Jump to content
  • 0

índice de baseleia e índice de imobilização


Mauricio Spanholi

Pergunta

terminei recententemente o modulo de renda fixa e me surgiu uma duvida. É comentado nas aulas para ficar sempre de olho nesses dois indices, porem eu não consegui entender na pratica o que ambos representam, alguem saberia explicar? por favor? (é só uma mania minha que gosto de saber como tudo funciona na pratica)

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Mauricio Spanholi disse:

terminei recententemente o modulo de renda fixa e me surgiu uma duvida. É comentado nas aulas para ficar sempre de olho nesses dois indices, porem eu não consegui entender na pratica o que ambos representam, alguem saberia explicar? por favor? (é só uma mania minha que gosto de saber como tudo funciona na pratica)

Oi @Mauricio Spanholi,

Os bancos vivem de emprestar dinheiro.  A grana que eles emprestam é formada em parte por grana do próprio banco e parte por grana que investidores no banco.  Eles pegam a grana dos investidores pela qual remuneram a uma taxa X e "revendem" essa grana por quem está precisando de dinheiro por uma taxa maior.  De toda a carteira de empréstimos feita pelo banco, a parte de grana própria dividida pelo total é o Indice de Basileia.  Exemplo:  o banco tem 100 reais emprestados, desse total, 80 reais é de grana de investidores e 20 reais é sua propria grana, o Basileia é de 20%.

Já o imobilizado, é quanto da grana do banco está investida em ativos tais como imóveis, máquinas e equipamentos, veículos, etc...  e como consequência, não disponível para emprestar.

Quanto maior o Basileia, melhor - o banco empresta sua própria grana e já o imobilizado, quando menor, melhor.

Espero ter conseguido me explicar com clareza.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Mauricio Spanholi,

Os bancos vivem de emprestar dinheiro.  A grana que eles emprestam é formada em parte por grana do próprio banco e parte por grana que investidores no banco.  Eles pegam a grana dos investidores pela qual remuneram a uma taxa X e "revendem" essa grana por quem está precisando de dinheiro por uma taxa maior.  De toda a carteira de empréstimos feita pelo banco, a parte de grana própria dividida pelo total é o Indice de Basileia.  Exemplo:  o banco tem 100 reais emprestados, desse total, 80 reais é de grana de investidores e 20 reais é sua propria grana, o Basileia é de 20%.

Já o imobilizado, é quanto da grana do banco está investida em ativos tais como imóveis, máquinas e equipamentos, veículos, etc...  e como consequência, não disponível para emprestar.

Quanto maior o Basileia, melhor - o banco empresta sua própria grana e já o imobilizado, quando menor, melhor.

Espero ter conseguido me explicar com clareza.

o indice de baseleia ficou claro, eu ainda tenho dificuldades com o de imobilização. seria correto afirmar que o indice de imobilização é quanto que o banco tem que se desfazer do seu patrimonio para pagar suas dividas caso fosse necessario???

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Mauricio Spanholi disse:

o indice de baseleia ficou claro, eu ainda tenho dificuldades com o de imobilização. seria correto afirmar que o indice de imobilização é quanto que o banco tem que se desfazer do seu patrimonio para pagar suas dividas caso fosse necessario???

mais ou menos... é quanto da grana do banco está indisponível para operar.  Em caso de insolvência do banco (quebra), é quanto sobra de ativos "não caixa ($$$)" que seria vendido para pagar as dívidas do banco.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Mauricio!

Primeiro, está certíssimo em querer saber como funciona na prática hehe

  • Basileia: serve para medir a alavancagem das instituições financeiras. Sabemos que essas instituições pegam nosso dinheiro e emprestam para terceiros cobrando juros, mas também possuem o seu próprio patrimôno. Se o índice de Basileia for 15%, significa que a cada R$100 que o banco empresta ele possui R$15 de patrimônio. O mínimo exigido pelo Bacen é 11%
  • Imobilização: significa o quanto do patrimônio do banco está imobilizado (imóveis são um ótimo exemplo). Um menor índice de imobilização significa que é mais fácil de utlizar o patrimônio para honrar os compromissos. Um índice de 30% significa que a cada R$100 de patrimônio, R$30 estão imobilizados, ou seja, possuem pouca liquidez. O máximo tolerado pelo Bacen é 50%.

seria correto afirmar que que se o indice de imobilização do banco é 30%, ele teria 70% dos seus recursos disponiveis para pagar as dividas caso fosse necessario?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, William Redig disse:

mais ou menos... é quanto da grana do banco está indisponível para operar.  Em caso de insolvência do banco (quebra), é quanto sobra de ativos "não caixa ($$$)" que seria vendido para pagar as dívidas do banco.

então se ele tem 30% de imobilização significa que ele tem 70% do patrimonio dele disponivel para pagar suas dividas, porem em caso de quebra ainda seria possivel ele correr atras de se desfazer dos 30% restantes para pagar as dividas que faltam?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, William Redig disse:

novamente, mais ou menos.  Significa que da grana toda do banco, 70% está disponível para operar, lembrando que o objetivo do banco não é quebrar....  Se inverter a ótica, se ele quebrar, no seu exemplo, apenas 30% restará em patrimônio que pode ser vendido para pagar os credores.

certo, com certeza mais claro agr. Agradeço muito a ajuda

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...