Jump to content

  • 0

Vale a pena financiar um apartamento para alugar e o aluguel recebido ser usado para pagar as parcelas do próprio financiamento?


Thomaz Silva Wellausen

Pergunta

Bom dia galera! Tudo bem? Estou com uma dúvida no módulo de financiamento de imóveis. Meu caso:

Em 2020 comprei um apartamento de 29m2 em um local nobre de São Paulo com intenção de ser meu primeiro apto e para já ter um patrimônio em imóveis. Por ter sido na planta, consegui um preço de 290 mil reais. Não tenho intenção de pagar a vista por esse valor ser um pouco maior do que todos os meus ativos + reserva de emergência. Não seria prudente nem financeiramente vantajoso. Mas já estou feliz com a valorização. Ao pesquisar novamente o valor do imóvel hoje está valendo de 450 à 600 mil.

O apartamento será entregue no final de 2024, e na entrega de chaves, terei pago 90 mil e com o intuito de financiar por volta dos 200 mil restantes. Não tenho a intenção de morar nele imediatamente, por gostar de morar no apto que já estou com minha noiva, por ser pequeno para duas pessoas e por ter uma meta de fazer um intercâmbio em 2025. 

Por isso pensei nas seguintes opções: Seria interessante alugar ele (airbnb ou convencional) e com o valor do aluguel pagar as parcelas do próprio financiamento? Sabendo que o financiamento tem uma taxa de 10,80% a.a. e a taxa de aluguel de 0,5% ao mês desse apto (+ ou - $2750 se considerar 450k), já seria praticamente a parcela inicial ($2950) e mais do que a parcela final ($1560) podendo amortizar. Num prazo de 120 meses, o apto estaria quitado na metade do tempo. Além disso, tenho uma reserva para continuar o financiamento caso o aluguel não seja constante.

Ou a segunda opção: nem considero a opção de aluguel e vendo o apto por 450-500k, passando a divida de 200k de financiamento e lucrando com o valor da valorização.

De qualquer forma, não sei que decisão tomar. Sugestões?

 

Valeu e abraço!

Editado por Thomaz Silva Wellausen
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Já que não é para morar e colcoando na calculadora os dados, o mais rentável é vender, só teria dúvidas e valor agregado se fosse para você morar. Não vai ser fácil vender, mas vai ser a melhor opção, e tal vez até vender você deva entrar num financiamento.

 

Já que só conseguiria,.com muita sorte e esforço 0,5%, isso se não tiver desocupação,.o q faria cair.esse percentual.

Vendendo e colocando (como exemplo, não é uma sugestão de investimentos) em fundos imobiliários, você consegue facilmente 0,7%, e.ainda aproveita que estão em promoção, valor da cota sobre o valor patrimonial 

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olhando de fora, se pagou 90k e vai conseguir cerca de 300k por ele, é um lucro absurdo que entra no seu bolso, em vez de contrair uma dívida de longo prazo.  Para não sair do ramo de imóveis, 300k em FIIs conservadores, de tijolo, vão te render facilmente 0,7% a.m. que dá 8,7% a.a. Isso sem contar que essa grana é praticamente limpa pois os fundos de tijolo tendem a valorizar bem parecido com a inflação.  Se você puder dispor da renda para reinvestimento, vai crescer mais ainda a bola de neve e transforma esses 300 em 500 em uns 5 ou 6 anos.

O imóvel nesse periodo vai requer manutenção, ter inquilinos que não cuidam do imóvel como se fosse deles, condomínio, iptu, etc... em suma, será um ativo/passivo que coloca dinheiro no seu bolso com uma mão e depois tira com a outra...

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, William Redig disse:

Olhando de fora, se pagou 90k e vai conseguir cerca de 300k por ele, é um lucro absurdo que entra no seu bolso, em vez de contrair uma dívida de longo prazo.  Para não sair do ramo de imóveis, 300k em FIIs conservadores, de tijolo, vão te render facilmente 0,7% a.m. que dá 8,7% a.a. Isso sem contar que essa grana é praticamente limpa pois os fundos de tijolo tendem a valorizar bem parecido com a inflação.  Se você puder dispor da renda para reinvestimento, vai crescer mais ainda a bola de neve e transforma esses 300 em 500 em uns 5 ou 6 anos.

O imóvel nesse periodo vai requer manutenção, ter inquilinos que não cuidam do imóvel como se fosse deles, condomínio, iptu, etc... em suma, será um ativo/passivo que coloca dinheiro no seu bolso com uma mão e depois tira com a outra...

Verdade tinha esquecido dos impostos 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/04/2023 at 14:57, Thomaz Silva Wellausen disse:

Bom dia galera! Tudo bem? Estou com uma dúvida no módulo de financiamento de imóveis. Meu caso:

Em 2020 comprei um apartamento de 29m2 em um local nobre de São Paulo com intenção de ser meu primeiro apto e para já ter um patrimônio em imóveis. Por ter sido na planta, consegui um preço de 290 mil reais. Não tenho intenção de pagar a vista por esse valor ser um pouco maior do que todos os meus ativos + reserva de emergência. Não seria prudente nem financeiramente vantajoso. Mas já estou feliz com a valorização. Ao pesquisar novamente o valor do imóvel hoje está valendo de 450 à 600 mil.

O apartamento será entregue no final de 2024, e na entrega de chaves, terei pago 90 mil e com o intuito de financiar por volta dos 200 mil restantes. Não tenho a intenção de morar nele imediatamente, por gostar de morar no apto que já estou com minha noiva, por ser pequeno para duas pessoas e por ter uma meta de fazer um intercâmbio em 2025. 

Por isso pensei nas seguintes opções: Seria interessante alugar ele (airbnb ou convencional) e com o valor do aluguel pagar as parcelas do próprio financiamento? Sabendo que o financiamento tem uma taxa de 10,80% a.a. e a taxa de aluguel de 0,5% ao mês desse apto (+ ou - $2750 se considerar 450k), já seria praticamente a parcela inicial ($2950) e mais do que a parcela final ($1560) podendo amortizar. Num prazo de 120 meses, o apto estaria quitado na metade do tempo. Além disso, tenho uma reserva para continuar o financiamento caso o aluguel não seja constante.

Ou a segunda opção: nem considero a opção de aluguel e vendo o apto por 450-500k, passando a divida de 200k de financiamento e lucrando com o valor da valorização.

De qualquer forma, não sei que decisão tomar. Sugestões?

 

Valeu e abraço!

@Thomaz Silva Wellausen sem acréscimos, pois o pessoal já pontual muito bem sobre seu caso. Minha curiosidade é saber qual é o prédio e onde ele fica em São Paulo que mais que dobrou o valor em 2-3 anos?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Thomaz Silva Wellausen sem acréscimos, pois o pessoal já pontual muito bem sobre seu caso. Minha curiosidade é saber qual é o prédio e onde ele fica em São Paulo que mais que dobrou o valor em 2-3 anos?

Boa noite @Flavio Prado

Foi na região de Pinheiros/Sumaré, ao lado das Clinicas, a 200m do metro Sumaré. Descobri essa valorização no momento que liguei novamente para construtora passando como se fosse um interessado no mesmo prédio. O mesmo apto que paguei 290k estavam pedindo entre 450-600k dependendo do andar. Também pesquisei que não fui uma excessão: no indice quinto andar a região de pinheiros valorizou 20% em 2022.

Editado por Thomaz Silva Wellausen
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/04/2023 at 20:48, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Já que não é para morar e colcoando na calculadora os dados, o mais rentável é vender, só teria dúvidas e valor agregado se fosse para você morar. Não vai ser fácil vender, mas vai ser a melhor opção, e tal vez até vender você deva entrar num financiamento.

 

Já que só conseguiria,.com muita sorte e esforço 0,5%, isso se não tiver desocupação,.o q faria cair.esse percentual.

Vendendo e colocando (como exemplo, não é uma sugestão de investimentos) em fundos imobiliários, você consegue facilmente 0,7%, e.ainda aproveita que estão em promoção, valor da cota sobre o valor patrimonial 

 

Pensando racionalmente faz sentido mesmo vender, principalmente contando com os custos embutidos muito bem pontuados pelo @William Redig. Me fez lembrar meu pai tem uma casa de 1 milhão e meio que não consegue ter um aluguel de 0,5%, ao mesmo tempo que a ultima inquilina não fez nenhuma manutenção da casa, o que desvalorizou. Ou seja, de um lado o dinheiro entrou com o aluguel, mas do outro saiu com a depreciação da falta de manutenção.

Aguardo então a entrega das chaves para colocar a venda já com a valorização ou coloco para vender o quanto antes para vender antes de ter que pegar o financiamento? Lembrando que o prédio ainda está em construção.

(Apenas desabafando, emocionalmente iria vender com peso no coração pois gostei muito do projeto, seria meu primeiro apto e adoro arquitetura, mas com os 300k no bolso posso muito bem ir atrás de voos maiores)

Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Thomaz Silva Wellausen disse:

Pensando racionalmente faz sentido mesmo vender, principalmente contando com os custos embutidos muito bem pontuados pelo @William Redig. Me fez lembrar meu pai tem uma casa de 1 milhão e meio que não consegue ter um aluguel de 0,5%, ao mesmo tempo que a ultima inquilina não fez nenhuma manutenção da casa, o que desvalorizou. Ou seja, de um lado o dinheiro entrou com o aluguel, mas do outro saiu com a depreciação da falta de manutenção.

Aguardo então a entrega das chaves para colocar a venda já com a valorização ou coloco para vender o quanto antes para vender antes de ter que pegar o financiamento? Lembrando que o prédio ainda está em construção.

(Apenas desabafando, emocionalmente iria vender com peso no coração pois gostei muito do projeto, seria meu primeiro apto e adoro arquitetura, mas com os 300k no bolso posso muito bem ir atrás de voos maiores)

Obrigado!

Eu venderia antes de ter q fazer financiamento, além dosnjutos tem q pagar taxa de cartório proporcional (quase sempre o teto) ao valor do imóvel  mas.o ITBI e q não são consideradas ao fazer a conta do juros CET

Depois q alguns anos, uns dez anos, que você tiver mais patrimônio, você pode voltar ao projeto e comprar com os seus rendimentos sem afetar o seu patrimônio 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/04/2023 at 16:45, Flavio Prado disse:

@Thomaz Silva Wellausen sem acréscimos, pois o pessoal já pontual muito bem sobre seu caso. Minha curiosidade é saber qual é o prédio e onde ele fica em São Paulo que mais que dobrou o valor em 2-3 anos?

Estúdios em SP, dependendo da localização (se for perto de metrô, shopping, faculdade), têm valorizado isso por aqui (em SP) da planta à entrega.... o preço tá cada vez mais absurdo.

E com as taxas de juros elevadas, muita gente entrou em financiamento e vende por "pechincha" (com aspas enormes) por estarem com a corda no pescoço; então gera boas oportunidades pra quem tem dinheiro pra dar uma boa entrada e esperar até a entrega.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/04/2023 at 14:57, Thomaz Silva Wellausen disse:

Bom dia galera! Tudo bem? Estou com uma dúvida no módulo de financiamento de imóveis. Meu caso:

Em 2020 comprei um apartamento de 29m2 em um local nobre de São Paulo com intenção de ser meu primeiro apto e para já ter um patrimônio em imóveis. Por ter sido na planta, consegui um preço de 290 mil reais. Não tenho intenção de pagar a vista por esse valor ser um pouco maior do que todos os meus ativos + reserva de emergência. Não seria prudente nem financeiramente vantajoso. Mas já estou feliz com a valorização. Ao pesquisar novamente o valor do imóvel hoje está valendo de 450 à 600 mil.

O apartamento será entregue no final de 2024, e na entrega de chaves, terei pago 90 mil e com o intuito de financiar por volta dos 200 mil restantes. Não tenho a intenção de morar nele imediatamente, por gostar de morar no apto que já estou com minha noiva, por ser pequeno para duas pessoas e por ter uma meta de fazer um intercâmbio em 2025. 

Por isso pensei nas seguintes opções: Seria interessante alugar ele (airbnb ou convencional) e com o valor do aluguel pagar as parcelas do próprio financiamento? Sabendo que o financiamento tem uma taxa de 10,80% a.a. e a taxa de aluguel de 0,5% ao mês desse apto (+ ou - $2750 se considerar 450k), já seria praticamente a parcela inicial ($2950) e mais do que a parcela final ($1560) podendo amortizar. Num prazo de 120 meses, o apto estaria quitado na metade do tempo. Além disso, tenho uma reserva para continuar o financiamento caso o aluguel não seja constante.

Ou a segunda opção: nem considero a opção de aluguel e vendo o apto por 450-500k, passando a divida de 200k de financiamento e lucrando com o valor da valorização.

De qualquer forma, não sei que decisão tomar. Sugestões?

 

Valeu e abraço!

Eu já pensei bastante sobre esse tipo de negócio; porém, acredito que vale mais a pena quando se trata de diversificação de investimento. Se é seu único capital, ficar mobilizado pode te fazer perder outras oportunidades.

Por outro lado, se você tem um emprego estável no qual tem certeza que conseguirá pagar o financiamento; é uma maneira "mais segura" de se alavancar, visto que para o banco retirar seu imóvel é muito mais complexo que outras formas de alavancagem. 

Sobre dor de cabeça com inquilinos, hoje existem empresas especializadas em gestão de apartamentos de airbnb; a própria empresa cuida da limpeza, entrada e saída de inquilinos, etc. Você teria menos lucro mas sem dor de cabeça com isso. 

Como quase tudo na vida, a decisão depende hahaha... mas, se o lucro já é evidente como relatou, eu também venderia e partiria pra uma outra oportunidade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Thomaz Silva Wellausen

Cara, eu fiz diversos cálculos para te ajudar a tomar sua decisão, mas deu algum erro na hora de postar aqui e perdi a mensagem inteira 🤦‍♂️

Eu calculei o melhor cenário de aluguel do seu imóvel comparando com o pior cenário de venda e investimento. Mesmo assim, vender e investir deu um resultado muito superior (em 30 anos).

Eu posto aqui na comunidade atualmente em coisas mais rápidas, porque meu dia é corrido. Prometo que quando tiver um tempo maior livre vou refazer os cálculos com calma. Até porque eu sou iniciante no curso, vai que estou calculando algo muito errado.

Abs!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olha grande parte do meu patrimônio foi feita com imóveis e já adotei essa estratégia sua. Mas poucas vezes o aluguel compensa a parcela. A vantagem de fazer algo assim é contar com a valorização do bem, mas essa vc já teve. Eu venderia com certeza, ainda mais querendo fazer um intercâmbio. Melhor liquidez quando se é estudante né.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

@Thomaz Silva Wellausen

Cara, eu fiz diversos cálculos para te ajudar a tomar sua decisão, mas deu algum erro na hora de postar aqui e perdi a mensagem inteira 🤦‍♂️

Eu calculei o melhor cenário de aluguel do seu imóvel comparando com o pior cenário de venda e investimento. Mesmo assim, vender e investir deu um resultado muito superior (em 30 anos).

Eu posto aqui na comunidade atualmente em coisas mais rápidas, porque meu dia é corrido. Prometo que quando tiver um tempo maior livre vou refazer os cálculos com calma. Até porque eu sou iniciante no curso, vai que estou calculando algo muito errado.

Abs!

Puts que merda que deu erro... Eu agradeço muito se você mostrar seus cálculos, quando puder claro.

Estava pensando aqui e em resumo: taxa de corretagem (18k) + parcelas (90k) + financiamento (200k) + taxas para transferência (+/-14k). Sem contar com uma reforma que precisaria (+/-60k) , já que o apto é entregue no contrapiso, seria um total de 382k de custos.

Se eu vender por 500k antes da entrega das chaves e financiamento, pagando apenas os 108k que já assumi, eu teria um lucro de 192k. Se eu vender por 500k mantendo o apto, 118k. Nesse caso eu venderia até mais caro por ter feito as benfeitorias. Mas mantive o mesmo valor para facilitar as contas.

Seria interessante ver a diferença entre valores: 1) caso eu mantivesse o apto como um passivo de valor rendendo um aluguel, 2) caso eu vendesse valorizado com a reforma do apto ou 3) se eu vendesse o quanto antes, passando financiamento e pegando o lucro e deixando investido em outra coisa. Não tenho a menor ideia de como fazer essas contas kkkkkk

Mas obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Suellen Aparecida Melia Rezende disse:

Olha grande parte do meu patrimônio foi feita com imóveis e já adotei essa estratégia sua. Mas poucas vezes o aluguel compensa a parcela. A vantagem de fazer algo assim é contar com a valorização do bem, mas essa vc já teve. Eu venderia com certeza, ainda mais querendo fazer um intercâmbio. Melhor liquidez quando se é estudante né.

Penso exatamente isso. Se eu me esforçasse eu até conseguiria comprar o apto sem precisar financiar, mas isso levaria mais de 70% do meu patrimônio, acho arriscado imobilizar 2/3 do que eu tenho em um ativo. Sem falar que pretendo usar esse dinheiro então a liquidez é muito importante.

A não ser que no ano que vem a Selic caia e os juros de financiamento também, ai posso até considerar refazer os cálculos e ver se o aluguel vence a parcela de financiamento. 

Até lá, vou anunciar para venda.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Cara, eu fiz diversos cálculos para te ajudar a tomar sua decisão, mas deu algum erro na hora de postar aqui e perdi a mensagem inteira 🤦‍♂️

Eu calculei o melhor cenário de aluguel do seu imóvel comparando com o pior cenário de venda e investimento. Mesmo assim, vender e investir deu um resultado muito superior (em 30 anos).

Eu posto aqui na comunidade atualmente em coisas mais rápidas, porque meu dia é corrido. Prometo que quando tiver um tempo maior livre vou refazer os cálculos com calma. Até porque eu sou iniciante no curso, vai que estou calculando algo muito errado.

Abs!

Custo inicial do apartamento: 90 mil "de entrada"
Financiamento: R$ 200.000
Valor atualizado Apartamento: 600 mil
Média parcela inicial + final: R$ 2.255

Estou chutando 30 anos de financiamento.

Para calcular o resultado com o aluguel precisaria de mais informações e calcular mês a mês porque o valor das parcelas vão mudando.

Mas vou fazer em cima da média (o que é errado pois o resultado é superior a realidade).

Considerando então R$ 3.000 (0,5% de 600k) de aluguel e parcelas de R$ 2.255. Ou seja, um cenário bem melhor do que vc provavelmente vai ter. A diferença do aluguel para a parcela é de R$ 745 com juros em 8% conforme normalmente usamos aqui para longo prazo.

image.png.94dc42fb8d1119295954e1cb38cba36e.png

Em 10 anos:

image.png.f8a8321540eae08a6b258cda1a6ea857.png

 

Em 20 anos:

image.png.39dd5af97aa02fe00acd4b08ccf9bd23.png

 

Em 30 anos:

image.png.0036c93fb3caf1b0017284820f9061de.png

 

Então após 30 anos vc teria R$ 780.000 dessa aplicação da diferença da parcela. O valor real é bem distante desse na verdade, pois vc nem começa aportar nos primeiros meses e os aportes iniciais fazem toda diferença nesse tempo.

 

Seu imóvel já deu uma baita valorizada, não deve mais acontecer. Mas vamos considerar 6% ao ano de valorização pela região, que já é superestimado na minha opinião levando em conta que estamos falando da "média" de 30 anos. O valor do imóvel chegaria em R$ 2.846.094,70.

Somando com o investimento, seu patrimônio seria de: R$ 3.627.264,89

Isso aí é o resultado em um mundo muito além do que vc vai conseguir na realidade. Só joguei tudo muito pra cima pela falta de informação. Sem considerar alguns pontos que podem impactar negativamente, como ficar sem inquilino e ter que pagar condomínio e IPTU, além da parcela.

Além de que consideramos o maior valor mencionado e calculamos o aluguel em cima dele. Mas pode ser que anunciem o apartamento por 600 e só consigam vender por 450. Não sei.

Agora vamos fazer a conta com vc investindo, mas considerando o pior cenário possível.

Se vender o apartamento por 450.000, onde vão te sobrar então R$ 250.000 e aportando a média da parcela.

Segundo o Raul, em FIIs vc consegue ao menos 0,7% em fundos conservadores.

image.png.3a76fbf283c769339a001265abfe27aa.png

 

Em 10 anos:
image.png.f109add5edc75ca021bb0113d21337e0.png

 

Em 20 anos:
image.png.ee2a863be4773fab12b44db791d1f620.png

 

Em 30 anos:
image.png.8eba696f3be92723ac5a9e8f2c5380b6.png

 

Devemos considerar que vc vai aportar mais no começo, porque as parcelas iniciais são mais caras... Então o resultado seria muito melhor, mesmo aportando menos no final.

Resumindo, calculamos o melhor cenário possível do seu apartamento sendo alugado e comparamos com o pior cenário possível na venda do seu apartamento e aportando.

Ainda assim vc saiu 2 milhões na frente vendendo o apartamento.

Fora que os FIIs tem uma liquidez muito melhor.

Nem precisa entrar no detalhe da conta.

 

Espero não ter comido bola em nada, os mais experientes chequem as contas, por favor!!! @Flavio Prado

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Thomaz Silva Wellausen disse:

Puts que merda que deu erro... Eu agradeço muito se você mostrar seus cálculos, quando puder claro.

O mestre @Flavio Prado localizou o post! Está aí acima parceiro!!

 

Aguarde mais alguém revisar meus cálculos, porque sou novato.

Editado por Rai Nunes Espindola
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, Thomaz Silva Wellausen disse:

Seria interessante ver a diferença entre valores: 1) caso eu mantivesse o apto como um passivo de valor rendendo um aluguel, 2) caso eu vendesse valorizado com a reforma do apto ou 3) se eu vendesse o quanto antes, passando financiamento e pegando o lucro e deixando investido em outra coisa. Não tenho a menor ideia de como fazer essas contas kkkkkk

1) seu aluguel com muito esforço e sorte, vai conseguir chegar a 0,5% do imóvel (e ainda teria que pagar IR, comissao da imobiliária, iptu...), em FIIs você consegue facilmente 0,7% isento de IR

2) o custo da reforma, vai valorizar seu imóvel, mas não tanto quanto os primeiros anos de crescimento da vizinhança, fora o custo de oportunidade de usar esse dinheiro em outra coisa, e o tempo que vai demorar para vender um imóvel mais caro pode ser maior

3) melhor cenário, é realizar o lucro assim que possível, fazer a simulaçao na calculadora de juros compostos quanto esse valor renderia em dois ou tres anos que seria o tempo de ficar pronto mais a reforma

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/04/2023 at 14:57, Thomaz Silva Wellausen disse:

Bom dia galera! Tudo bem? Estou com uma dúvida no módulo de financiamento de imóveis. Meu caso:

Em 2020 comprei um apartamento de 29m2 em um local nobre de São Paulo com intenção de ser meu primeiro apto e para já ter um patrimônio em imóveis. Por ter sido na planta, consegui um preço de 290 mil reais. Não tenho intenção de pagar a vista por esse valor ser um pouco maior do que todos os meus ativos + reserva de emergência. Não seria prudente nem financeiramente vantajoso. Mas já estou feliz com a valorização. Ao pesquisar novamente o valor do imóvel hoje está valendo de 450 à 600 mil.

O apartamento será entregue no final de 2024, e na entrega de chaves, terei pago 90 mil e com o intuito de financiar por volta dos 200 mil restantes. Não tenho a intenção de morar nele imediatamente, por gostar de morar no apto que já estou com minha noiva, por ser pequeno para duas pessoas e por ter uma meta de fazer um intercâmbio em 2025. 

Por isso pensei nas seguintes opções: Seria interessante alugar ele (airbnb ou convencional) e com o valor do aluguel pagar as parcelas do próprio financiamento? Sabendo que o financiamento tem uma taxa de 10,80% a.a. e a taxa de aluguel de 0,5% ao mês desse apto (+ ou - $2750 se considerar 450k), já seria praticamente a parcela inicial ($2950) e mais do que a parcela final ($1560) podendo amortizar. Num prazo de 120 meses, o apto estaria quitado na metade do tempo. Além disso, tenho uma reserva para continuar o financiamento caso o aluguel não seja constante.

Ou a segunda opção: nem considero a opção de aluguel e vendo o apto por 450-500k, passando a divida de 200k de financiamento e lucrando com o valor da valorização.

De qualquer forma, não sei que decisão tomar. Sugestões?

 

Valeu e abraço!

Olha, é uma decisão muito pessoal  sua. Porém, como vc falou que gostou muito do imóvel e ele é na região de pinheiros eu sinceramente estudaria mais um pouco e tenderia a FICAR com o imóvel,  eu to indo bem na contra mão do que todos estão falando aqui. 

Alguns pontos que vc levantou:

* 200 metros do metros clinicas

* perto da faculdade de medicina

* perto da paulista

* perto do pacaembu

Acredito que vale um estudo mais detalhado com os valores dos alugueis praticados ai na região que vc comprou o AP, pq assim..

Eu moro no centro de Osasco, tenho um apartamento a 300 metros da estação de trem. atualmente aqui os apartamentos estão na casa dos 390 mil reais.

um vizinho alugou o apartamento aqui por um valor de aproximadamente 3300 no térreo com o condomínio e imposto incluso. ( o ap tinha somente os armários básicos.

Considerando o local e os pontos q informei acima, acredito que vc consiga um valor de uns 4mil reais mensais com o condomínio e imposto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Olha, é uma decisão muito pessoal  sua. Porém, como vc falou que gostou muito do imóvel e ele é na região de pinheiros eu sinceramente estudaria mais um pouco e tenderia a FICAR com o imóvel,  eu to indo bem na contra mão do que todos estão falando aqui. 

Alguns pontos que vc levantou:

* 200 metros do metros clinicas

* perto da faculdade de medicina

* perto da paulista

* perto do pacaembu

Acredito que vale um estudo mais detalhado com os valores dos alugueis praticados ai na região que vc comprou o AP, pq assim..

Eu moro no centro de Osasco, tenho um apartamento a 300 metros da estação de trem. atualmente aqui os apartamentos estão na casa dos 390 mil reais.

um vizinho alugou o apartamento aqui por um valor de aproximadamente 3300 no térreo com o condomínio e imposto incluso. ( o ap tinha somente os armários básicos.

Considerando o local e os pontos q informei acima, acredito que vc consiga um valor de uns 4mil reais mensais com o condomínio e imposto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual o tamanho do apartamento?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...