Jump to content

Porque herança não conta como forma de acumular riqueza?


Recommended Posts

Na prova do modulo 1, tem uma pergunta que fala das formas de acumular riqueza Uma das opções era herança familiar, que foi considerada como falsa.
Fiquei me perguntando o porque dessa alternativa ser falsa, ja que herança familiar existe de fato e dependendo da sua familia pode ser uma baita grana.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Fernanda, pelo que entendi, a "lição" da questão está mais nas alternativas do que na pergunta em si. As alternativas abordam roubar, aplicar golpes, ter raiva do dinheiro, receber herança ou impactar o maior número de pessoas possíveis.
Tendo isso em vista, acredito que a questão tenta nos desestimular a seguir por outros caminhos que não sejam impactar pessoas, afinal, roubar e aplicar golpes não faz do ladrão uma pessoa rica, ter raiva do dinheiro não vai resolver os problemas do mundo e passar a vida aguardando uma herança também não parece uma forma de ficar rico, pois ela pode não vir ou ser dissipada pelos impostos.
Acha que faz sentido?
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu cheguei a refletir sobre essa questão.
Acredito que se a herança for um valor em dinheiro, ela conta como forma de acumular riqueza, pois você pode investi-la e gerar juros compostos sobre ela.
Porém, se a herança for um bem material (carro, apartamento, casa, entre outros) ela será considerada um passivo. Dessa forma, você terá gastos para mantê-la, e não acumulará riqueza.

Link para compartilhar
Share on other sites

Se você ganhasse hoje: 1 milhão de reais e não soubesse gerir. Ficaria rica? Não.
Um exemplo dado pelo Raul no curso é: se te dessem uma ferrari você seria rico? (eu não ia nem manter uma Ferrari rsrsrs) Por isso Herança não foi a opção correta na prova, pois ela pode ser um passivo... (você pensa em dinheiro, né? mas se fosse uma casa cara que só o condomínio fosse seu salário?)
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acertei a questão por conta das outras alternativas, mas como professora fiquei um pouco incomodada já que teoricamente a alternativa está correta.
Entendo a “lição” da questão e concordo que se a herança for de passivos apenas, realmente não enriquece ninguém. A não set que a pessoa saiba administrar o patrimônio.
Enfim, estava me perguntando se eu tinha deixado passar alguma informação ☺️
Link para compartilhar
Share on other sites

concordo com Evy Santos a Ilustração da Ferrari deixou bem claro que nem sempre uma Herança ou um "presente" é uma forma de te deixar rico até um ponto que achei interessante no modulo 1 é que uma pessoa que descobriu a formula da riqueza mesmo que ela perca tudo ela voltar a ser rico, até mais rápido do que na primeira vez. por outro lado também é verdade ele até mostrou o vídeo de uma rapaz que ganhou na mega sena e perdeu tudo, ai entra na questão da herança.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu refleti nessa questão, mas considerando as demais possibilidades, entendi que realmente a herança, por si só, não te gera renda, pode ser imóveis que irão geral despesa, ou até mesmo dinheiro, que se não for bem controlado, vai pelo ralo, como nos exemplos do raul, quando fala que o dinheiro não aceita desaforo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Digo por experiência própria, com o falecimento do meu pai veio a "herança": todas as dívidas que estavam no nome dele vieram para mim e meus irmãos (empréstimos bancários, cartões de créditos, contas, malha fina de IR) que tivemos que quitar pois ficariam em nossos nome. Quando pensamos na palavra herança, remetemos a ganhos, mas existe perda também. Você herda tudo, tanto dívidas quanto bens. Claro, recebi imóveis de herança também, mas que são outros problemas, pois o apartamento tem um custo alto devido a ser antigo e está a venda a algum tempo. Sendo assim, não podemos contar com a herança como um meio de acumular riqueza, não é algo concreto e imediato.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
A herança sem conhecimento no geral gera mais passivos do que ativos, se ela vier com imóveis, carros e etc, faz com que a pessoa que enriqueceu de maneira rápida, perca tudo o que tem se não souber gerir, então a ideia é justamente essa.
Falamos sobre isso na aula onde conto sobre as pessoas que ganharam na loteria e ficaram pobres e sobre os bilionários que voltaram a enriquecer, mas a ideia é exatamente gerar o debate :)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...