Jump to content
  • 0

Iniciando os aportes


GUSTAVO HENRIQUE COZENTINO

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Depende do valor dos seus aportes, depende de qual é a sua meta de carteira. E lembrando, o momento esta bom para praticamente todos os ativos, pode ser que um ou outro ainda continue caindo, mas tudo indica, que quem investir hoje, vai colher bons frutos daqui 5/10 anos, independente da classe onde invista, desde que seja em bons ativos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

oi @GUSTAVO HENRIQUE COZENTINO,

Na montagem da sua carteira, a base é a diversificação por classe de ativos.  Se você optou, por exemplo, ter ações, FIIs e RF em partes iguais, você deve perseguir essa estratégia, independente do momento.  Em seguida, vem os ativos por classe.  Depois de escolhidos os ativos, comece os aportes.

Agora, o mais importante de tudo:  Concluiu AUVP? Assistiu todas as aulas?  Se a resposta for sim, aí vale a minha sugestão; caso contrário, bota a grana no tesouro Selic e aguarda concluir as aulas.  A clareza vai te chegar depois de conhecer o todo.

Espero que isso lhe ajude!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Igor Caio Braz Oliveira disse:

a pergunta é: como você sabe que o momento é bom pra renda variável? 

Igor, comecei agora minha jornada. Vou passar o que eu entendi até o momento, mas se alguém de mais experiência puder contrubuir seria de muito valor.

Como a taxa de juros está em alta (13,75%) a maioria dos investidores migram para renda fixa para aproveitar o momento, dessa forma a renda variavel fica em baixa o que se torna muito bom para investir no longo prazo, visto que no futuro quando a taxa diminuir e a renda variavel voltar a ficar em alta vc terá uma valorização do seu capital.

Por isso minha dúvida, como estou na montagem da carteira achei que deveria focar meus esforços em renda variável.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Igor Caio Braz Oliveira disse:

a pergunta é: como você sabe que o momento é bom pra renda variável? 

Todo momento é bom para renda variável.  O atual momento, as ações e FIIs estão baratos e são super-atraentes.  Na AUVP você aprende a avaliar os ativos, mas no longo prazo, tudo tende a subir. 

Depois da tua carteira formada, o método burro vai te mostrar onde aportar.  Resumindo muito rapidamente, você determina o % de cada classe de ativos na carteira, vamos dizer que meio-a-meio entre RF e RV.  Quando a RV estiver barata, deixa de ser um meio-a-meio, para ser, digamos, 55% RF e 45% RV.  Você então aporta na RV de modo a devolver o mix para meio-a-meio.  Quando as ações subirem, a "torta" vai tender para o outro lado, por exemplo 55% RV e 45% RF.  Nesse momento você aporta em RF para novamente equalizar o meio-a-meio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  1. 2 horas atrás, GUSTAVO HENRIQUE COZENTINO disse:

    Igor, comecei agora minha jornada. Vou passar o que eu entendi até o momento, mas se alguém de mais experiência puder contrubuir seria de muito valor.

    Como a taxa de juros está em alta (13,75%) a maioria dos investidores migram para renda fixa para aproveitar o momento, dessa forma a renda variavel fica em baixa o que se torna muito bom para investir no longo prazo, visto que no futuro quando a taxa diminuir e a renda variavel voltar a ficar em alta vc terá uma valorização do seu capital.

    Por isso minha dúvida, como estou na montagem da carteira achei que deveria focar meus esforços em renda variável.

    Olá Gustavo, meu objetivo com a mensagem anterior foi justamente levantar um ponto de reflexão. Atualmente, as taxas de rendimento estão altas em comparação com o passado, mas elas podem continuar subindo, permanecer estáveis, ou mesmo diminuir. Não sabemos com certeza o que irá acontecer ou quando isso ocorrerá. Por isso, é importante manter uma carteira de investimentos bem diversificada e realizar ajustes regulares nessa alocação, para que possamos estar expostos a todas as classes de ativos. Como é incerto, se subir mais esse momento foi de renda fixa e não variável, se cair esse foi o momento da renda variável, mas você só vai saber depois que acontecer

    Dessa forma, não importa quando uma determinada classe de ativos tenha seu melhor momento, nós já teremos uma posição, mesmo que em menor quantidade, como @William Redig explicou de forma clara. Compreende?

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, GUSTAVO HENRIQUE COZENTINO disse:

Pessoal, comecei a montar minha carteira na semana passada e minha dúvida é sobre o balanceamento da carteira. Como o momento é bom pra renda variável, devo mesmo assim balancear minha carteira com renda fixa ?

Gustavo, bom dia ! Posso estar errado mas deu pra notar que não avançou nos módulos ainda , bem chegou a fazer seu PIAR x usar em definitivo o diagrama pra fazer rebalanceamento ! 
meu diria para você aportar por enquanto em tesouro selic até finalizar os módulos , para aportar sabendo e conhecendo  o ativo e seus riscos !

dizer que o momento é bom pra isso ou aquilo é quase como seguir fica de YouTube, as vezes você acerta e a maioria você erra o tiro! 
mas fique tranquilo que você terá estas respostas conforme avançar dos módulos e no módulo 8 vai fechar bem esta ideia (PIAR e como corrigir/montar sua carteira )

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...