Jump to content

Quem tem medo de ter seu dinheiro "longe"?


Recommended Posts

Oi S@ardinhas,

Primeiro, definindo dinheiro "longe":  É aquela grana que você tem mas está longe.  Esse longe pode ser presa em investimento com prazo mais longo ou por estar em outro País, com outras regras.

Muito disso deve depender da sua idade, e também se você está em fase de acumular ou usufruir ou do tempo que demora para você começar a precisar para viver.

Eu tem 64 anos, estou acumulando e pretendo fazê-lo por ainda uns 6+ anos, até atingir a minha meta e conseguir viver da renda passiva.  Longo prazo para mim são 3, 5 anos no máximo e confesso que não gosto desse prazo e para mim, não gosto de ter mais de 15% da RF investido por mais de 3 anos; 2 anos ou menos passam rápido e deixo lá uns 30-35% da RF e o resto eu prefiro com liquidez até 1 ano.  Gosto das LCIs/LCAs com liquidez diária após 90 ou 180 dias mas com vencimento em 3 anos,  meio-a-meio %CDI e Préfixada / IPCA+

Crypto:  Investi um pouquinho (nem 1%) em Bitcoin e Etherium e como é pouco, não me preocupo muito, mas confesso que considero uma grana longe, pois depende de converter em moeda fiduciária, trazar para cá.  Acho que por não ter muita experiência (até hoje só botei grana) não sinto uma firmeza......

Ações e FIIs:  É um longe que está perto.  Para mim não é para vender nem fazer trade.  Sei que não posso contar com o valor todo a curto prazo, pois sempre (ainda mais agora) tem ativos em alta e/ou em baixa.  Embora esteja perto, está longe porque é para longo prazo, mas como sei que eu por algum motivo eu precisar de uma parte da grana, tenho ela na conta em 2 dais.  Em geral me preocupo em quantas ações/cotas eu tenho e não em quanto estão valendo.  Vou ficar com meus ativos por mais tempo que qualquer RF que eu contrate e estou confortável com isso, só pelo fato da liquidez possível.

Internacional: Estou começando, comprei um pouquinho de BDR para testar, já botei uma grana na corretora americana (1,5%), mas ainda não comprei nenhum ativo - até o final do mês eu decido em que...

Como vocês encaram o dinheiro "longe"?

Link para compartilhar
Share on other sites

Igual eu já disse outras vezes, renda fixa ainda não consigo investir em títulos sem liquidez, o máximo que tenho, é uma LCA que tem carência de 90 dias, quando você pensou, já se foram 3 meses, e se precisar pode resgatar o dinheiro. Eu super concordo que 2/3 anos passam super rápidos, muito dos CDBs de liquidez diária rendendo menos, poderia estar em CDBs de 2,3,4 anos com um rendimento melhor, o que me pega, vai que eu coloco esse dinheiro e preciso dele para investir em outra coisa? Por isso prefiro ter um rendimento menor e poder dormir toda noite tranquilo, que a regra máxima, é a regra do travesseiro.

Agora sobre os outros ativos não ligo não. Crypto o que tinha que machucar, já machucou, a minha carteira esta caindo uns 65%, o que vir é lucro, se cair a zero, fica de aprendizado.

Ações lá fora, não mandei ainda mais por "preguiça", sempre que é para enviar fico enrolando enrolando e não mando, agora por culpa dos gastos do casamento e montando o apto, praticamente tudo esta indo para cobrir estas despesas, vamos ver se até agosto já estou com a vida financeira novamente arrumada e tomo vergonha na cara e começo a minha carteira internacional.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tô tentando me educar nisso... tenho o perfil de investidor conservador, ou seja, o medroso, então ainda me dói muito pensar na ideia de deixar um dinheiro preso a um investimento que sabe lá quando vai dar um retorno positivo (isso se der). Eu ainda tenho 26 anos, começando a ter uma renda mais estável só agora, então cada centavo conta muito...
Uma coisa que tem me ajudado a encarar isso melhor é focar na reserva de emergência, ter um cofrinho razoável que me dê a liberdade de mandar um dinheiro pra longe (investir) e meio que esquecer que ele existe...
 

Link para compartilhar
Share on other sites

Investimento preso como estão dizendo, tipo, com vencimento médio ou longo pode até ser negociado no mercado secundário, mas o vendedor do titulo pode sair perdendo rentabilidade.

 

Penso que renda fixa precisa ter objetivos, se você planeja fazer uma viajem em 5 anos e o investimento é para aquela viajem, investe em uma renda fixa de 5 anos. Se o Investimento é para um casamento em 8 anos, investe em uma renda fixa de 8 anos. Se o dinheiro é destinado para ajudar o seu filho a começar o negócio quando ele se formar na faculdade, coloca em um tesouro IPCA+ que coincida com a formatura dele.

 

Agora se o objetivo é retirar a qualquer momento, coloca em um CDB com liquidez diária ou no tesouro selic. Se confiar em fundos, existem Fundos Trendi DI sem taxa de administração e performasse com saque quase que imediato.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Investimento preso como estão dizendo, tipo, com vencimento médio ou longo pode até ser negociado no mercado secundário, mas o vendedor do titulo pode sair perdendo rentabilidade.

 

Penso que renda fixa precisa ter objetivos, se você planeja fazer uma viajem em 5 anos e o investimento é para aquela viajem, investe em uma renda fixa de 5 anos. Se o Investimento é para um casamento em 8 anos, investe em uma renda fixa de 8 anos. Se o dinheiro é destinado para ajudar o seu filho a começar o negócio quando ele se formar na faculdade, coloca em um tesouro IPCA+ que coincida com a formatura dele.

 

Agora se o objetivo é retirar a qualquer momento, coloca em um CDB com liquidez diária ou no tesouro selic. Se confiar em fundos, existem Fundos Trendi DI sem taxa de administração e performasse com saque quase que imediato.

Faz sentido, @Douglas Quintanilha Miranda De Souza, eu é que não tenho nenhuma meta assim, então acho que é por isso que não faz sentido para mim; fora o componente da idade...

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, William Redig disse:

Faz sentido, @Douglas Quintanilha Miranda De Souza, eu é que não tenho nenhuma meta assim, então acho que é por isso que não faz sentido para mim; fora o componente da idade...

Então deixa na Selic enquanto estiver juros alto, melhor opção para renda fixa sem meta.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...