Jump to content
  • 0

Escolher um CDB, LCis ou LCAs para sua reserva de emergência.


Divino Eterno

Pergunta

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

É que você esta procurando por rentabilidade, reserva de emergencia a gente não busca por rentabilidade, a gente procura por segurança e liquidez. Você vai encontrar isso no tesouro Selic, também tem opções de CDB com liquidez diária de 99% do CDI (que me lembro do ultimo post feito na comunidade).

Se for procurar as opções na IsaEx, lá no buscador coloque a opção Liquidez diária, que vai te mostrar apenas os títulos com liquidez diária, se você deixar para mostrar por rentabilidade, dificilmente eles vão aparecer, já que os títulos com vencimentos mais longos costumam render bem mais.

Eu tenho deixado no CDB do Bradesco 100% do CDI com liquidez diária e resgate automático.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Divino Eterno disse:

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

@Divino Eterno complementando a resposta do Danilo, o principal para a reserva de emergência é liquidez e disponibilidade, e depois rentabilidade, pois ela não é investimento. 

O recomendado é ter parte no Tesouro Selic e/ou CDB de liquidez diária pagando no mínimo 100% do CDI, parte na poupança do bancão, e parte em espécie em casa. Se achar que não é um problema, pode deixar parte em banco digital que pelo menos o saldo em conta renda 100% do CDI.

No Diagrama do Cerrado a reserva de emergência não entra na composição da sua carteira. É um valor que você vai controlar à parte. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Divino Eterno,

Concordo com todos, quando dizem que reserva de emergência é para estar disponível para uso emergência, mas discordo um pouco quando dizem que rentabilidade é secundário, principalmente para quem, como eu, ainda não tem grana suficiente para poder se dar ao luxo de não ligar para a rentabilidade de parte da carteira.

Dito isso, sigo as seguintes estratégias que, note bem, não é uma recomendação, é apenas como eu faço:

  • Quando comecei a construir a RE, ela era 100% em CDB de bancão com liquidez diária, pagando 100% do CDI.
  • Existem LCIs/LCAs com prazo de 3 anos que pagam líquido mais que os CDBs mencionados acima e que passam a ter liquidez imediata após 90 ou 180 dias.  Contratei alguns desses ao longo do tempo como parte da carteira de RF (não da RE) mas depois que passaram a contar com liquidez diária, eu os transferi da carteira de renda fixa para a RE, liberando grana que estava rendendo menos para ir para outro investimento que pague melhor.
  • O valor da RE que uso é de 10x o meu custo fixo mínimo mensal.  Excluo do custo fixo real mensal tudo aquilo que pode ser cancelado/suspenso de imediato em caso de emergência.  Uso 10x em vez de 6x para dar uma folga maior para um eventual periodo de transição do custo fixo real para o mínimo aqui mencionado, mas espero nunca precisar.
  • Tenho uma planilha de controle de investimentos em RF e o somatório de tudo que tem liquidez imediata tem que ser igual ou maior que a RE

Eu gosto de ter sempre uma folga nessa grana de RE (eu chamo ela de colchão financeiro) e tem outros valores que são para outras destinos mas que, em caso de necessidade, podem ser usados para emergência.  Por exemplo:  Eu amo viajar e viajo para o exterior todos os anos.  Sempre tenho uma graninha guarda em dólar e/ou euro e que vou comprando um pouquinho todos os meses.  Essa grana fica em casa guardada e posso dispôr dela imediatamente em caso de emergência. Acredito que dinheiro não aceita desaforo e mesmo sendo parte da minha RE, não é motivo para que ele não trabalhe para mim da forma mais eficiente possível.

Note que nada disso é uma recomendação; é apenas a forma que faço.  Eu controlo as minhas finanças e investimentos no detalhe; faço isso porque gosto e me dá prazer e tranquilidade ter uma visibilidade geral quando o assunto é grana; uso uma super-planilha que montei ao longo dos anos e para mim funciona muito bem.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Divino Eterno,

Concordo com todos, quando dizem que reserva de emergência é para estar disponível para uso emergência, mas discordo um pouco quando dizem que rentabilidade é secundário, principalmente para quem, como eu, ainda não tem grana suficiente para poder se dar ao luxo de não ligar para a rentabilidade de parte da carteira.

Dito isso, sigo as seguintes estratégias que, note bem, não é uma recomendação, é apenas como eu faço:

  • Quando comecei a construir a RE, ela era 100% em CDB de bancão com liquidez diária, pagando 100% do CDI.
  • Existem LCIs/LCAs com prazo de 3 anos que pagam líquido mais que os CDBs mencionados acima e que passam a ter liquidez imediata após 90 ou 180 dias.  Contratei alguns desses ao longo do tempo como parte da carteira de RF (não da RE) mas depois que passaram a contar com liquidez diária, eu os transferi da carteira de renda fixa para a RE, liberando grana que estava rendendo menos para ir para outro investimento que pague melhor.
  • O valor da RE que uso é de 10x o meu custo fixo mínimo mensal.  Excluo do custo fixo real mensal tudo aquilo que pode ser cancelado/suspenso de imediato em caso de emergência.  Uso 10x em vez de 6x para dar uma folga maior para um eventual periodo de transição do custo fixo real para o mínimo aqui mencionado, mas espero nunca precisar.
  • Tenho uma planilha de controle de investimentos em RF e o somatório de tudo que tem liquidez imediata tem que ser igual ou maior que a RE

Eu gosto de ter sempre uma folga nessa grana de RE (eu chamo ela de colchão financeiro) e tem outros valores que são para outras destinos mas que, em caso de necessidade, podem ser usados para emergência.  Por exemplo:  Eu amo viajar e viajo para o exterior todos os anos.  Sempre tenho uma graninha guarda em dólar e/ou euro e que vou comprando um pouquinho todos os meses.  Essa grana fica em casa guardada e posso dispôr dela imediatamente em caso de emergência. Acredito que dinheiro não aceita desaforo e mesmo sendo parte da minha RE, não é motivo para que ele não trabalhe para mim da forma mais eficiente possível.

Note que nada disso é uma recomendação; é apenas a forma que faço.  Eu controlo as minhas finanças e investimentos no detalhe; faço isso porque gosto e me dá prazer e tranquilidade ter uma visibilidade geral quando o assunto é grana; uso uma super-planilha que montei ao longo dos anos e para mim funciona muito bem.

Que massa @William Redig, adorei a sua sugestão, só faltou compartilhar essa sua super planilha com a gente hehehe, brincadeira mas se tiver como eu queria, valeu de mais pelo apoio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tem uma aula que o Raul fala em deixar a reserva de emergência na poupança mesmo.

ah mas poupança é um péssimo investimento? Sim. 

Mas reserva de emergência não é pra render, é pra tá lá disponível o dia e a hora que vc precisar. Por exemplo, se vc precisar dela num sábado de madrugada, ela tá lá a sua disposição pra uso imediato.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Minha reserva de emergência eu penso que pelo menos 6 meses tem que estar fácil de pegar... Tem banco que tem liquidez diária com 100% CDI e vc pega na hora que quiser...

Já meus outros 6 meses, eu não me preocupo em colocar algo mais longo com resultado melhor, porém vencendo em até 90 dias... Pois se der uma merda grande, eu retiro antes do tempo e perco o rendimento... Se der merda aos poucos, tenho 6 meses pra chegar lá, já vai ter vencido e já vou estar preparado. Se não der merda, rende melhor.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Tem uma aula que o Raul fala em deixar a reserva de emergência na poupança mesmo.

ah mas poupança é um péssimo investimento? Sim. 

Mas reserva de emergência não é pra render, é pra tá lá disponível o dia e a hora que vc precisar. Por exemplo, se vc precisar dela num sábado de madrugada, ela tá lá a sua disposição pra uso imediato.

Concordo em parte; justamente na parte que eu posso precisar num sábado de madrugada, mas isso não é a reserva inteira.  Consigo imaginar muito poucas situações no sábado de madrugada que o cartão de crédito não consiga resolver...

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Minha reserva de emergência eu penso que pelo menos 6 meses tem que estar fácil de pegar... Tem banco que tem liquidez diária com 100% CDI e vc pega na hora que quiser...

Já meus outros 6 meses, eu não me preocupo em colocar algo mais longo com resultado melhor, porém vencendo em até 90 dias... Pois se der uma merda grande, eu retiro antes do tempo e perco o rendimento... Se der merda aos poucos, tenho 6 meses pra chegar lá, já vai ter vencido e já vou estar preparado. Se não der merda, rende melhor.

Boa essa, hein? Vou copiar. 
No que você investe com vencimento em até 90 dias? @Rai Nunes Espindola

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/04/2023 at 09:32, Divino Eterno disse:

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

Siga a dica do Raul de procurar bem cedo. Vi LCA de menos de 2 anos no BB. Ainda não entrei na IsaEx, mas deve ter coisas de 1 ano também, logo de manhã. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Boa essa, hein? Vou copiar. 
No que você investe com vencimento em até 90 dias? @Rai Nunes Espindola

 

3 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Depende... Uso muito ainda a liquidez diária, mas um LCI / LCA pode ir bem dependendo da oferta.

Mas ai são títulos com vencimento em 90 dias? Ou com carência de 90 dias? Porque eu tenho LCA do Bradesco 93% do CDI com carência de 90 dias, com vencimento em 360 dias, ou seja, passando 90 dias ela passa a ter liquidez diária, mas "travo'' a rentabilidade por 1 ano

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/04/2023 at 09:32, Divino Eterno disse:

Bom dia a todos!

Sou novo nos investimentos e quero montar minha reserva de emergência, dando uma olhada nos títulos de renda fixa CDBs e afins, eu percebi que todos tem um vencimento muito longo, coisa de 2 a 5 anos, dentro do app Órama que creio eu seja da plataforma do curso da UVP, eu só achei esses títulos com vencimentos longos, e também não consegui achar algum lugar que fale se o titulo pode ser resgatado a qualquer momento ou não, alguém com mais experiencia que eu pode me indicar onde deixo minha reserva de emergência?

@Divino Eterno só um ponto importante, o "app Orama" não é da AUVP, e o Raul ja citou em algumas lives que nao é o ideal efetuarmos aplicações por ele e sim na plataforma (site, pc a moda antiga mesma, como faziam os Astecas hehe), mas brincadeiras a parte, eu não sabia disso e usei algumas vezes mas apenas para consulta, mas para adquirir titulos e investir em FII e ações, uso a plataforma web no computador.

Acredito que em breve teremos um APP exclusivo da ISAEX como o proprio Raul mencionou ontem na live.

 

Sobre a reserva em si e onde aplicar, vi que os amigos colaboraram bastante acima, eu só posso afirmar que ja usei a minhas umas 3 ou 4 vezes na vida (destes 44 ninhos de vida), e na prática assim como na teoria, ter liquidez é fundamental ... apesar de entender o mote de alguns de "ah dinheiro parado isso e aquilo, não aceito bla bla bla " este discurso só fica em voga pq os juros atualmente estão altos, quando eles estabilizam noa faz tanta diferença assim, e sim se vc botar uma parte muito grande de sua RE em um CDB e ele der M.... vai ter que aguardar as semanas/meses do FGC (isso também é importante avaliar)

No mais desejo bons estudos e ótimos investimentos a todos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...