Jump to content
  • 0

Resgaste antecipado


Humberto De Freitas Sena

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
38 minutes ago, Humberto De Freitas Sena disse:

Oi Pessoal , Como funciona o resgate antecipado na renda fixa?

@Humberto De Freitas Sena para você vender um título de renda fixa antes do vencimento você precisa entrar em contato com a mesa de operações da Corretora onde os títulos estão e solicitar a venda no mercado secundário. Acontece que para sair negócio, você vai precisar oferecer um deságio no valor e esperar que alguém tenha interesse em comprar. Pode acontecer de conseguir vender, mas pode não vender. Em 99,99% dos casos, se vender, não será um bom negócio para você.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando o que foi dito pelo nosso mestre @Flavio Prado só faça isso se realmente tiver um motivo justo! Precisei sair de um título antecipadamente do banco master pq eu estava com valor acima da proteção do fgc (um erro de cálculo meu antes de iniciar a auvp e descuido puro mesmo) sendo assim eu tinha duas opções , esperar e pagar pra ver ou antecipar o título e tomar uma mordida forte no rendimento (meu título era um pré de 14,50% e calcularam ele reversamente a 17,50%, ou seja aceitei a mordida pra ficar seguro novamente )

enfim se for adquirir um título de renda fixa de médio ou longo prazo , tenha certeza de que não precisará resgatar antecipadamente (não vai valer a pena )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/03/2023 at 21:03, Flavio Prado disse:

@Humberto De Freitas Sena para você vender um título de renda fixa antes do vencimento você precisa entrar em contato com a mesa de operações da Corretora onde os títulos estão e solicitar a venda no mercado secundário. Acontece que para sair negócio, você vai precisar oferecer um deságio no valor e esperar que alguém tenha interesse em comprar. Pode acontecer de conseguir vender, mas pode não vender. Em 99,99% dos casos, se vender, não será um bom negócio para você.

Grato pela explicaçao!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Humberto De Freitas Sena,

Somente complementando o que meus colegas S@ardinhas comentaram.  Se for um CDB, LCI ou LCA, você vai precisar da corretora para ofertar ele no mercado secundário.  Se for tesouro direto, você mesmo pode negociar, observando a marcação a mercado e pode ser que você resgate menos do que investiu.  Os investimentos com liquidez diária não tem dificuldade para resgate, mas normalmente você consegue as melhores taxas nos títulos de prazo fixo.

Uma estragégia que adoto na renda fixa é de fazer uma escadinha de vencimentos.  Por exemplo, se eu tenho um valor X para aportar, eu divido em 3 (ou mais) fatias e invisto 1/3 num prazo de 3 anos, 1/3 com prazo de 2 anos e 1/3 vencendo em um ano.  Dessa forma, todo ano eu tenho uma graninha caindo na conta.  Pessoalmente, não gosto do meu dinheiro preso por muito tempo e fazendo assim, eu "me engano" pelos vencimentos mais curtos.  Quando o tempo vai passando, depois de um ano, 1/3 volta para a minha conta e eu reinvisto com vencimento de 3 anos (e taxas melhores).

Fazendo assim com vários aportes ao longo do ano, acaba que praticamente todos os meses tem alguma coisinha caindo.

Recomendo também você procurar por investimentos em LCIs/LCAs que tem liquidez diária após 90 ou 180 dias, mas taxa pre-combinada por um prazo que costuma ir a 3 anos.  Hoje eu tenho uma LCI do Inter que está já disponível, mas com taxa de 102% do CDI (livre de impostos), mas que vai vencer somente em 2024; o investimento foi feito em 2021.  Eu tenho uma graninha boa nessa LCI e evito ao máximo resgatar dela, já que está rendendo bem mais do que qualquer coisa disponível hoje no mercado.  Quando eu investi, a Selic estava em 2% e hoje está rendendo 13,95%.

Espero que isso lhe ajude e te desejo boa sorte com seus investimentos!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/03/2023 at 22:42, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Na duvida faça igual eu, aplique apenas em CDB que tenha liquidez diária

Tem opções de LCIs/LCAs com liquidez após 90 ou 180 dias e prazo de até 3 anos que são uma boa opção.  Atualmente estão pagando a partir de 84% do CDI que ganha do CDB para prazos de até 1 ano.  Normalmente a grana que fica nessas LCIs/LCAs é aquela grana do colchão financeiro, para usar em caso de 'dor de barriga' inesperada no cashflow mensal.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, William Redig disse:

Tem opções de LCIs/LCAs com liquidez após 90 ou 180 dias e prazo de até 3 anos que são uma boa opção.  Atualmente estão pagando a partir de 84% do CDI que ganha do CDB para prazos de até 1 ano.  Normalmente a grana que fica nessas LCIs/LCAs é aquela grana do colchão financeiro, para usar em caso de 'dor de barriga' inesperada no cashflow mensal.

Eu gosto dessa opção, ainda mais para dinheiro que sei que não vou precisar em 90 dias, eu tenho uma do Bradesco com 93% do CDI, só que hoje tenho colocado no CDB 100% do CDI, porque estou usando antes até de 30 dias 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...