Jump to content

Dicas para proteger sua identidade digital e não cair em golpes


Recommended Posts

24 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@ardinhas, 

Abaixo uma lista de dicas para proteger a sua identidade digital e evitar prejuízos:

  • Usar um endereço de email para recuperação de senhas diferente daquele que você usa no dia-a-dia e não ter ele cadastrado no celular;
  • Não use a sua linha do dia-a-dia como linha para receber SMS de recuperação de senha ou autenticação de 2 fatores.  Pode até usar o número de um familiar ou amigo e quando precisar, liga para ele, avisa que vai usar e pede para ele te repassar o código quando chega e NUNCA repassar se você não avisar antes;
  • Usar autenticação de duplo-fator;
  • Não usar a mesma senha em vários sites; se isso for muito complicado para você, considere usar um programa gerenciador de senhas, tipo lastpass, bitwarden ou outros...;
  • Não ter app de bancos no celular que anda com você na rua;  se isso for impossível, considere ter apenas um app de banco e manter lá apenas a grana que você usa no dia-a-dia;
  • Não ande com todos os seus cartões na carteira; leve apenas o que você vai usar;
  • NUNCA de informações de CPF, filiação, etc.. para alguém que te liga.  Se ti ligarem do banco pedindo essas informações para confirmar a segurança, desligue na hora; se achar que tem motivo para ser uma ligação legítima, faça você perguntas que confirmem que quem está do outro lado linha é quem diz que é.  Pode ainda dar uma informação errada e ver se a pessoa do outro lado da linha sabe que está errada (fornecendo o CPF, endereço ou nome da mãe errado, por exemplo)
  • DESCONFIE!!

Quem tiver algo mais a acrescentar, acho que o cardume inteiro vai agradecer!!

 

Fala, William. Bom dia, blz?

Excelentes pontos, concordo com todos. Gostaria de contribuir com mais alguns.

  • Tome cuidado com as ofertas e propostas que chegam a você, caso não as tenha procurado.
  • Evite criar login em plataformas usando contas de aplicativo. Por exemplo, preciso realizar cadastro em x site ou aplicativo e para isso utilizo a autorização de vinculação de dados (Conta Google e etc).
  • Evite cadastrar a sua Biometria digital e facial em qualquer App. Use esse recurso apenas em Aplicativos confiáveis.
  • Tome cuidado com o que vocês posta, já vi travas de biometria facial serem burladas por fotos e vídeos que as pessoas tinham publicado.

Abraço!

 

Editado por Othon Oliveira
Remoção nomes redes sociais.
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

Quem usa smartphone da Samsung, verificar se existe pra versão do smartphone o app "pasta segura", em caso afirmativo usar os apps de bancos e outros mais importantes dentro dessa pasta protegida por senha.

Pode ajudar muito...

Boa, e use uma senha diferente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não ter app de banco é quase que impossível né? Rs

Mais dicas pra quem tem Apple:

- configure o celular pra bloquear qndo entrar em um app do banco.

- Ocultar dos ajustes o FaceID para não alterarem o rosto e código. Ajustes > tempo de uso > conteúdo e privacidade > alterações de código > não permitir.

- cadastrar senha diferente para a configuração “tempo de uso”, assim não conseguem colocar a função faceID de volta pra alterar 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Além de todas as mencionadas, tem a opção de esconder apps no celular, (função nativa, não apps de terceiros)

os apps de banco e outros não ficam de cara e tem q usar outros atalhos ou preocupar pelo Apple store ou play store.

Tem q procurar no gooyi procedimento para o seu modelo de celular, já vi em Samsung, Xiaomi e Apple

 

Segue passo a passo do tectudo:

 

1. Ocultar aplicativo no Samsung

O Launcher de smartphones Samsung Galaxy permite ocultar aplicativos de forma bem simples. As telas iniciais, que têm as listas completas de apps, contam com uma barra de pesquisa com três pontos na vertical, localizado no canto superior. Para esconder os aplicativos, basta acessar essa opção e, depois selecionar "Ocultar aplicativos".

 

Na página seguinte, é exibida uma lista com todos os aplicativos do celular. Selecione quais deles você deseja esconder e toque em "OK" para concluir. Para ter acesso aos apps escondidos, basta digitar o nome do software na mesma barra de buscas usada para ocultá-los.

 

2. Usar a Biblioteca de Apps

É possível ocultar aplicativos da tela inicial do iPhone transferindo-os para a Biblioteca de Apps. Esse recurso fica localizado ao final das páginas da Tela de Início e reúne todos os apps instalados no smartphone de forma organizada. Para ativá-lo, basta pressionar um aplicativo em específico e, depois, tocar em "Remover App". Em seguida, toque em "Remover da Tela de Início" para concluir o procedimento.

 

O recurso está disponível para celulares com iOS 14 ou superior. Vale lembrar, porém, que a remoção do atalho na tela inicial não excluirá o app. Para visualizar os aplicativos escondidos de forma simples, basta acessar a "Biblioteca de Apps" e digitar o nome dele na barra de pesquisas da ferramenta.

 

3. Ocultar telas de início com o app

Outra forma de esconder aplicativo no iPhone é ocultando as telas de início. O menu de personalização está disponível a partir do iOS 14 e permite esconder uma página inteira com vários apps de uma só vez. O recurso é ideal para quem tem muitos aplicativos na tela inicial e deseja ocultar algumas opções de um jeito prático.

 

Para ocultar telas de início, pressione por cerca de um segundo um ícone qualquer e toque em "Editar Tela de Início". Feito isso, os três pontos que indicam o número de páginas do seu smartphone serão exibidos na parte de baixo da tela. Toque sobre eles e selecione a página em que está o aplicativo que deseja esconder. Caso queira visualizar e acessar alguma plataforma presente na página ocultada, basta ir à Biblioteca de Apps.

 

6. Desativar o app das sugestões da Siri

A assistente virtual da Apple exibe sugestões de aplicativo na barra de pesquisa, na tela bloqueada ou na tela de início. A recomendação é baseada na frequência do uso das plataformas e tem como intuito facilitar a vida do usuário. O recurso pode, porém, acabar mostrando algum app que você deseja manter em sigilo. Por isso, desativar as sugestões da Siri nos ajustes do smartphone pode ser uma boa.

 

Para ativá-lo, entre em "Ajustes" e procure por "Siri e Buscas". Toque sobre a opção. Em seguida, na seção "Sugestões da Siri", arraste o dedo para esquerda do botão para desativar as sugestões exibidas.

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Não ter app de banco é quase que impossível né? Rs

Mais dicas pra quem tem Apple:

- configure o celular pra bloquear qndo entrar em um app do banco.

- Ocultar dos ajustes o FaceID para não alterarem o rosto e código. Ajustes > tempo de uso > conteúdo e privacidade > alterações de código > não permitir.

- cadastrar senha diferente para a configuração “tempo de uso”, assim não conseguem colocar a função faceID de volta pra alterar 

 

Eu precisei ter 2 celulares, um para trabalho e outro pessoal.  Impossível usar meu celular de trabalho nos FDS; não me deixariam em paz.  É ele quem tem os apps de banco e fica no escritório.  No dia-a-dia, no pessoal, tenho só o app de um banco, onde não tem limite de crédito e um pouquinho de grana para fazer frente aos pagamentos pequenos.  Se precisar, eu baixo o app que quero e ativo ele, faço o que preciso e depois apago.

Isso causa um certo desconforto, mas em termos de segurança tem uma troca entre conveniência e segurança.  Talvez um dia eu possa morar em um país que onde eu não precise ter esse tipo de preocupação...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Outro recurso que as pessoas esquecem é ativar o PIN do chip. Por padrão todo chip tem seu PIN porém não vem ativado de fábrica. Depois que você ativa, toda vez que reinserir o chip em um aparelho celular ou reiniciar o mesmo, será exigido o desbloqueio; caso contrário o chip ficará bloqueado. 

Vou deixar alguns links de referência:

https://tecnoblog.net/responde/como-ativar-o-pin-do-chip-da-operadora-no-android-ou-ios/
https://canaltech.com.br/apps/como-bloquear-o-chip-da-sua-operadora-no-android-com-senha/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Revendo esse post agora, eu passei a fazer o seguinte:

No meu celular do dia-a-dia, estou apenas com um app de um Banco Digital que uso para "dinheiro de pinga".  Carteira Digital, Cartão de Credito com limite baixo para pagar almoço, estacionamento, despesas de mercado etc...  Nunca tem mais de uns 2 mil reais no banco.

Estou usando um iPhone 7, velhinho, que está com problema de bateria para usar os meus apps de bancos e investimentos com dinheiro de verdade.  Esse celular fica em casa.

Tem um certo incômodo, preciso programar minha semana ou dia com antecedência com relação a gastos e investimentos, mas a segurança certamente compensa.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, William Redig disse:

Revendo esse post agora, eu passei a fazer o seguinte:

No meu celular do dia-a-dia, estou apenas com um app de um Banco Digital que uso para "dinheiro de pinga".  Carteira Digital, Cartão de Credito com limite baixo para pagar almoço, estacionamento, despesas de mercado etc...  Nunca tem mais de uns 2 mil reais no banco.

Estou usando um iPhone 7, velhinho, que está com problema de bateria para usar os meus apps de bancos e investimentos com dinheiro de verdade.  Esse celular fica em casa.

Tem um certo incômodo, preciso programar minha semana ou dia com antecedência com relação a gastos e investimentos, mas a segurança certamente compensa.

Isso me lembra que eu preciso mudar. Saio com tudo no celular do bolso. Só a ISA fica fora.

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, William Redig disse:

Eu já "ganhei" uma arma na cabeça e tive que passar celulares e senhas.  Os bandidos gastaram 15 mil no meu Amex e 23 mil no visa.  Não tinha grana no banco no dia.  As compras foram feitas numa maquininha pag-inseguro num domingo às 23hs, em lançamentos de 5 mil, 4 mil e 3 mil, seguidos.  O visa me reembolsou tudo.  O Amex até hoje está tentando me cobrar isso.  Um dia vou ter a paciência de contratar um advogado para arrancar uma grana deles.

Toda vez que vejo alguém falando em Amex Platinum e tal, fico até arrepiado.  Eu era cliente Amex Platinum desde 1987 e nem com esse tempo todo eles me respeitaram....

Pois é. Sei que em geral estou em baixo risco, mas preciso me cuidar mais mesmo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho muito valido quando você for para grandes eventos como show que o risco de ser roubado é grande. Mas claro que a gente nunca sabe quando vai ser abordado por dois caras numa moto!

19 minutes ago, Rai Nunes disse:

Pois é. Sei que em geral estou em baixo risco, mas preciso me cuidar mais mesmo.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu acho muito valido quando você for para grandes eventos como show que o risco de ser roubado é grande. Mas claro que a gente nunca sabe quando vai ser abordado por dois caras numa moto!

 

É que não costumo ficar exposto na rua, então acho bastante improvável. Teriam que me pegar dentro de um estabelecimento ou algo assim. Mas daí eu também teria que ser alvo, que já complica tudo mais kkkkk

Mas SIM, pode acontecer, em algum momento eu me exponho.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, William Redig disse:

Eu já "ganhei" uma arma na cabeça e tive que passar celulares e senhas.  Os bandidos gastaram 15 mil no meu Amex e 23 mil no visa.  Não tinha grana no banco no dia.  As compras foram feitas numa maquininha pag-inseguro num domingo às 23hs, em lançamentos de 5 mil, 4 mil e 3 mil, seguidos.  O visa me reembolsou tudo.  O Amex até hoje está tentando me cobrar isso.  Um dia vou ter a paciência de contratar um advogado para arrancar uma grana deles.

Toda vez que vejo alguém falando em Amex Platinum e tal, fico até arrepiado.  Eu era cliente Amex Platinum desde 1987 e nem com esse tempo todo eles me respeitaram....

William, você não precisa de advogado, tá dentro do valor do Jesp.

Se quiser te passo por e-mail depois uns modelos de inicias parecidas e você mesmo vai lá fazer sua atermação.

Tenta também fazer algum tipo de acordo pelo www.consumidor.gov.br (um reclame aqui do Governo), talvez até saia algum acordo justo administrativo (mesmo se não der acordo fica tudo registrado e vira prova no seu processo no JESP, é um passo bom para preparar o terreno).

Se precisar de ajuda estamos aí!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

31 minutes ago, Marta Akico Sato disse:

eu pensei "nossa, eu vi esse post hoje mesmo"

aí lembrei que tinha dado um like e talvez tenha sido por isso que o @William Redigcomentou kkkkkkkk

Foi isso mesmo!!  Você é a "culpada"... rssss.  Só acrescentei que agora uso um banco digital com pouco saldo e sem limite no dia-a-dia e mantenho os de verdade em casa, num aparelho velho...

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...