Jump to content

Atualização Base de Conhecimento


Recommended Posts

Boa @Raul Sena, ansioso pra ver estas novas aulas remodeladas!

um tema que já é citado mas acredito que merece um enfoque mais detalhado ou exemplificado talvez (eu ainda tenho dificuldades em identificar mesmo tendo entendido)

minha sugestão de tema seria sobre como usar os ETFs para descorrelacionar demais ativos da carteira e em qual % devemos fazer isso x cenários (objetivos individuais) , mais ou menos como foi feita a última live sobre carteiras x idades/fases da vida do comensal !!!

aproveitando agradecer o tema a última live (citei ele é realmente rendeu bastante) e foi uma live ótima de assistir e reassistir!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Raul assisti um podcsat que citou um estudo realizado com 4 perfis de alocação:

- Blue Chips de valor;

- Blue Chips de crescimento;

- Small Caps de valor;

- Small Caps de crescimento.

Segundo o entrevistado a alocação que deu melhor retorno $$$$ no longo prazo nesse estudo foi a carteira de Small Caps de valor.

E citou o ETF IJS que reúne essas empresas, não sei se enquadra nos critérios acima, mas achei interessante o tema.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, pessoal!

Minhas ideias de estudo seriam as seguintes:

1) SCHD: contém 100 empresas pagadoras de dividendos. Mesmo que o foco pessoal do investidor não seja necessariamente em dividendos, os critérios de seleção desse ETF (pagamento de dividendos por 10 anos, bom ROE, dívida controlada) trazem naturalmente empresas grandes e que distribuem lucros há um bom tempo. O P/L dele (gira em torno de 14) é mais barato do que o P/L do S&P500. A correlação positiva com o VOO, de todo modo, é considerável (0,93);

2) para pegar a ideia de factor investing que o @Marcos Malcher mencionou: VTV (large caps de valor), VBR e IJS (small caps de valor). Embora estes dois últimos sejam similares na ideia central, VBR e IJS são um pouco diferentes na execução: o VBR é mais barato, mais diversificado (embora o IJS já seja muito diversificado em sua composição também) e tem empresas com market cap médio maior do que o IJS;

3) VPL: mercado total de nações desenvolvidas do Pacífico, com uma exposição pequena em Hong Kong;

4) VGK: mercado total europeu;

5) VT: mercado total de ações globais. Talvez seja o cúmulo do investimento passivo: só seguir o mercado mundial até se aposentar 😂;

6) SCHH: mercado de total de REITs de tijolo (exclui os de hipotecas, portanto). Um similar é o XLRE, que contém companhias imobiliárias (ou seja, não necessariamente REITs) do S&P500;

7) apenas para trazer algo diferente, o IBB: é um índice consideravelmente mais caro (expense ratio de 0,44%) e com P/L alto, que traz uma exposição ampla ao setor de biotecnologia;

8) SMH: um pouco mais caro (0,35%) e concentrado (25 ativos) do que estamos acostumados, mas não sei se há outro ETF mais barato que invista no setor de semicondutores. Tem uma correlação positiva alta (0,87) com o FTEC, algo que soa até intuitivo. 

 

Não tenho todos esses ativos nem, obviamente, recomendo sua compra, até porque alguns deles podem conter estratégias incompatíveis entre si. Cito eles aqui apenas para trazer ideias que podem ser legais pra uma discussão e ouvir os comentários do mestre Raul. 

Abraços! 

Editado por Thiago De Lucena Motta
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Marcos Malcher disse:

Raul assisti um podcsat que citou um estudo realizado com 4 perfis de alocação:

- Blue Chips de valor;

- Blue Chips de crescimento;

- Small Caps de valor;

- Small Caps de crescimento.

Segundo o entrevistado a alocação que deu melhor retorno $$$$ no longo prazo nesse estudo foi a carteira de Small Caps de valor.

E citou o ETF IJS que reúne essas empresas, não sei se enquadra nos critérios acima, mas achei interessante o tema.

Qual podcast que você ouviu? Queria ouvir, principalmente para entender qual seria a diferença entre valor e crescimento 

Editado por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Link para compartilhar
Share on other sites

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, não sei exatamente qual foi o podcast a que o Marcos se referiu, mas tenho uma recomendação de bibliografia que pode ajudar a pegar essa distinção: pesquisa os trabalhos de Eugene Fama e Kenneth French, que trazem os contornos gerais do factor investing. Eles abordam os fatores (inicialmente 3, na pesquisa deles, depois expandidos para 5) que "determinam" os retornos de certas classificações de ações. Os artigos originais são bem técnicos (eu mesmo pulei quase todas fórmulas kkkk), mas tem boas explicações mais fáceis de entender na internet. Valor vs crescimento, tamanho e rentabilidade são alguns dos temas que eles abordam

Editado por Thiago De Lucena Motta
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Thiago De Lucena Motta disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, não sei exatamente qual foi o podcast a que o Marcos se referiu, mas tenho uma recomendação de bibliografia que pode ajudar a pegar essa distinção: pesquisa os trabalhos de Eugene Fama e Kenneth French, que trazem os contornos gerais do factor investing. Eles abordam os fatores (inicialmente 3, na pesquisa deles, depois expandidos para 5) que "determinam" os retornos de certas classificações de ações. Os artigos originais são bem técnicos (eu mesmo pulei quase todas fórmulas kkkk), mas tem boas explicações mais fáceis de entender na internet. Valor vs crescimento, tamanho e rentabilidade são alguns dos temas que eles abordam

Então, eu ate vejo alguns diferenças, mas quando eu penso em ações de valor e ações de crescimento, na minha carteira, elas são as mesmas ações, eu gosto de dividir, em ações valor, focada principalmente na valorização/crescimento da empresa e em ações boas pagadoras de dividendos, focada principalmente no pagamento de proventos, claro que elas também vão crescer e valorizar com o tempo, mas não é o foco, é uma consequência. 

Por isso fiquei curioso de ouvir o programa, vou dar uma pesquisada sim, não te garanto a leitura, mas obrigado pela dica 😊

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...