Jump to content
  • 0

Com um patrimonio de 600k em uma carteira diversificada,vale comprar uma casa de 300k avista ou financiar?

Arthur Dadas Machado

Pergunta

Fala galera, bom dia!!

Essa é uma duvida de sempre me rondou, a indecisão de usar o dinheiro para comprar uma casa avista ou financiar e manter o dinheiro investido.

Hoje eu moro de aluguel e estou juntando dinheiro / investindo. Sem levar em consideração se vale a pena viver de aluguel ou comprar, pois meu sonho é ter minha casa própria por que gosto de customizar e melhorar a casa para deixar do meu jeito.

Os valores são apenas um exemplo, mas supondo que juntei um patrimônio de 600mil. Vale a pena eu retirar 300 mil da minha carteira para comprar avista ou vale a pena financiar pagando o mínimo de entrada já que tem CDB pagando 15% ao ano (Exemplo) e a taxa que consigo de financiamento, CET, é uns 8.5%

Pensando que se eu comprar avista vou ter o dinheiro da parcela para reinvestir, como também, se eu financiar não vou conseguir manter a mesma quantidade de investimento por mês antes do financiamento por conta da parcela.

Qual a opinião de vocês sobre isso?

Desde já agradeço a todos.

Link para compartilhar

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Arthur Dadas Machado disse:

Fala galera, bom dia!!

Essa é uma duvida de sempre me rondou, a indecisão de usar o dinheiro para comprar uma casa avista ou financiar e manter o dinheiro investido.

Hoje eu moro de aluguel e estou juntando dinheiro / investindo. Sem levar em consideração se vale a pena viver de aluguel ou comprar, pois meu sonho é ter minha casa própria por que gosto de customizar e melhorar a casa para deixar do meu jeito.

Os valores são apenas um exemplo, mas supondo que juntei um patrimônio de 600mil. Vale a pena eu retirar 300 mil da minha carteira para comprar avista ou vale a pena financiar pagando o mínimo de entrada já que tem CDB pagando 15% ao ano (Exemplo) e a taxa que consigo de financiamento, CET, é uns 8.5%

Pensando que se eu comprar avista vou ter o dinheiro da parcela para reinvestir, como também, se eu financiar não vou conseguir manter a mesma quantidade de investimento por mês antes do financiamento por conta da parcela.

Qual a opinião de vocês sobre isso?

Desde já agradeço a todos.

Boa tarde, Arthur!

Comprar à vista nunca é uma boa ideia, sem fazer contas, se você compras dessa forma, acaba ficando com mais um passivo gigantesco e deixa de ter ótimos ativos. O ideal é investir o valor, e se for o caso, use seus proventos para pagar o financiamento e amortize as últimas parcelas. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Shoow, verdade! Pensando dessa forma de perder bons ativos pra adquirir um passivo fica mais claro a forma de pensar!! Muito obrigado Matheus!!

E será que teria um "bom momento" pra fazer a compra? Tipo, quando conseguir pagar boa parte da parcela com proventos? Nunca pensei sobre isso.

Link para compartilhar

• 0

Eu "perderia" um tempo brincando com a calculadora para ver se compensa financiar ou alugar, como o @Matheus Malheiros Pinto, dificilmente a vista vai compensar.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-alugar-x-financiar/ 

Um bom momento para fazer a compra, seria alguém te oferecer uma casa que vale 600k por 300k a vista, ai faz sentido pagar!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Opa, fala @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa!

Então, sempre olho essa calculadora... mas tem 2 pontos que eu gosto e que me leva a querer comprar.

1 -  O fato de querer customizar a casa e deixar da forma que eu quero

2 - A segurança de ter uma casa da forma que eu quero e não ter que me mudar forçadamente e não por opção.

Mas sim, é verdade que o aluguel é ao longo prazo é muito mais rentável do que comprar, inclusive que eu moro de aluguel em uma casa da família que não tem reajuste de contrato e tal.

Mas por enquanto ainda tenho como objetivo comprar a casa rsrs ainda não me convenceram a somente alugar.

Link para compartilhar

• 0
29 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Shoow, verdade! Pensando dessa forma de perder bons ativos pra adquirir um passivo fica mais claro a forma de pensar!! Muito obrigado Matheus!!

E será que teria um "bom momento" pra fazer a compra? Tipo, quando conseguir pagar boa parte da parcela com proventos? Nunca pensei sobre isso.

Vou tentar contribuir um pouco:

Vc disse que gosta de customizar, vc é de qual região do Brasil? temos alguns problemas que vc precisa levar em consideração:

Considerando um AP ZERO, valor de 250 mil a Vista, segue os gastos que vc terá:

AP: 250 mil

Taxas: 6400

Como vc gosta de customizar, acredito que vc queira contratar um arquiteto certo? te garanto que vale a pena, te economiza

4600 um projeto.

Ai vc tem que contratar a mão de obra para executar os serviços

Vc vai gastar uns 40 mil reais  apenas com as seguintes situações, dependendo do seu projeto:

• Pedreiro
  • gesseiro
  • Infra do Ar condicionado
  • Eletrica
  • Vidro Sacada
  • Pedras para colocar na cozinha e banheiro "pia"
  • Aquecedor
  • Pintura
  • Box do Banheiro
  • Rede proteção sacada.

Detalhe, nem falei dos materiais.

Dependendo do projeto, vc vai gastar uns 15 mil em materiais, pisos, fios, torneiras e tintas.

Agora vc tem que começar a pensar nos eletrodomésticos

Geladeira, Cooktop de indução, Micro ondas = 6500

Vc precisa de um sofa e uma cama tb né? então vai ai uns 6500 dependendo do modelo escolhido

ahhhhh, nem falei dos móveis né kkkkkkkkk dependendo do material e projeto, vc não vai gastar menos que 40 mil reais.

Vamos  somar: entre móveis e materiais e eletrônicos : 106100 + 250000 + 6400  = 362 mil reais vc vai gastar para ter um AP montado com o básico kkk, nem falei os por menores né kkkk

Agora kkkk, vamos supor que do suposto patrimônio de 600 mil, vc pegue um Valor de 215 mil, onde 106100 são as obras que vc vai fazer no ap, e o restante vc vai dar de entrada

Ai vem o financiamento:

Valor do AP 250mil, onde vc vai financiar 150mil

Considerando uma taxa nominal anual de 10% em 360 anos, a sua primeira parcela vai ser aproximadamente no seguinte valor:

Valor da Parcela = Valor Principal + Juros + taxas

Valor principal é : 416,67

Juros : Saldo devedor * Taxa mensal : ( 150mil * 0,84%) = 1260

Taxas uns 80 reais

Sua parcela é de : 1756,67

Talvez se vc financiar vale mais a pena do que vc simplesmente pagar a vista, considerando que vc terá um valor de 400 mil investido.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Então, sempre olho essa calculadora... mas tem 2 pontos que eu gosto e que me leva a querer comprar.

2 - A segurança de ter uma casa da forma que eu quero e não ter que me mudar forçadamente e não por opção.

Mas sim, é verdade que o aluguel é ao longo prazo é muito mais rentável do que comprar, inclusive que eu moro de aluguel em uma casa da família que não tem reajuste de contrato e tal.

Mas por enquanto ainda tenho como objetivo comprar a casa rsrs ainda não me convenceram a somente alugar.

quanto vc paga de aluguel?

Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

quanto vc paga de aluguel?

@Daniel Fernandes Coração

Se eu falar o valor que eu pago ai que você vai me mandar para aquele lugar rsrs

Hoje pago 900 reais em uma casa térrea de 3 quartos com garagem pra 2 carros. (Tem que considerar que estou morando no interior agora, mas mesmo assim está baixo por que é direto com o dono)

Pior que eu sei dessas coisas mas nunca coloquei no papel rsrs realmente sai um valor bem mais caro.

Mas eu uso como exemplo um amigo meu que também mora de aluguel, entrou na casa e fez uma reforma básica pra deixar como ele queria e tal. Depois de 4 meses o dono quebrou o contrato e vendeu a casa (pagou a multa) e ele teve que se mudar e fazer tudo novamente, além de todo o trabalho/gasto da mudança.

Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Eu falo que esse são os principais motivos que faz sentido a pessoa ter casa própria, eu só não teria uma casa hoje, porque essa casa que eu teria hoje, daqui 3/5 anos ela não me atende mais. Então não vejo sentido de ter uma casa hoje do meu jeito, que daqui um tempo vou ter que vender para comprar outra. 

Por mim, eu nem teria, só daqui uns 20/30 anos, mas provavelmente, assim que eu souber qual vai ser a cidade que vou criar raizes, vou acabar tento que ter casa própria, principalmente por culpa da noiva que vai querer ter, e penso em algo igual o teu caso, ter uma casa que represente no máximo, uns 50% do patrimônio. 

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
16 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Vou tentar contribuir um pouco:

Vc disse que gosta de customizar, vc é de qual região do Brasil? temos alguns problemas que vc precisa levar em consideração:

Considerando um AP ZERO, valor de 250 mil a Vista, segue os gastos que vc terá:

AP: 250 mil

Taxas: 6400

Como vc gosta de customizar, acredito que vc queira contratar um arquiteto certo? te garanto que vale a pena, te economiza

4600 um projeto.

Ai vc tem que contratar a mão de obra para executar os serviços

Vc vai gastar uns 40 mil reais  apenas com as seguintes situações, dependendo do seu projeto:

• Pedreiro
  • gesseiro
  • Infra do Ar condicionado
  • Eletrica
  • Vidro Sacada
  • Pedras para colocar na cozinha e banheiro "pia"
  • Aquecedor
  • Pintura
  • Box do Banheiro
  • Rede proteção sacada.

Detalhe, nem falei dos materiais.

Dependendo do projeto, vc vai gastar uns 15 mil em materiais, pisos, fios, torneiras e tintas.

Agora vc tem que começar a pensar nos eletrodomésticos

Geladeira, Cooktop de indução, Micro ondas = 6500

Vc precisa de um sofa e uma cama tb né? então vai ai uns 6500 dependendo do modelo escolhido

ahhhhh, nem falei dos móveis né kkkkkkkkk dependendo do material e projeto, vc não vai gastar menos que 40 mil reais.

Vamos  somar: entre móveis e materiais e eletrônicos : 106100 + 250000 + 6400  = 362 mil reais vc vai gastar para ter um AP montado com o básico kkk, nem falei os por menores né kkkk

Agora kkkk, vamos supor que do suposto patrimônio de 600 mil, vc pegue um Valor de 215 mil, onde 106100 são as obras que vc vai fazer no ap, e o restante vc vai dar de entrada

Ai vem o financiamento:

Valor do AP 250mil, onde vc vai financiar 150mil

Considerando uma taxa nominal anual de 10% em 360 anos, a sua primeira parcela vai ser aproximadamente no seguinte valor:

Valor da Parcela = Valor Principal + Juros + taxas

Valor principal é : 416,67

Juros : Saldo devedor * Taxa mensal : ( 150mil * 0,84%) = 1260

Taxas uns 80 reais

Sua parcela é de : 1756,67

Talvez se vc financiar vale mais a pena do que vc simplesmente pagar a vista, considerando que vc terá um valor de 400 mil investido.

Se for pensar assim ta morto hahahahahahaah

E me diz onde você esta comprando essas coisas? Tudo caro, fui ver uma maquina de lavar 4,5k 🙃🙃

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Se eu falar o valor que eu pago ai que você vai me mandar para aquele lugar rsrs

Hoje pago 900 reais em uma casa térrea de 3 quartos com garagem pra 2 carros. (Tem que considerar que estou morando no interior agora, mas mesmo assim está baixo por que é direto com o dono)

Pior que eu sei dessas coisas mas nunca coloquei no papel rsrs realmente sai um valor bem mais caro.

Mas eu uso como exemplo um amigo meu que também mora de aluguel, entrou na casa e fez uma reforma básica pra deixar como ele queria e tal. Depois de 4 meses o dono quebrou o contrato e vendeu a casa (pagou a multa) e ele teve que se mudar e fazer tudo novamente, além de todo o trabalho/gasto da mudança.

Claro que não,  900 reais acho q ta bem em conta, geralmente aqui onde eu moro o valor é  2500, 3000 reais com condomínio.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Vou me mudar para Rio Preto, vamos pagar uns 2400, 2 quartos, 2 banheiros, 2 garagem. Acabou que fizemos a escolha por culpa da proximidade com o Hospital de Base, devo ficar pelo menos 2 anos nele.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Se for pensar assim ta morto hahahahahahaah

E me diz onde você esta comprando essas coisas? Tudo caro, fui ver uma maquina de lavar 4,5k 🙃🙃

Eu moro em Osasco SP:

E olha, ta "barato" viu, isto é oq eu fiz pro meu kkkkkkkkkkk

os materiais tem data de Janeiro de 2021, agora acho q o preço ta mais em conta um pouco.

São materiais bons, porém, não são dos mais caros.

Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Vou me mudar para Rio Preto, vamos pagar uns 2400, 2 quartos, 2 banheiros, 2 garagem. Acabou que fizemos a escolha por culpa da proximidade com o Hospital de Base, devo ficar pelo menos 2 anos nele.

To indo pra rio preto no carnal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para compartilhar

• 0
15 minutes ago, Arthur Dadas Machado disse:

Considere na sua conta, fazer a compra de um terreno e a construção da sua casa, vc teria a casa que vc quer, da forma que quer. e vai ser sua

Detalhe, com 350mil, da para construir uma casa bem bacana dependendo do projeto.

Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Considere na sua conta, fazer a compra de um terreno e a construção da sua casa, vc teria a casa que vc quer, da forma que quer. e vai ser sua

Detalhe, com 350mil, da para construir uma casa bem bacana dependendo do projeto.

Siiim, eu penso nisso também!! Estou orando pra Deus ir preparando, pesquisando com tempo e Deus abençoando eu chego lá.

Mas a ideia por enquanto é construir o patrimônio primeiro.

Link para compartilhar

• Criar novo...