Jump to content

Meu melhor investimento fora do sistema bancário, e isento de IR.


Recommended Posts

50 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Imagine só, o investimento que me traz mais retorno mensal (praticamente diário), não declarado e isento de IR. Não, não é criptomoeda.

São painéis solares instalados na minha residência. Não só recebo "dividendos" na minha conta de luz na forma de crédito, como também comprei um fogão de indução, microondas e forno elétrico e não gasto mais com gás (ZERO REAIS) e para fechar com chave de ouro, estou vendo uma moto elétrica para dizer adeus às visitas no posto de gasolina toda semana. E não posso esquecer que 100% do custo já é incorporado ao valor do imóvel como benfeitoria. 

Estou tão satisfeito com o resultado que não me aguentei de vir aqui expor.

Em quanto tempo o seu investimento vai começar a dar retorno? considerando por exemplo que vc gastou exemplo uns 30 mil para a instalação dos painéis solares

Link para compartilhar
Share on other sites

Energia solar é um excelente investimento, mesmo com o imposto novo ainda é uma boa. E para quem tem imóveis com a mesma concessionária ainda consegue abater o pagamento de vários lugares. 

Um outro investimento que também tem com painéis solares é colocar para revender a energia gerada, se você tem um propriedade rural próximo de uma subestação é melhor "plantar" placas solares do que qualquer outra coisa 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Rodrigo Nunes Endres disse:

Imagine só, o investimento que me traz mais retorno mensal (praticamente diário), não declarado e isento de IR. Não, não é criptomoeda.

São painéis solares instalados na minha residência. Não só recebo "dividendos" na minha conta de luz na forma de crédito, como também comprei um fogão de indução, microondas e forno elétrico e não gasto mais com gás (ZERO REAIS) e para fechar com chave de ouro, estou vendo uma moto elétrica para dizer adeus às visitas no posto de gasolina toda semana. E não posso esquecer que 100% do custo já é incorporado ao valor do imóvel como benfeitoria. 

Estou tão satisfeito com o resultado que não me aguentei de vir aqui expor.

Conta mais..

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Em quanto tempo o seu investimento vai começar a dar retorno? considerando por exemplo que vc gastou exemplo uns 30 mil para a instalação dos painéis solares

Imediatamente, já no primeiro mês. Como falei, todo o valor investido já é contabilizado como benfeitoria no imóvel. Então, se gastei no seu exemplo 30 mil, e meu imóvel valia 300 mil, agora ele vale 330 mil. Todo o crédito na conta de energia (fora não gastar com gás) é automaticamente lucro desde o primeiro mês.

4 minutes ago, Mônica Andressa Nitsche Santos disse:

Conta mais..

Diga aí o que quer saber?

Meu sistema não tem bateria, por isso, se faltar energia ele desliga igual. E também, por ser ligado na concessionária, preciso pagar uma tarifa mínima. No meu caso, por ser monofásico é menos de R$30,00 por mês e diminui a cada mês a tarifa de iluminação pública, pois ela é baseada na média dos últimos 12 meses. Visto que a cada mês meu consumo é 0, essa média está diminuindo.
Leve em consideração um aumento da conta de energia em uma média de 13%a.a. + burrices do governo em cobrar mais impostos dessas empresas e que repassam para o consumidor.

Sobre o gás, depois que comprei o fogão de indução (e já tinha microondas e forno elétrico) o último botijão que comprei foi a mais de 6 meses, e não tenho previsão de comprar outro. Simplesmente não uso gás para nada e só o tenho para o caso de faltar energia. E minha esposa faz comida todo dia, e às vezes também bolo no forno. Esquentamos a comida no microondas (algumas receitas fazemos diretamente nele). Também uso Airfryer e liquidificador sem medo.

Os banhos também terminaram a preocupação de ficar batendo na porta do banheiro quando os filhos estão demorando no banho (apesar de ainda ter de pagar a água).🤣

 Toda a energia gerada durante o dia menos o que você usou ainda de dia é contabilizada como crédito de energia, que é utilizado à noite, quando não tem geração. Mesmo assim, no final do mês o saldo é positivo e posso utilizar nos próximos meses caso o saldo fique negativo naquele mês.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Um outro investimento que também tem com painéis solares é colocar para revender a energia gerada, se você tem um propriedade rural próximo de uma subestação é melhor "plantar" placas solares do que qualquer outra coisa 

Nesse ponto até pouco tempo atrás não era permitida a venda de energia da parte do usuário e o que se fazia era mascarar isso como aluguel de equipamentos ou algo do genero. Não sei se isso mudou, mas não me parecia algo transparente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não concordo muito com isto ai que vc falou que vc já recuperou o seu investimento. Por mais que vc tenha "incluído" no valor do imóvel" o valor investido, vc n vendeu o imóvel. Vc imobilizou uma grana e tal.

Pq assim, exemplo

Eu tirei do meu bolso, 30 mil para a instalação.

e Gastei mas por exemplo 5 mil reais no fogão de indução + forno elétrico.

Só que fogão de indução tem + 1 mil reais de panela kkk é kro pra krai a panela. Total investido 36000

Antes de tudo isto vc tinha um custo por exemplo

300 reais de energia.

100 reais de gás por mês

Agora, exemplo eu tenho um custo de

50 reais de energia elétrica pq vc tem q pagar o mínimo que é a distribuição

E Zero reais de gás pq vc eliminou ele:

Então vc tem uma economia de 350 reais mês de custo.

 

36000 / 350 = 102,85 ou seja, vc levaria  8 anos e quase 6 meses para recuperar o dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Gustavo Bervian Brand disse:

Nesse ponto até pouco tempo atrás não era permitida a venda de energia da parte do usuário e o que se fazia era mascarar isso como aluguel de equipamentos ou algo do genero. Não sei se isso mudou, mas não me parecia algo transparente.

Então, eu não sei bem como funciona, mas você arrenda o espaço e uma empresa que faz todo o resto, ela te paga um valor mensal, como se fosse um aluguel, são contratos de no mínimo 30 anos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Daniel Fernandes Coração disse:

Eu não concordo muito com isto ai que vc falou que vc já recuperou o seu investimento. Por mais que vc tenha "incluído" no valor do imóvel" o valor investido, vc n vendeu o imóvel. Vc imobilizou uma grana e tal.

Pq assim, exemplo

Eu tirei do meu bolso, 30 mil para a instalação.

e Gastei mas por exemplo 5 mil reais no fogão de indução + forno elétrico.

Só que fogão de indução tem + 1 mil reais de panela kkk é kro pra krai a panela. Total investido 36000

Antes de tudo isto vc tinha um custo por exemplo

300 reais de energia.

100 reais de gás por mês

Agora, exemplo eu tenho um custo de

50 reais de energia elétrica pq vc tem q pagar o mínimo que é a distribuição

E Zero reais de gás pq vc eliminou ele:

Então vc tem uma economia de 350 reais mês de custo.

 

36000 / 350 = 102,85 ou seja, vc levaria  8 anos e quase 6 meses para recuperar o dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Tem que ver caso a caso, mas é algo que compensa sempre fazer, você inclusive pode financiar o valor da sua conta de energia, que invés de pagar a conta de energia, você paga o financiamento das placas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rodrigo Nunes Endres disse:

Imagine só, o investimento que me traz mais retorno mensal (praticamente diário), não declarado e isento de IR. Não, não é criptomoeda.

São painéis solares instalados na minha residência. Não só recebo "dividendos" na minha conta de luz na forma de crédito, como também comprei um fogão de indução, microondas e forno elétrico e não gasto mais com gás (ZERO REAIS) e para fechar com chave de ouro, estou vendo uma moto elétrica para dizer adeus às visitas no posto de gasolina toda semana. E não posso esquecer que 100% do custo já é incorporado ao valor do imóvel como benfeitoria. 

Estou tão satisfeito com o resultado que não me aguentei de vir aqui expor.

cara, que ótimo e obrigado por compartilhar, estamos planejando nossa futura construção e ter placas solares é uma das coisas que quero priorizar, e de quebra vc me deu uma ideia pra fazer as contas (fogao indução é algo que eu nem conheci ate meses atrás) e realmente incorporar isso no valor do imovel fica fantastico

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Tem que ver caso a caso, mas é algo que compensa sempre fazer, você inclusive pode financiar o valor da sua conta de energia, que invés de pagar a conta de energia, você paga o financiamento das placas. 

sim, por isto falei "economiza" pq ele pode ter q pagar o financiamento.

Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Eu não concordo muito com isto ai que vc falou que vc já recuperou o seu investimento. Por mais que vc tenha "incluído" no valor do imóvel" o valor investido, vc n vendeu o imóvel. Vc imobilizou uma grana e tal.

Pq assim, exemplo

Eu tirei do meu bolso, 30 mil para a instalação.

e Gastei mas por exemplo 5 mil reais no fogão de indução + forno elétrico.

Só que fogão de indução tem + 1 mil reais de panela kkk é kro pra krai a panela. Total investido 36000

Antes de tudo isto vc tinha um custo por exemplo

300 reais de energia.

100 reais de gás por mês

Agora, exemplo eu tenho um custo de

50 reais de energia elétrica pq vc tem q pagar o mínimo que é a distribuição

E Zero reais de gás pq vc eliminou ele:

Então vc tem uma economia de 350 reais mês de custo.

 

36000 / 350 = 102,85 ou seja, vc levaria  8 anos e quase 6 meses para recuperar o dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Você está fazendo as contas errado. Primeiro que o forno elétrico eu já tinha, e era utilizado já para economizar gás. Assim como o microondas. Então a minha única aquisição foi o fogão de indução. Quanto as panelas, um conjunto não custa mais de R$1200,00 mas você pode adquirir aos poucos. Além de não serem de alumínio e serem mais saudáveis. EU tive problema de excesso de alumínio no sangue e já estava trocando as panelas de qualquer forma. Também comecei com um fogão de indução de 1 boca. Simples, portátil, e custou R$350,00.

Também está confundindo investimento financeiro (bancário) e quer o dinheiro de volta. Se você está fazendo melhorias no imóvel, por exemplo, um portão, ou portas melhores, ou janelas melhores, ou uma garagem, banheiro, pia, vaso, piso, telhado, armários embutidos, etc... Nada disso lhe volta dinheiro, mas seu valor é agregado ao imóvel. Não há "imobilização", mas valorização do imóvel.
Acontece que placas solares é melhoria no imóvel e também faz com que você economize energia (e gás no meu caso). E num futuro próximo, também em combustível.

Paguei exatamente R$31,75 neste mês em energia elétrica e R$33,22 no mês passado e R$34,38 no mês anterior.

Se não em engano, a conta de luz subiu aí para todos, não foi? Quanto maior ficar a tarifa de energia, mais eu economizo, porque por mais que meu consumo se mantenha, a conta seria mais cara. Como falei, as concessionários aumentam essa tarifa em média 13% a.a. fora aumentos adicionais por outras razões (bandeiras vermelhas). É melhor que a SELIC e não tem IR.

 

45 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

cara, que ótimo e obrigado por compartilhar, estamos planejando nossa futura construção e ter placas solares é uma das coisas que quero priorizar, e de quebra vc me deu uma ideia pra fazer as contas (fogao indução é algo que eu nem conheci ate meses atrás) e realmente incorporar isso no valor do imovel fica fantastico

Então, você pode escolher o fogão de indução com o número de bocas que você deseja. Mas o detalhe é que precisa ter as panelas que funcionem nele, de alumínio não funciona. Um truque para saber se funciona ou não é levar um imã na hora de escolher as panelas e se grudar no fundo, ela serve. Se for comprar o conjunto de panelas, na caixa tem o aviso se serve em fogão de indução.
Outra opção é um fogão misto, com metade das bocas com resistência elétrica, que essa funciona em qualquer panela, porém consome mais energia. Ou um misto com metade das bocas com gás.

Recomendo também já a instalação do forno elétrico também.

Editado por Rodrigo Nunes Endres
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Imediatamente, já no primeiro mês. Como falei, todo o valor investido já é contabilizado como benfeitoria no imóvel. Então, se gastei no seu exemplo 30 mil, e meu imóvel valia 300 mil, agora ele vale 330 mil. Todo o crédito na conta de energia (fora não gastar com gás) é automaticamente lucro desde o primeiro mês.

Diga aí o que quer saber?

Meu sistema não tem bateria, por isso, se faltar energia ele desliga igual. E também, por ser ligado na concessionária, preciso pagar uma tarifa mínima. No meu caso, por ser monofásico é menos de R$30,00 por mês e diminui a cada mês a tarifa de iluminação pública, pois ela é baseada na média dos últimos 12 meses. Visto que a cada mês meu consumo é 0, essa média está diminuindo.
Leve em consideração um aumento da conta de energia em uma média de 13%a.a. + burrices do governo em cobrar mais impostos dessas empresas e que repassam para o consumidor.

Sobre o gás, depois que comprei o fogão de indução (e já tinha microondas e forno elétrico) o último botijão que comprei foi a mais de 6 meses, e não tenho previsão de comprar outro. Simplesmente não uso gás para nada e só o tenho para o caso de faltar energia. E minha esposa faz comida todo dia, e às vezes também bolo no forno. Esquentamos a comida no microondas (algumas receitas fazemos diretamente nele). Também uso Airfryer e liquidificador sem medo.

Os banhos também terminaram a preocupação de ficar batendo na porta do banheiro quando os filhos estão demorando no banho (apesar de ainda ter de pagar a água).🤣

 Toda a energia gerada durante o dia menos o que você usou ainda de dia é contabilizada como crédito de energia, que é utilizado à noite, quando não tem geração. Mesmo assim, no final do mês o saldo é positivo e posso utilizar nos próximos meses caso o saldo fique negativo naquele mês.

Nossa, excelente! eu quero fazer quando tiver uma casa. Moro em apt hoje. Quanto gastou para instalar? se quiser falar claro

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

cara, que ótimo e obrigado por compartilhar, estamos planejando nossa futura construção e ter placas solares é uma das coisas que quero priorizar, e de quebra vc me deu uma ideia pra fazer as contas (fogao indução é algo que eu nem conheci ate meses atrás) e realmente incorporar isso no valor do imovel fica fantastico

O fogão por indução é bem mais caro, sem falar nas panelas, única coisa ruim é se estiver sem energia esta sem fogão, aqui em casa temos de indução dentro de casa e um a gás na churrasqueira

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

Eu não concordo muito com isto ai que vc falou que vc já recuperou o seu investimento. Por mais que vc tenha "incluído" no valor do imóvel" o valor investido, vc n vendeu o imóvel. Vc imobilizou uma grana e tal.

Pq assim, exemplo

Eu tirei do meu bolso, 30 mil para a instalação.

e Gastei mas por exemplo 5 mil reais no fogão de indução + forno elétrico.

Só que fogão de indução tem + 1 mil reais de panela kkk é kro pra krai a panela. Total investido 36000

Antes de tudo isto vc tinha um custo por exemplo

300 reais de energia.

100 reais de gás por mês

Agora, exemplo eu tenho um custo de

50 reais de energia elétrica pq vc tem q pagar o mínimo que é a distribuição

E Zero reais de gás pq vc eliminou ele:

Então vc tem uma economia de 350 reais mês de custo.

 

36000 / 350 = 102,85 ou seja, vc levaria  8 anos e quase 6 meses para recuperar o dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Man, eu gostaria de fazer o mesmo .. eu pago de 400 a 600 reais de luz, porém tenho um pé atrás com o governo … 

fiz alguns orçamentos e da algo em torno de 30mil … 

vc é de sp ? Consegue me passar o contato da empresa caso seja de SP … estou querendo alguém que faça um sistema híbrido (com baterias) mesmo q seja mais caro … 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Mônica Andressa Nitsche Santos disse:

Nossa, excelente! eu quero fazer quando tiver uma casa. Moro em apt hoje. Quanto gastou para instalar? se quiser falar claro

Em apt. é possível colocar,  porém precisa primeiro de autorização da assembléia em pauta definida. Fale com seu síndico. O valor da instalação depende de muita coisa. Da sua região, da empresa, da marca dos painéis escolhidos, da potência instalada. Recomendo procurar uma empresa especializada na sua cidade e fazer orçamento com ela.

Aqui eu paguei R$13mil por tudo, já incluso a obra civil(que tem que contratar um mestre de obras por fora)

1 hour ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O fogão por indução é bem mais caro, sem falar nas panelas, única coisa ruim é se estiver sem energia esta sem fogão, aqui em casa temos de indução dentro de casa e um a gás na churrasqueira

Sim. Mas o a gás é só para emergências numa falta de luz, e até um fogareiro de camping serve.

O de indução tem a vantagem de ser mais eficiente, com a comida ficando pronta mais rápido e também a comida ser mais saudável por não ter alumínio,  que é metal pesado. Também é mais seguro por não ter chama e não ter risco de queimaduras por não esquentar o vidro. A panela mais cara foi a de pressão, mas nada impossível. 

Todavia, você pode instalar um de resistência eletrica, que é mais barato, funciona com qualquer panela e até vidro. Porém consome mais e tem o risco de se queimar.

Editado por Rodrigo Nunes Endres
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Rodrigo Nunes Endres disse:

Imagine só, o investimento que me traz mais retorno mensal (praticamente diário), não declarado e isento de IR. Não, não é criptomoeda.

São painéis solares instalados na minha residência. Não só recebo "dividendos" na minha conta de luz na forma de crédito, como também comprei um fogão de indução, microondas e forno elétrico e não gasto mais com gás (ZERO REAIS) e para fechar com chave de ouro, estou vendo uma moto elétrica para dizer adeus às visitas no posto de gasolina toda semana. E não posso esquecer que 100% do custo já é incorporado ao valor do imóvel como benfeitoria. 

Estou tão satisfeito com o resultado que não me aguentei de vir aqui expor.


Existe alguma modalidade disso ai pra quem mora em prédio por exemplo? Já que não tenho espaço físico para colocar as placas?

Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Telson Urtiga disse:


Existe alguma modalidade disso ai pra quem mora em prédio por exemplo? Já que não tenho espaço físico para colocar as placas?

Cada prédio é um caso. Mas é possível colocar em prédio se você tiver autorização da assembléia de condomínio. Não é diferente de quando querem colocar antenas parabólica ou aparelhos de ar condicionado no telhado. Todavia, se seu prédio tem muitos andares e o seu apartamento é longe dos últimos andares, tem que levar em conta o custo do cabeamento.

Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Em apt. é possível colocar,  porém precisa primeiro de autorização da assembléia em pauta definida. Fale com seu síndico. O valor da instalação depende de muita coisa. Da sua região, da empresa, da marca dos painéis escolhidos, da potência instalada. Recomendo procurar uma empresa especializada na sua cidade e fazer orçamento com ela.

Aqui eu paguei R$13mil por tudo, já incluso a obra civil(que tem que contratar um mestre de obras por fora)

Sim. Mas o a gás é só para emergências numa falta de luz, e até um fogareiro de camping serve.

O de indução tem a vatagem de ser mais eficiente, com a comida ficando pronta mais rápido e também a comida ser mais saudável por não ter alumínio,  que é metal pesado. Também é mais seguro por não ter chama e não ter risco de queimaduras por não esquentar o vidro.

Todavia, você pode instalar um de resistência eletrica, que é mais barato, funciona com qualquer panela e até vidro. Porém consome mais.

Aham, sem falar que você dificilmente vai se queimar, outra coisa que minha mãe comentou esses dias, a gente estava com o ar ligado, e ele estava batendo bem no fogão, se fosse fogão tradicional ia ficar apagando o fogo, como é por indução, não atrapalhou em nada, da para cozinha de boa e ainda ficar no "fresquinho"kkkkkk

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...