Jump to content

Aula 05 - O que é liberdade financeira - Quanto você precisa para alcançar a liberdade financeira?


Recommended Posts

Fala pessoal. Estou fazendo meus estudos da AUVP aqui e gostei e achei muito interessante todos os conceitos da aula 05. A tempos já venho pensando sobre o tema, até mesmo antes de comprar o curso. Mas agora com o curso tem se tornado mais prático o exercício de organizar e planejar a minha liberdade financeira. 

Eu gostaria de compartilhar algumas ideias que anotei da aula 05. Alguns exercícios e cálculos que fiz. 

Quem quiser compartilhar seus exercícios e cálculos também... Pois gostaria de poder ver o que outras pessoas precisam para se sentir bem... Como cada um calcula e enxerga como resultado etc...

Então de quanto dinheiro precisamos realmente para ser feliz?

Para isso vamos listar tudo o que precisamos de fato e que atende as nossas necessidades para que possamos alcança-las e nos sentir realizadas de fato.

- Casa R$800.000,00
- Carro R$150.000,00
- Luxos R$150.000,00
- Outros R$200.000,00
- Filantropia R$200.000,00
- Investimento Renda Passiva R$2.000.000,00
Total: 3.500.000,00

Por exemplo. Uma rentabilidade anual de 8% de R$2.000.000,00 investidos dividido por 12 meses daria um valor mensal de R$13.333,00 por mês. Se esse é um valor suficiente para arcar com os custos gerais você alcançou a liberdade financeira.

Ou seja não precisarei trabalhar para manter eu e minha família. E vou ter o bem mais precioso ao meu dispor, o TEMPO. Isso para mim é RIQUEZA!

Então bora lá. Para alcançar os R$1.500.000,00 necessários para adquirir os bens que desejo, mais R$2.000.000,00 investidos rendendo 8% ao ano para arcar com os gastos mensais e alcançarmos a liberdade financeira, precisamos definir em quanto tempo e quanto precisará ser investido nesse tempo para alcançar os R$3.500.000,00.

Utilizando a calculadora de juros compostos do Investidor Sardinha cheguei num valor inicial de R$250.000,00 com investimentos mensais de R$17.000,00 por 10 anos com uma taxa de juros realista de 8% considerando a inflação:

image.png.e24d2e0e7831e40858e134b115d18dd0.png

 

Esse pode ser o plano inicial. Caso consiga investir mais dinheiro por mês ou por mais tempo. Podemos conseguir ainda mais. Esse foi um plano realista baseado nos desejos do que precisamos para estar bem. Mas se conseguirmos mais, podemos realizar novos sonhos, podemos ajudar mais pessoas e fazer mais com a vida. Se continuar investindo o mesmo valor por mais 5 anos, ou seja 15 anos. Simplesmente dobramos o valor! E detalhe, o juros se torna equivalente ao valor real investido!

image.png.e51121a71e907e0eae1d6e43ba3cd1b5.png

 

A questão é, conseguir alcançar esse valor necessário para fazer o investimento mensal. E obvio, ter a disciplina necessária para aportar mensalmente sem falha. Mas além disso garantir que ao longo desses 10 ou 15 anos vamos conseguir empreender e levantar essa grana de forma saudável e consistente. Por isso é importante pensar de forma realista sobre esses números, para já mentalizarmos o esforço necessário para alcançar de fato essa realização.

 

É isso galera. Esse é nosso plano. Espero poder ver o plano de outras pessoas para poder comparar e ter uma noção do que estamos fazendo!

Editado por Raphael Antonio Leão Santos
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Raphael Antonio Leão Santos mudou o título para Aula 05 - O que é liberdade financeira - Quanto você precisa para alcançar a liberdade financeira?
×
×
  • Criar novo...