Jump to content
  • 0

Escolher um CDB, LCis ou LCAs para sua reserva de emergência.

Divino Eterno

Pergunta

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

• Brabo 2
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Uai, mas não dá nem 100% do CDI? O que quer dizer “a partir”. Num intindi 

Igual o Rai comenta, 90% de LCA é melhor do que CDB 100% do CDI, já que não tem IR. Eu utilizo uma calculadora para ver qual compensa mais. O @Paulo Roberto Lagedo Lins postou uma vez uma tabela, era bem pratica para ver qual compensa mais conforme os prazos, já que maior o prazo, menor o IR que você paga nos CDBs

56 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Eles aumentam o % conforme o valor que vc aplica.

Cuidado com o engano... Não é 100% do CDI mas não paga IR.

Interessante, qual o valor máximo que paga? E qual o valor que tem que aplicar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Igual o Rai comenta, 90% de LCA é melhor do que CDB 100% do CDI, já que não tem IR. Eu utilizo uma calculadora para ver qual compensa mais. O @Paulo Roberto Lagedo Lins postou uma vez uma tabela, era bem pratica para ver qual compensa mais conforme os prazos, já que maior o prazo, menor o IR que você paga nos CDBs

Interessante, qual o valor máximo que paga? E qual o valor que tem que aplicar?

Imagem do WhatsApp de 2023-04-18 à(s) 13.54.31.jpg

Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Uai, mas não dá nem 100% do CDI? O que quer dizer “a partir”. Num intindi 

@Juliana Bassetti LCI e LCA são isentas de IR, então precisa fazer a conta inversa para saber o percentual equivalente ao CDB, que tem IR. Só dividir a rentabilidade da LCI/LCA por:

0,775 (vencimentos até 180 dias)

0,800 (vencimentos até 360 dias)

0,825 (vencimentos até 520 dias)

0,85 (vencimentos acima de 721 dias)

Fazendo esse cálculo você terá o equivalente a um título com IR e poderá comparar melhor. No caso acima, LCI de 84% doa CDI com vencimento até 180dia é equivalente a um CDB de 108,39% do CDI. (84,00 dividido por 0,775)

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Juliana Bassetti LCI e LCA são isentas de IR, então precisa fazer a conta inversa para saber o percentual equivalente ao CDB, que tem IR. Só dividir a rentabilidade da LCI/LCA por:

0,775 (vencimentos até 180 dias)

0,800 (vencimentos até 360 dias)

0,825 (vencimentos até 520 dias)

0,85 (vencimentos acima de 721 dias)

Fazendo esse cálculo você terá o equivalente a um título com IR e poderá comparar melhor. No caso acima, LCI de 84% doa CDI com vencimento até 180dia é equivalente a um CDB de 108,39% do CDI. (84,00 dividido por 0,775)

Espero ter ajudado.

Cheguei na aula, mas a tua formuleta ajudou muito 

Link para compartilhar

• 0
On 10/04/2023 at 09:32, Divino Eterno disse:

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

Eai amigão.

Como o pessoal bem disse, a Reserva de Emergência não tem como objetivo ser rentável então buscar um ativo para investir ela não é a forma mais correta de organiza-la, eu por exemplo, deixo parte da minha Reserva de Emergência no banco ITI (Banco Digital do Itaú) e sim ele tem rentabilidade de 100% do CDI e eu posso sacar o dinheiro em qualquer caixa 24h. O ponto negativo dele é que compra IR diariamente, porém, como o foco da reserva não é ser rentável e sim líquida. Ta tudo certo 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...