Jump to content

IR sobre venda do Apartamento...


Recommended Posts

Just now, Rai Nunes Espindola disse:

Vc paga imposto baseado no capital ganho. Neste caso vc perdeu capital.

O certo era o governo pagar o imposto pra vc rs.

Se houve prejuízo, nenhum imposto é devido. Se foi adquirido antes de 1969, também.

Ta ai uma duvida, quando você vende imóvel com prejuízo, você não pode abater com lucro futuro né?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Ta ai uma duvida, quando você vende imóvel com prejuízo, você não pode abater com lucro futuro né?

Cara, vou perguntar pro meu tributarista, te falo o que ele responder.

A gente normalmente recorre a contador para fazer IR, mas o ideal é um tributarista.

Editado por Rai Nunes Espindola
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Cara, vou perguntar pro meu tributarista, te falo o que ele responder.

A gente normalmente recorre a contador para fazer IR, mas o ideal é um tributarista.

Eu tenho quase certeza, que tem somente aquele beneficio de quando você vende uma casa com lucro, poder comprar outra casa sem precisar pagar IR, tirando esse, acho que não existe nenhum outro na venda de imóveis, mas concordo, melhor coisa perguntar para quem entende do que ficar especulando kkkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tenho quase certeza, que tem somente aquele beneficio de quando você vende uma casa com lucro, poder comprar outra casa sem precisar pagar IR, tirando esse, acho que não existe nenhum outro na venda de imóveis, mas concordo, melhor coisa perguntar para quem entende do que ficar especulando kkkkkk

Vi isso no Pai Rico, Pai Pobre, mas achei que era uma regra só lá dos EUA.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Kessler Alves Ramos disse:

Sardinhas ajudem irei vender meu ap... hoje ele esta abaixo do preço que paguei, então pago IR?

Se não teve ganho de capital, não paga imposto.

 

 

E mesmo quem tem um ganho, pode ficar isento baixo certas condições

Se usar o lucro para comprar outro imóvel em até 6 meses,.pode usar esa isenção uma vez a cada 5 anos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tenho quase certeza, que tem somente aquele beneficio de quando você vende uma casa com lucro, poder comprar outra casa sem precisar pagar IR, tirando esse, acho que não existe nenhum outro na venda de imóveis, mas concordo, melhor coisa perguntar para quem entende do que ficar especulando kkkkkk

Exato, até mudou a regra no ano passado; vc tem 6 meses pra comprar uma nova casa depois de vender a sua sem precisar pagar imposto sobre lucro.

Link para compartilhar
Share on other sites

53 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Vi isso no Pai Rico, Pai Pobre, mas achei que era uma regra só lá dos EUA.

 

8 minutes ago, Rui Rodrigues De Souza Junior disse:

Exato, até mudou a regra no ano passado; vc tem 6 meses pra comprar uma nova casa depois de vender a sua sem precisar pagar imposto sobre lucro.

Isso que eu não lembrava, sabia que tinha um período para você fazer a compra, não lembrava o prazo. Agora não lembro se tinha um valor máximo também nessa venda/compra. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu fiz essa pesquisa ano passado pq troquei de imóvel haha

 

"Fica totalmente isento de pagar IR se usar se todo o dinheiro da venda for utilizado para comprar outro imóvel no país em, no máximo, 180 dias.  Caso contrário, ele terá de apurar o lucro e pagar imposto. Se usar apenas parte do dinheiro da venda para comprar outro imóvel em até 180 dias, deverá pagar imposto proporcional sobre o valor restante.

Quem não precisa declarar Ganhos de Capital

Há dois casos em que o contribuinte que vendeu um bem ou outro imóvel não precisa fazer a declaração de Ganhos de Capital:

1) se a venda for de um bem de pequeno valor (abaixo de R$ 35 mil);

2) se tiver vendido o único imóvel, de valor até R$ 440 mil, desde que não tenha vendido outro imóvel no prazo de 5 anos. "

 

O que mudou na lei ano passado que eu tinha falado é que, no descrito acima, a pessoa teria que vender o imóvel antes de comprar o outro; e muitas vezes não é isso o que acontece pq a pessoa quer ter outro lugar pra ficar antes de vender seu imóvel, então a isenção ampliou para os casos em que se fez um financiamento antes de vender o imóvel, respeitando os 06 meses.

"Agora, também será possível utilizar o valor da isenção para abater no débito do financiamento imobiliário anterior, caso também seja respeitado o prazo de 180 dias"

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rui Rodrigues De Souza Junior disse:

Eu fiz essa pesquisa ano passado pq troquei de imóvel haha

 

"Fica totalmente isento de pagar IR se usar se todo o dinheiro da venda for utilizado para comprar outro imóvel no país em, no máximo, 180 dias.  Caso contrário, ele terá de apurar o lucro e pagar imposto. Se usar apenas parte do dinheiro da venda para comprar outro imóvel em até 180 dias, deverá pagar imposto proporcional sobre o valor restante.

Quem não precisa declarar Ganhos de Capital

Há dois casos em que o contribuinte que vendeu um bem ou outro imóvel não precisa fazer a declaração de Ganhos de Capital:

1) se a venda for de um bem de pequeno valor (abaixo de R$ 35 mil);

2) se tiver vendido o único imóvel, de valor até R$ 440 mil, desde que não tenha vendido outro imóvel no prazo de 5 anos. "

 

O que mudou na lei ano passado que eu tinha falado é que, no descrito acima, a pessoa teria que vender o imóvel antes de comprar o outro; e muitas vezes não é isso o que acontece pq a pessoa quer ter outro lugar pra ficar antes de vender seu imóvel, então a isenção ampliou para os casos em que se fez um financiamento antes de vender o imóvel, respeitando os 06 meses.

"Agora, também será possível utilizar o valor da isenção para abater no débito do financiamento imobiliário anterior, caso também seja respeitado o prazo de 180 dias"

 

Ficou bom se você for pensar, única coisa ruim, que esse ganha de capital, muitas vezes cobriu só a inflação, ai que eu acho sacanagem na questão de imóveis 

Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Se não teve ganho de capital, não paga imposto.

 

 

E mesmo quem tem um ganho, pode ficar isento baixo certas condições

Se usar o lucro para comprar outro imóvel em até 6 meses,.pode usar esa isenção uma vez a cada 5 anos.

Muito obrigado pela informação...foi de grande avalia...

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...