeitos de marcação a mercado. P.ex: Se a selic cai, o valor de suas cotas sobe?

Boa tarde, Renato!

Mas eles se desvaloziram, só não é tão evidente. O PL aparentemente fica sempre o mesmo, mas em termos reais, diminui por conta da inflação, por isso a importância de reinvestir os dividendos nos fundos de papel.

Em relação à Selic, os FIIs normalmente apresentam uma correlação negativa - juros sobem FIIs caem. Esse fenômeno ocorre por conta da fuga de recursos para a renda fixa, decorrente do desconto natural de valuation e atratividade de RF.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 11/02/2023 at 00:41, Renato Ferreira Passos disse:

1- ele mantem o PL, por isso se vc buscar o valor das cotas de fiis de papel, ele é quase sempre o mesmo, pq a inflação vai ao cotista na forma de dividendos e não de valorização 

• 0
Postado
On 11/02/2023 at 00:41, Renato Ferreira Passos disse:

2- sim, os títulos que os fiis tem sofrem da marcação a mercado, então, diferente de um fiis de tijolo que é avaliado anualmente, os fiis de papel tem seu PL "flutuando" por causa da marcação 

• Criar novo...