Jump to content
  • 0

E ai, ter FIIs ou não?


Thales Vinicius De Paula Drumond

Pergunta

Meus queridos sardinhas, estou com uma dúvida cruel, já aportei o primeiro valor que vou investir em renda variável, está na isa, porém ainda não terminei minha carteira como, em teoria, deveria ser.

- Ações nacionais

- Ações internacionais

- FIIs

- Renda fixa

- Reserva de valor

Tenho somente a carteira de ações nacionais montadas, ja tenho a reserva de valor e a renda fixa, porém ja ouvi de mais de uma pessoa (uma delas o Raul) que pra fase de acumulação de patrimônio talvez os FIIs não façam tanto sentido, minha questão é. 

Zero minha parcela de FIIs no diagrama, e redistribuo para Ações intern., ações nac., e Renda fixa, ou eu faço uma carteira com poucos fundos "só pra garantir"?

Tenho 22 anos, 10k de patrimônio, sou estudante terminando a graduação.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Thales Vinicius De Paula Drumond, eu tenho esta dúvida também, mas acredito que compensa a gente investir nem que seja 10% ou 15% do capital neles. pois em certas épocas podemos aproveitar os "descontos" que o setor vai oferecer ( por exemplo agora).

 

Não fiz ainda a aula que ele fala da separação por ainda, mas penso em deixar algo próximo de

35% Ações Nacionais

30% Ações Internacionais 

20% Renda Fixa

15% FIIs

A reserva de Valor eu separo antes de investir dependendo de como esta mercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho fiis em 10% na minha meta na carteira. Me identifiquei bem mais com ações onde tenho 30% nacionais e 20% internacionais. Acredito que mesmo se não é seu ativo preferido pode ser interessante diversificar colocando um pouco lá. Até porque devem dar uma boa valorizada quando esse cenário de juros altos começar mudar no Brasil

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@William Redig Eu acho que todos nós temos este sentimento, se eu tivesse começado a investir na época do meu primeiro salário ( que eu já guardava uma parte ) hoje estaria muito melhor, mas antigamente não tinha tanta informações como hoje....

 

O Importante é ter uma aposentadoria tranquila, e se tiver herdeiros ensinar eles como funciona este mundo!!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Boa noite @Thales Vinicius De Paula Drumond, eu tenho esta dúvida também, mas acredito que compensa a gente investir nem que seja 10% ou 15% do capital neles. pois em certas épocas podemos aproveitar os "descontos" que o setor vai oferecer ( por exemplo agora).

 

Não fiz ainda a aula que ele fala da separação por ainda, mas penso em deixar algo próximo de

35% Ações Nacionais

30% Ações Internacionais 

20% Renda Fixa

15% FIIs

A reserva de Valor eu separo antes de investir dependendo de como esta mercado.

A minha hoje está:

30% Ações Nacionais

20% Ações Internacionais 

30% Renda Fixa

15% FIIs

5% Cripto

Tenho pensado nos fundos mas meu foco realmente é crescer patrimônio e sei que a bolsa fará isso de uma maneira mais "rápida" vamos dizer assim. Mas acho que pela segurança dos FIIs e pelos comentários de vcs vou manter os 15% de FIIs...

17 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Thales Vinicius De Paula Drumond e @Dener Aparecido Troiano,

Eu comecei com FIIs.  Me identifiquei com a classe de ativos.  Comecei a investir apenas com 61 anos de idade e hoje tenho 64.  Quando comecei a estudar de verdade (AUVP), depois de muitas horas de youtube de finanças durante a pandemia, minha carteira de RV era 90% de FIIs e 10% em ações BR compradas na sopa de letras, observei que algumas ações pagavam bons dividendos.  Não vendi quase nada, mas comecei a aportar em Ações BR até ficar no meio-a-meio entre ações e FIIs, depois comecei a me preparar para as internacionais, aportando em IVVB11 e EURP11, enquanto estudava os ativos internacionais onde já comecei a testar, colocando 2 mil reais divididos em 15 BDRs.

Uma coisa que me ajudou muito foi um site chamado investopedia ponto com, onde "ganhei" cem mil dólares imaginários para simular investimentos.  Já achei 15 ações que considero boas e o próximo passo vai ser transformar parte da grana que já está nos dois ETFs em ações de verdade.

Minha sugestão para vocês dois é de não vender uma classe de ativo para investir em outra, mas de começar aportar na outra, diversificando.

Quanto ao tamanho da fatia dos FIIs, acho que depende da idade do investidor.  Minha meta é crescer a mesada que meus ativos me pagam, para que em uns 5 ou 6 anos eu tenha uma mesada dos meus ativos equivalente ao que ganho hoje com meu trabalho e, nesse sentido, os FIIs fazer total sentido por terem uma previsibilidade maior.  Vocês dois são bem mais jovens que eu e podem se arriscar mais com ações de crescimento (tem tempo para aguardar elas crescerem) enquanto eu me preocupe em fazer a mesada crescer mes após mes.  Não estou disposto a correr muito risco e não tenho mais muito tempo para arriscar.

Inveja é uma coisa muito feia, mas tenho inveja de quem está começando cedo, como vocês.  Com certeza vão enriquecer muito e tem um futuro brilhante pela frente.  O tempo está a favor de vocês.  Eu desperdicei muita grana a vida toda pela falta do conhecimento que tenho hoje.  Felizmente estou aqui, andando para frente.  2 anos de investidor e já estou vendo resultado e colhendo rendimentos.

Boa sorte na jornada de vocês!!

Sobre o tempo de investimento, acho que todos queríamos ter começado antes. Tenho 22 anos, recebo pensão desde os 14 na minha mão, estudo investimentos desde os 16, mas só tive coragem mesmo de investir com 18 e só em renda fixa. Se eu tivesse começado aos 14, teria um patrímônio de uns 100k hoje, com certeza! Tenho 10% disso... Então, sempre seremos eternos arrependidos kakakakakka. 

 

6 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Como meu foco é renda passiva, é impossível não ter FIIs na minha carteira. A critica do Raul é válida, já que ações tem chances de fazer seu patrimônio crescer muito mais do que investindo em FIIs, principalmente se a sua carteira for foca em Small Caps. Hoje a minha carteira ideal seria 30% FIIs, 30% ações BR, 30% ações EUA e 10% renda fixa (caixa); estou bem longe dela, inclusive não tenho nada de ações EUA. Quando voltar a aportar, vou tentar alinhar a minha carteira, enquanto isso, vou usando os proventos dos FIIs para aumentar minha renda passiva.

P.S.: É tão bom ver os dividendos caindo na conta.

Eu quero renda passíva em algum momento, talvez daqui 10 anos, mas hoje com 22, sem ter entrado no mercado de trabalho realmente, nem a renda ativa eu gerei ainda, acho que posso focar em acumular o patrimônio nas ações, mas como eu disse, acho que vou manter os 15%.

Editado por Thales Vinicius De Paula Drumond
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Thales Vinicius De Paula Drumond,

Complementando o assunto de alocação, devido à minha idade, optei por ter 75% da carteira de RV em ativos menor risco, 20% e ações e FIIs mais arriscados, mas com potencial de crescimento ou maior rentabilidade e reservei 5% para os meus devaneios de investidor - minhas achologias, criptos e similares.  Tem umas ações da minha carteira "Mico", tipo Magalus da vida, que comprei quando escolhi ativos na sopa de letrinha, sem nenhum racional, que fazem parte dos 5%.  Se algum ativo da carteira bomba para cima, eu retiro o valor que investi e coloco em algum dos investimentos mais sólidos.

Tenho também uma regra de não ter mais de 3% da minha carteira total em nenhum ativo.  Essa eu sigo à risca, exceto pelo IVVB11 e EURP11 que são 2 ETFs que refletem índices gringos que estou engordando para começar a investir lá fora.  Isso está nos planos para o segundo semestre e quando for para fora, a regra dos 3% vale para os investimentos gringos individualmente também, se forem ações.  Se forem ETFs, tem uma tolerância maior, mas acho que nunca será mais de 5%.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

@William Redig Eu acho que todos nós temos este sentimento, se eu tivesse começado a investir na época do meu primeiro salário ( que eu já guardava uma parte ) hoje estaria muito melhor, mas antigamente não tinha tanta informações como hoje....

 

O Importante é ter uma aposentadoria tranquila, e se tiver herdeiros ensinar eles como funciona este mundo!!

Sou bancária. Na minha época de agência tinha um cliente que mandava 50% da renda para a corretora todo mês. Me contou que fez isso desde o primeiro salário de estagiário. Se dava ao luxo de trabalhar por propósito. Meu sonho, pretendo sair do meu trabalho formal em 9 anos. Comprar um motor home pra numa parte do ano sair ensinando sobre finanças básicas por esse Brasil. 

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/04/2023 at 15:38, Thales Vinicius De Paula Drumond disse:

Meus queridos sardinhas, estou com uma dúvida cruel, já aportei o primeiro valor que vou investir em renda variável, está na isa, porém ainda não terminei minha carteira como, em teoria, deveria ser.

- Ações nacionais

- Ações internacionais

- FIIs

- Renda fixa

- Reserva de valor

Tenho somente a carteira de ações nacionais montadas, ja tenho a reserva de valor e a renda fixa, porém ja ouvi de mais de uma pessoa (uma delas o Raul) que pra fase de acumulação de patrimônio talvez os FIIs não façam tanto sentido, minha questão é. 

Zero minha parcela de FIIs no diagrama, e redistribuo para Ações intern., ações nac., e Renda fixa, ou eu faço uma carteira com poucos fundos "só pra garantir"?

Tenho 22 anos, 10k de patrimônio, sou estudante terminando a graduação.

Já fez o PIAR ? Qual foi a faixa de distribuição ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Suellen Aparecida Melia Rezende disse:

Sou bancária. Na minha época de agência tinha um cliente que mandava 50% da renda para a corretora todo mês. Me contou que fez isso desde o primeiro salário de estagiário. Se dava ao luxo de trabalhar por propósito. Meu sonho, pretendo sair do meu trabalho formal em 9 anos. Comprar um motor home pra numa parte do ano sair ensinando sobre finanças básicas por esse Brasil. 

 

Não precisa esperar 9 anos… comece agora, se tem essa vontade abra um canal no YT e já vai aos poucos fazendo isso… daqui 9 anos quando for colocar o pé na estrada já vai ter treinado bastante, e vai ter uma audiência grande por este Brasilzão afora… pra ir parando de lugar em lugar.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Já fez o PIAR ? Qual foi a faixa de distribuição ?

Deu basicamente:
 

30% Ações Nacionais

20% Ações Internacionais 

30% Renda Fixa

15% FIIs

5% Cripto

Mas eu mexi em algumas coisas pra mais pq acredfito que sou mais agressivo e outros pra menos (reduzi os FIIs), a renda fixa eu mantive exatamente o que saiu e a cripto está no teto máximo (5% era o maximo)

Editado por Thales Vinicius De Paula Drumond
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Não precisa esperar 9 anos… comece agora, se tem essa vontade abra um canal no YT e já vai aos poucos fazendo isso… daqui 9 anos quando for colocar o pé na estrada já vai ter treinado bastante, e vai ter uma audiência grande por este Brasilzão afora… pra ir parando de lugar em lugar.

Não tinha pensado nisso. Já faço palestras pra comunidades aqui de Brasília, mas nunca pensei na net.

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Thales Vinicius De Paula Drumond disse:

Deu basicamente:
 

30% Ações Nacionais

20% Ações Internacionais 

30% Renda Fixa

15% FIIs

5% Cripto

Mas eu mexi em algumas coisas pra mais pq acredfito que sou mais agressivo e outros pra menos (reduzi os FIIs), a renda fixa eu mantive exatamente o que saiu e a cripto está no teto máximo (5% era o maximo)

@Thales Vinicius De Paula Drumond sua dúvida é comum a 95% dos alunos hehhe os outros 5 ainda não começaram a carteira (brincadeira)

Bom , você é novo e já citou acima que seu perfil é mais pra arriscado/agressivo , porém suas porcentagens tem 30% renda fixa e 15 % FIi , 45% em Ativos relativamente menos arriscados), digo isso pq eu refleti uma 100 vezes quando fiz o piar e modifiquei minhas metas outras 100 vezes e agora cheguei a conclusão que está meta pode se alterar conforme formas galgando algumas fases!

eu sou conservador (mas burro) tenho 44 anos, e até ano passado tinha 100% em renda fixa , comecei o curso com 15% em renda variável (FII) e agora defini (na areia ) as seguintes metas

23%ações internacionais/etf

23% ações nacionais 

20 % FII (no início havia definido 30%)
6% criptos

28%renda fixa (antes era  35%)

Estas metas eu coloquei pq quero focar os próximos 10 anos em crescimento desta carteira e chegando mais ou menos onde pretendo , provavelmente irei refazer estas metas (ou não )

O mais importante é você ter todos as classes se ativos e mesmo que em % pequena , assim você vai entendendo a função deles em sua carteira … no início eu nem queria saber de cripto (hoje fico tentado a mudar / deixar 10%)

acho que conforme se passam os meses de aportes e correção das % nas classes de ativos vou me conhecendo melhor e entendendo melhor qual versão da carteira x estratégia  vai me deixar tranquilo para seguir na direção dos meus objetivos … para mim está sendo na base no autoconhecimento mês a mês ..

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...