Jump to content
  • 0

SOS - Não estou conseguindo fazer a conta certa (eu acho)


Pietra Zanella

Pergunta

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Oi Pietra, tenta colocar na calculadora e juros compostos o valor que vc investiria mensalmente e o rendimento. 

A questão que vai mudar na real é o tempo que vc vai deixar investido esse dinheiro. Acho que vc pode fazer de duas formas:

Sobre investimento mensal: Vc pode simular em 1 ano quanto ficaria investindo todos os meses, aí simula pra 2 anos, 5 e 10, pra vc ter uma noção. 
 

Sobre investimento anual: vc pode usar o valor de aporte inicial pra comparar ou usar o valor de aporte inicial após 12 meses. Acho que depende de qndo vc começar a aportar. Aí vc pega esse valor de 12 meses+rendimento e acrescenta mais um aporte, faz nova simulação só de rendimento… e vai ter que fazer isso até o 10 anos pra comparar os dois.

Pelo menos essa foi a maneira que pensei, não sei se alguém tem um método mais fácil rsrs

Não estou no computador, senão tentava mostrar… se conseguir faço mais tarde!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Pietra, engenheiro aqui rsrs, então não repare nas concordâncias e erros gramaticais hahaha … 

Pelo que entendi você quer saber uma forma simples de saber quanto deveria investir no final do ano para ser o equivalente ao que teria investido mensalmente durante o ano, correto ?

Por exemplo, investir mensalmente 3000,00 com a selic em 13,75 equivale a investir quanto no fim de 12 aportes destes…

Multiplique o valor do aporte por 13,87 (eu usei a calculadora de juros compostos pra chegar na constante)

ou seja

3000,00 x 13,87 = 41.610,00

investir mensalmente 3000 com uma taxa de 13,75 

OU

investir anualmente 41610,00 com uma taxa de 13,75 são equivalentes !!

Vale lembrar uma coisa… provavelmente vamos entrar num ciclo de queda da selic, neste caso você vai precisar investir mais no fim do ano, pois ao longo do ano a taxa vai sendo ajustada para menos.

abs! 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Pietra Zanella,

Tudo abaixo é minha opinião e como eu faço:

Investir é fundamental para uma aposentadoria mais confortável, isso sé fato.  As minhas receitas não são constantes durante o ano, tenho boa parte dos meus ganhos fixos e outra parte variável - bastante variável e o segundo semestre é bem mais forte que o primeiro.  Minhas despesas também não são uniformemente distribuidas ao longo do ano.  Janeiro-Março e Junho são os mais pesados.

Dito tudo isso, eu faço o seguinte em relação a investimentos:

  • Todos os meses eu reinvisto 100% dos proventos que recebo;
  • Todos os meses eu procuro investir pelo menos 10% do que recebo;
  • Toda renda extra eu direciono para aportes;
  • No meu orçamento mensal tem um percentual direcionado aos meus prazeres, que incluem viagens que é um objetivo mais caro.  Para conseguir viajar sem enfiar o pé na jaca, eu direciono uma parte da verba dos prazeres para compra de dólar ou euro, conforme o destino da viagem;
  • Olhando o ano como um todo, procuro chegar ou mesmo superar os 30% em aportes.
  • Não deixo de viver por conta de fazer mais aportes, afinal, o que se leva da vida é a vida que se leva e eu não vivo para aportar e sim, aporto para viver melhor no futuro;
  • Penso sempre a longo prazo, em quanto vou investir por ano, quanto gasto por ano com determinada despesa e olho sempre o custo x benefício para decidir se vale ou não vale economizar ou gastar.

Não sei a sua idade (e nem ouso perguntar... rssss), mas a vida é; feita de altos e baixos; nos momentos de alta, aporte mais e nos momentos de baixa, menos.  Eu comecei a investir muito tarde, aos 61 anos de idade e espero estar aposentado antes dos 70.  Por conta dos muitos anos que não investi, tenho que direcionar um volume de grana maior em aportes.  Felizmente hoje, eu ganho bastante bem e espero que com a estratégia acima, eu consiga obter da renda passiva a mesma remuneração que recebo atualmente com renda ativa e assim viver de forma digna e confortável, sem depender de governos, filhos, etc...  Somente contando o trabalho do meu dinheiro investido.

Você me parece ser aluna nova da AUVP.   Quando eu comecei a investir eu fiz alguns outros c u r s o s, antes de encontrar o Raul e sua metodologia.  Isso mudou minha cabeça e forma de pensar.

Espero que minha experiência te ajude de alguma forma e desejo muito sucesso nos seus investimentos.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Pietra Zanella disse:

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

@Pietra Zanella os colegas já responderam a sua dúvida se há diferença em aportar mensal ou aportar uma vez ao ano.

O que vou comentar é que, para mim, você não está olhando para o cerne da questão. Quando você fala que os aportes estão diminuindo e teve mês que foi zero, a questão não está unicamente na perda da renda, mas está também nos gastos, ou então a sua segunda renda era muito maior que a primeira renda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Pietra Zanella disse:

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

Muita calma nessa hora

A matemática vai te dar um número, que pode significar que você "perdeu" alguma coisa,.mas não se apegue tão cegamente aos números.

Os 30% é um ideal, se for 25% já tá de bom tamanho, mas aporte o q você puder. A gente investe para viver e não vive para investir.

Se você ganhasse um salário mínimo, não teria como aportar nem 20%, então em quanto organiza seus gastos fixos, para ver quanto consegue aportar, estabeleça uma meta razoável, se for 1000 reais, beleza, não precisa ser um percentual fixo. Isso quer dizer que você vai demorar mais alguns meses em chegar no seu milhão.

Mas não se cobre anualmente,.não tem uma meta por ano a ser cumprida, você tem uma meta de longo prazo, qua do você remontar uma renda extra, um segundo emprego, aí sim, você vai conseguir "tirar o atraso" e voltar a ganhar o "tempo perdido" e chegar no seu milhão na data antes calculada.

 

Por exemplo, você estava com dois empregos e nesse ritmo de.aportes chegaria a um milhão em 2040, seu salário diminuiu e vc está aportando menos (ainda é bom, pq consegue aportar, então fique tranquila) mesmo que parasse de aportar por alguns meses, o seu milhão agora foi adiado para 2042. Quando voltar a ganhar mais, receber o valor da empresa e fizer o aporte, vai ver que seu milhão agora vai chegar em 2041, continue aportando o q puder e ele pode até chegar em 2039, antes do que estava inicialmente previsto, então estará no lucro,.mesmo tendo parado de aportar.

Sua vida é igual a uma empresa sobe e desce, mas no longo prazo vai dar certo, pq vc já está no caminho certo.

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Tomando como base 36.000 ou aportes mensais de 3.000,00 em um ano. Vou colocar a taxa selic de hoje

INvestindo 36.000,00 com taxa de 13,75% em 1 ano vc teria 40950,00

INvestindo 3.000,00 por mes com taxa de 13,75% ao ano vc teria 41.628,00

Aaaa, você fez parecer muito simples!! Entendi a lógica… muito obrigada! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Pietra Zanella disse:

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

Bom acredito que os colegas já tenham esclarecido a parte matemática da coisa, agora eu te deixo uma reflexão, uma frase que o Raul sempre fala: "A gente Investe para viver e não vive para investir". Não se cobre tanto quanto a isso, e importante aportar, manter os aportes e tudo mais, porém, não esqueça que você está passando por um momento atípico, então, use o seu dinheiro (com consciencia) para superar esse momento e depois retome seus aportes, se conseguir aportar 1 vez por semestre, uma vez por ano, Show! Caso contrário tudo bem também, arrume a sua casa e sua mente primeiro e depois invista, não perca o foco mas saiba reconhecer seu momento. 

Boa sorte 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Pietra Zanella os colegas já responderam a sua dúvida se há diferença em aportar mensal ou aportar uma vez ao ano.

O que vou comentar é que, para mim, você não está olhando para o cerne da questão. Quando você fala que os aportes estão diminuindo e teve mês que foi zero, a questão não está unicamente na perda da renda, mas está também nos gastos, ou então a sua segunda renda era muito maior que a primeira renda.

Pois é, me preocupei com esse comentário. Você está preocupada que não consegue mais os 30% mas chega a passar mês sem aportar. 
Aporte menos, mas não deixe de guardar dinheiro. Caiu na conta, guardou! Só não esquecer de pagar o cartão de crédito e balancear os gastos. Vai dar bom @Pietra Zanella só precisa desacostumar TEMPORARIAMENTE com os confortinhos da vida. (Lista eles aqui que você vai ver a gente dizer que você não precisa deles nesse momento).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Pietra Zanella disse:

Desabafos de uma jornalista (matemática, claramente não é o meu forte): 

Boa tarde pessoal! Estou no começo da minha jornada como investidora, e ainda sigo lutando para organizar os gastos e investir meus 30%. 

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... Após alguns meses sofridos, eu comecei a ficar preocupada com o desfalque nos meus aportes, que foram caindo pra 2k, 1k500, e teve mês até que eu não consegui investir. 

Enquanto não consigo uma renda extra, estou no sufoco, e vivendo com o dinheiro muito apertado caso eu queira investir mensalmente - o que tem me incomodado e desestimulado (como diria o Raul, ninguém aguenta viver com tantas restrições). Meu marido acha que eu estou exagerando, porque estou escolhendo não contar com uma PLR que eu recebo anualmente da minha empresa (que deve alcançar sempre pelo menos uns 40k), mas que não é garantido, já que depende do resultado da empresa (que é de eventos e ainda está se recuperando da pandemia). 

Caso eu deixe de aportar mensalmente, mas anualmente eu investir 100% do que vier de PLR (deve ser sempre equivalente à minha meta de 30%), eu não acabo perdendo dinheiro (ainda que o dinheiro investido seja exatamente o mesmo) por conta dos juros compostos?? Ou acaba dando na mesma, porque o valor maior, acaba compensando a diferença dos juros mensais que giram nos valores menores? NÃO SEI FAZER ESSA CONTAAA! Hahaha Caso eu realmente perca em juros compostos, como eu descubro quanto eu perderei? 

Não sei se consegui deixar claro, mas estou meio perdida.... Vocês conseguiram me entender? Hahhaah

Beijos a todos.

@Pietra Zanella Esse confortinhos da vida são mesmo danados. Vou listar os meus mensais que eu poderia cortar:

- 300,00 depilação a laser

- 800,00 analista

-   40,00 Netflix (nem vejo)

- 200,00 pé, mão, sobrancelha 

Já cortei:

- salão corte de cabelo

- YouTube premium

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Juliana Bassetti disse:

@Pietra Zanella Esse confortinhos da vida são mesmo danados. Vou listar os meus mensais que eu poderia cortar:

- 300,00 depilação a laser

- 800,00 analista

-   40,00 Netflix (nem vejo)

- 200,00 pé, mão, sobrancelha 

Já cortei:

- salão corte de cabelo

- YouTube premium

 

Tem dois ai que eu acho importantíssimo. Analista e Youtube Premium. Não faço terapia, mas todo mundo que faz, fala que é vida. E dos stream eu cancelo todos, mas não cancelo o Youtube, é disparado o que mais assisto, vale cada centavo que a gente paga para não ter as propagandas!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

@Pietra Zanella Esse confortinhos da vida são mesmo danados. Vou listar os meus mensais que eu poderia cortar:

- 300,00 depilação a laser

- 800,00 analista

-   40,00 Netflix (nem vejo)

- 200,00 pé, mão, sobrancelha 

Já cortei:

- salão corte de cabelo

- YouTube premium

 

Depilação a laser, dependendo de quantos meses já fez ou pretende fazer, pode negociar um pacote de 10 ou 12 sessões, e conseguir um valor mais barato. Pode tentar negociar pé mão e sobrancelha do mesmo jeito, algum pacote anual, você garante uma.renda para quem te atende, merece um desconto.

 

Netflix se vc nao vê, e não está compartilhando com um parente que se está assistindo, pode cancelar

 

O analista já não sei, vai depender do que está tratando, para algumas coisas tem alternativas mais em conta, academia, Pilates, meditação, cerveja 🍻🍺. Mas se precisar manter, deve ter opções de pacotes, se nesse ou outro profissional. Sendo um médico, pegando recibo, da para abater do imposto de renda. Teria q pesquisar se algum plano de saúde cobre esse serviço ou tem opção de estornar ao menos Marte do valor gasto no particular.

 

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Depilação a laser, dependendo de quantos meses já fez ou pretende fazer, pode negociar um pacote de 10 ou 12 sessões, e conseguir um valor mais barato. Pode tentar negociar pé mão e sobrancelha do mesmo jeito, algum pacote anual, você garante uma.renda para quem te atende, merece um desconto.

 

Netflix se vc nao vê, e não está compartilhando com um parente que se está assistindo, pode cancelar

 

O analista já não sei, vai depender do que está tratando, para algumas coisas tem alternativas mais em conta, academia, Pilates, meditação, cerveja 🍻🍺. Mas se precisar manter, deve ter opções de pacotes, se nesse ou outro profissional. Sendo um médico, pegando recibo, da para abater do imposto de renda. Teria q pesquisar se algum plano de saúde cobre esse serviço ou tem opção de estornar ao menos Marte do valor gasto no particular.

 

- Depil: só vale adiantae se ela me der 10% de desconto. Hoje eu pedi desconto no pix e ela não deu. Acabei pagando no pix mesmo por camaradagem, ela é bem batalhadora.

- a unha, não vai ficar ok. Só faço com essas pessoas e o salão é carérrimo. Não arrisco outro lugar, mas posso me virar e fazer porcamente. 
 

- sobrancelha, vai ficar ok. Não arrisco eu mexer.

- Netflix, não cortei pelo meu irmão ainda, preciso dar aviso prévio, mas tenho dó daquele adulto.

- analista por pilates pode mesmo ser o canal. Já estava pensando nisso e você foi “o sinal” que eu precisava. Meu plano até abate se for psicólogo com registro no CRP, mas ele é analista com formação em filosofia. De qualquer forma, ele me fornece nota. Mandei tudo pro contador pra, na minha declaração completa, abater saúde. Agora fiquei na dúvida se pode dar problema…
 

 

Editado por Juliana Bassetti
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

@Pietra Zanella Esse confortinhos da vida são mesmo danados. Vou listar os meus mensais que eu poderia cortar:

- 300,00 depilação a laser

- 800,00 analista

-   40,00 Netflix (nem vejo)

- 200,00 pé, mão, sobrancelha 

Já cortei:

- salão corte de cabelo

- YouTube premium

 

E sendo o tópico sobre fazer.contas

Gastando 200 em pé mão e sobrancelhas

Isso daria 2400 por ano, 9600 em quatro anos, não sei se o salão toparia você virar sócia, pagando uns 10k, já que o salão não está na B3, mas se você analisar a empresa e ela tiver lucro consistente, mesmo que você.continue pagando o valor de cliente normal, como sócio estaria abatendo o seu lucro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Juliana Bassetti disse:

- Depil: só vale adiantae se ela me der 10% de desconto. Hoje eu pedi desconto no pix e ela não deu. Acabei pagando no pix mesmo por camaradagem, ela é bem batalhadora.

- a unha, não vai ficar ok. Só faço com essas pessoas e o salão é carérrimo. Não arrisco outro lugar, mas posso me virar e fazer porcamente. 
 

- sobrancelha, vai ficar ok. Não arrisco eu mexer.

- Netflix, não cortei pelo meu irmão ainda, preciso dar aviso prévio, mas tenho dó daquele adulto.

- analista por pilates pode mesmo ser o canal. Já estava pensando nisso e você foi “o sinal” que eu precisava. Meu plano até abate se for psicólogo com registro no CRP, mas ele é analista com formação em filosofia. De qualquer forma, ele me fornece nota. Mandei tudo pro contador pra, na minha declaração completa, abater saúde. Agora fiquei na dúvida se pode dar problema…
 

 

Para abater tem que ser médico (teria q ser psiquiatra) com CRM e colocar CPF na nota. Outros profissionais não

Plano de saúde, abate também

Exames de sangue ou imagem que fizer no particular q abate também 

Se estiver internada, tudo o que a nota fiscal do hospital cobrar

 

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Para abater tem que ser médico (teria q ser psiquiatra) com CRM e colocar CPF na nota. Outros profissionais não

Plano de saúde, abate também

Exames de sangue ou imagem que fizer no particular q abate também 

Se estiver internada, tudo o que a nota fiscal do hospital cobrar

 

Ah, o meu trabalho cobre psicólogo, sim. Cobre dentista, procedimento odontológico… fora o plano, que eles também pagam. Sorte deles que sou saudável, kkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

@Pietra Zanella Esse confortinhos da vida são mesmo danados. Vou listar os meus mensais que eu poderia cortar:

- 300,00 depilação a laser

- 800,00 analista

-   40,00 Netflix (nem vejo)

- 200,00 pé, mão, sobrancelha 

Já cortei:

- salão corte de cabelo

- YouTube premium

 

O que seria esse analista? É semanal? Pq daria pra tentar fazer quinzenal e já cair pela metade esse valor, pra não ter que trocar de profissional que vc gosta.

A depilação a laser tem um tempo pra término, se falta pouco não acho que vale mexer. E o espaçamento entre sessões tb acaba sendo grande.

Uma coisa que não listou e em casa acabamos gastando bastante é com comida (reataurante e iFood) e supermercado, comprando muitas comidas de conforto. Acho que dá pra dar uma olhada nesses pontos por aí.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Pietra Zanella disse:

Acontece, que até o fim do ano passado, eu tinha um segundo emprego, e com ele, eu conseguia investir tranquilamente os meus 30% (4k) e viver minha vida sem tantaaas rédeas. Mas eu acabei sendo demitida desse segundo emprego, e desde então, venho lutando pra tirar esses 30% (agora uns 3k500) do dinheiro que eu consumia integralmente para contas, lazer e etc... 

Alguma conta já não ao estava certa.

Money Business GIF by JustStartInvesting

Vamos as contas

Se sue aporte era 4k (tranquilamente), e voce tinha calculado que era 30%, seus recebimentos mensais eram 13,33k. Seus "outros gastos" seriam 9,33k.

 

Se seu novo aporte (após saindo segundo emprego) seria 3,5k, você estaria recebendo 11,67k (do seu emprego principal)

Então, no seu segundo emprego, você recebia R$ 1667? (Seu segundo emprego representava 15% do primeiro).

 

Se manter seu nível de gastos, ou seja 9,33k. Estaria ficando livre para investir 2,34k (20% do seu salário, 30% de 7,8k)

Como voce relata que alguns meses ao aportou 2k, 1,5k ou zero, os seus gastos mudaram, ou algum descontrole no cartão de crédito está cobrando o acumulado de parcelas.

 

Então, se os dados (números) estão.l certos, você pode continuar aportando 20% do seu salário.

Para chegar nos 30%, teria q reduzir dos seus gastos R$1160 e limitar seus gastos 8,17k

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

O que seria esse analista? É semanal? Pq daria pra tentar fazer quinzenal e já cair pela metade esse valor, pra não ter que trocar de profissional que vc gosta.

A depilação a laser tem um tempo pra término, se falta pouco não acho que vale mexer. E o espaçamento entre sessões tb acaba sendo grande.

Uma coisa que não listou e em casa acabamos gastando bastante é com comida (reataurante e iFood) e supermercado, comprando muitas comidas de conforto. Acho que dá pra dar uma olhada nesses pontos por aí.

Gente, deu linha cruzada aqui no post. A dúvida era da @Pietra Zanella Ela comentou o que ela não gostaria de abrir mão de certos confortos. Eu comentei que também tenho dificuldade e estou nesse processo e citei meu caso. Mas a pergunta inicial é dela. @Elisandra Roberta Ferezini SpolidorioSobre iFood, raramente peço. Duas vezes por mês, no máximo. Supermercado, eu gasto pouco e vai tudo no meu vale-alimentação. Meus gargalos são outros mesmo.

Analista (análise freudiana-lacaniana) 200 semanal sem chance de ser quinzenal, eles não aceitam. 

Editado por Juliana Bassetti
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...