Jump to content
  • 0

SOS - Não estou conseguindo fazer a conta certa (eu acho)


Pietra Zanella

Pergunta

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Gente, deu linha cruzada aqui no post. A dúvida era da @Pietra Zanella Ela comentou o que ela não gostaria de abrir mão de certos confortos. Eu comentei que também tenho dificuldade e estou nesse processo e citei meu caso. Mas a pergunta inicial é dela. @Elisandra Roberta Ferezini SpolidorioSobre iFood, raramente peço. Duas vezes por mês, no máximo. Supermercado, eu gasto pouco e vai tudo no meu vale-alimentação. Meus gargalos são outros mesmo.

Analista (análise freudiana-lacaniana) 200 semanal sem chance de ser quinzenal, eles não aceitam. 

Hahahahaha que engraçado, ficou parecendo mesmo que era seu 🤣

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/04/2023 at 07:50, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Alguma conta já não ao estava certa.

Money Business GIF by JustStartInvesting

Vamos as contas

Se sue aporte era 4k (tranquilamente), e voce tinha calculado que era 30%, seus recebimentos mensais eram 13,33k. Seus "outros gastos" seriam 9,33k.

 

Se seu novo aporte (após saindo segundo emprego) seria 3,5k, você estaria recebendo 11,67k (do seu emprego principal)

Então, no seu segundo emprego, você recebia R$ 1667? (Seu segundo emprego representava 15% do primeiro).

 

Se manter seu nível de gastos, ou seja 9,33k. Estaria ficando livre para investir 2,34k (20% do seu salário, 30% de 7,8k)

Como voce relata que alguns meses ao aportou 2k, 1,5k ou zero, os seus gastos mudaram, ou algum descontrole no cartão de crédito está cobrando o acumulado de parcelas.

 

Então, se os dados (números) estão.l certos, você pode continuar aportando 20% do seu salário.

Para chegar nos 30%, teria q reduzir dos seus gastos R$1160 e limitar seus gastos 8,17k

 

Vamos lá… Quando entrei no segundo emprego, minha renda mensal na empresa principal era 9k900. O segundo emprego, me pagava 4k. 

Após 2 anos, fui demitida do segundo emprego, mas o principal tinha aumentado para 12k600. 
 

Ou seja, antes eu aportava até mais do que 4k e vivia com uns 9k700/9k800. Hoje, eu me aperto pra aportar 3k700, e tenho que viver com 8k800 (sendo que as coisas aumentaram o preço nesse período - inclusive meu aluguel 🥲). 
Essa é a diferença que tem pesado bastante pra mim - clarooo, tenho margem para melhorar minha gestão de gastos, mas ainda assim, acabo abdicando de muitos prazeres por uma meta (investir 30% mensalmente) que poderia ser afrouxada e compensada com a PLR no fim do ano…. É isso que tem gerado debate aqui em casa! Hahaha 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Pietra Zanella disse:

Vamos lá… Quando entrei no segundo emprego, minha renda mensal na empresa principal era 9k900. O segundo emprego, me pagava 4k. 

Após 2 anos, fui demitida do segundo emprego, mas o principal tinha aumentado para 12k600. 
 

Ou seja, antes eu aportava até mais do que 4k e vivia com uns 9k700/9k800. Hoje, eu me aperto pra aportar 3k700, e tenho que viver com 8k800 (sendo que as coisas aumentaram o preço nesse período - inclusive meu aluguel 🥲). 
Essa é a diferença que tem pesado bastante pra mim - clarooo, tenho margem para melhorar minha gestão de gastos, mas ainda assim, acabo abdicando de muitos prazeres por uma meta (investir 30% mensalmente) que poderia ser afrouxada e compensada com a PLR no fim do ano…. É isso que tem gerado debate aqui em casa! Hahaha 

Ah tá, teve mudança de salário kkk agora faz mas sentindo, nem vou refazer as contas

 

Como falei na primeira resposta, a conta q vc deve fazer, é em relação ao objetivo, quanto ele está sendo adiado, um mês, seis meses, e depois com a PLR ver quanto desse atraso foi tirado, pode até ter adiantado.

O objetivo também é só uma referência,.pode ser um milhão 🌽, se já tiver, pode ser dois milhões 🌽🌽, assim você vai ter uma ideia do "prejuízo" que está querendo calcular.

Você está preocupada com a sua velocidade, mas tem q saber que tempo resta para completar os 10km da maratona, (não é uma corrida de 100m, onde a velocidade tem mais importância)

 

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...