Jump to content

Financiar ou comprar uma casa??


Recommended Posts

Fiz um pequeno calculo com base nos preços de casas e financiamentos em minha cidade. O famoso José esse de minas, financiou um imóvel de 170000,00 Então resolvi usar a calculadora de juros compostos: Valor de entrada:17000,00 Valor das parcelas: 600,00 Taxa de juros:0,52 mês Período: 420 meses Se tivesse investido esses valores com essa taxa no mesmo período teria: Total investido: 269000,00 ( numa casa avaliada em 170000,00) Total ganho de juros: 784.778,61 Total: 1.053.778,61
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

estou começando a turma 4. tenho um ap quitado que adquiri ha 15 anos . Minha mentalidade era de "passar num concurso e comprar uma casa propria". Assim o fiz. hj ja penso que viveria de aluguel e investiria o valor do meu ap. mas ainda não tenho coragem de vende-lo . com a pandemia fiz isso com meu carro , pois trabalho remotamente desde fev/20. espero abrir mais a mente pra poder fazer qualquer movimento com segurança e sem culpa. com o carro deu tudo certo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Se planejar, estudar e ter segurança da decisão vai te levar mais longe, hoje não tenho nenhum patrimônio imobilizado no meu nome, tenho carro, moro em um ap bacana, a sensação de liberdade de não estar preso é um dos melhores sentimentos. Quando digo liberdade é poder mudar casa conforme necessidade, não ter que se preocupar com impostos e manutenções, o mesmo vale para o carro. Sabendo negociar a conta sempre fecha!! boa sorte nos estudos e nos próximos passos!! estou começando a turma 4 e essa é a minha percepção não é recomendação de nada :D
Link para compartilhar
Share on other sites

sou igual a carro velho que precisa pegar no tranco ladeira abaixo, wagner, talvez hj o medo é meu maior concorrente. Não deveria ser pois ja sei qual caminho trilhar. Mas nossas crenças limitantes herdadas dos pais( o meu bancário e minha mãe professora, ambos aposentados) podam você e acho que temos obrigação de nos desvencilhar dessas amarras e crenças. è uma ruptura que também traz ônus. No meu caso mudou muito a relação com minha família( pais e irmaos). Hoje eles me vêem como o "metido/riquinho" por pensar diferente, fora da nuvem em que fui criado. Sofri bastante com isso, mas a análise me colocou no lugar. Ninguem deve permanecer na zona de conforto. estou aqui por isso. Minha decisão em vender meu ap quitado depende muito desse medo . mas vamos evoluindo e aprendendo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendo muito vocês, casei fui "obrigado" a comprar uma casa, me separei fiquei 2 anos pagando ela sem usar pra conseguir vender agora (dez/20), pensar em quantos anos paguei carro (juros) e no quanto dinheiro joguei fora por um luxo meio desnecessário na época, de verdade não me arrependo de nada, ainda tenho tempo de correr atrás e ensinar a minha filha ater uma vida financeira melhor que a minha (o que não é muito dificil).
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que tudo é aprendizado, infelizmente o que passou não tem como mudar, mas podemos fazer diferente daqui pra frente. Há pouco tempo achava que financiamento era a única solução pra ter a tão sonhada casa própria. O importante é que estamos evoluindo e aprendendo a cada dia como melhor investir nosso suado dinheiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Galera, me ajudem! O que mais me chama atenção no cálculo entre financiar e alugar é onde morar quando vc substitui o valor da prestação por um valor aportado em investimentos. Pensar que a pessoa não vai pagar o financiamento, mas tem a corda no pescoço pagando o mesmo valor de aluguel não deixa essa questão ter tanto sentido pra mim. Meu imóvel é financiado, sem dúvidas hj não o faria mais, não como fiz, tão cedo, pois hj gostaria de ir pra uma casa maior e o fato de morar em um imóvel financiado não me deixa tão livre assim. Mas pago 2600 da prestação que poderiam ser investidos mensalmente se eu tivesse um outro lugar pra morar. Aqui onde moro, os aluguéis giram nessa média, e devido logística de tratamento da minha filha, fora de cogitação morar em outro bairro. Fato que nem toda verdade é absoluta, e cada realidade é uma realidade, mas pensar em cálculo entre financiar ou alugar é preciso considerar onde o humano e a família morarão enquanto aportam o valor que pagariam seu financiamento. Bjooooo!! Só pra reflexão!
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando escutei isso pela primeira vez fiquei confusa pois a vida inteira eu escutei que devemos ter nossa casa...... como é difícil mudar a chave para algumas coisas.
Temos nosso apartamento, sem financiamento, e falar de venda é sempre complicado! . Em janeiro, recebemos varias ofertas para vender, mas nem cogitamos, ainda mais pelo fato de estarmos sem trabalho o momento. Como disseram acima, quem sabe com o aprendizado isso mude.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...