Jump to content
  • 0

Analise Bradesco


Thiago Pinho

Pergunta

Guys, como andam?

Eu estava analisando os números do Bradesco e me parece uma oportunidade boa, ou seja, empresa em setor perene, com lucros recorrentes, pagadora de dividendos, valor da ação tanto para o método Graham quanto Bazin baixo e assim vai... 
Por outro lado, quando eu analisei o retorno efetivo do investimento em Bradesco nos últimos 10 anos, estranhei muito, porque?
Se você tivesse investido R$ 1000 em 2013 e reinvestido os dividendos teria um retorno real negativo, mas ai você pode falar que olhando hoje com as ações em desvalorização é normal que isso acontece porque comparo apenas 2 pontos, maaaas...., o retorno do Bradesco nesses últimos 10 anos SÓ bateu a inflação do período no maior PICO do seu valor acionário, bizarro né?
Dado esse contexto, queria entender se alguém tem ideia do porque uma empresa com números tão bons (incluindo o lucro batendo a inflação do período) ter um retorno tão ruim? tô esquecendo de algo na análise? 
Segue abaixo uma comparação histórica que fiz.

image.png.ad0cdc22b15615cd83f5f89f308c216e.png

Editado por Thiago Pinho
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Thiago Pinho disse:

Guys, como andam?

Eu estava analisando os números do Bradesco e me parece uma oportunidade boa, ou seja, empresa em setor perene, com lucros recorrentes, pagadora de dividendos, valor da ação tanto para o método Graham quanto Bazin baixo e assim vai... 
Por outro lado, quando eu analisei o retorno efetivo do investimento em Bradesco nos últimos 10 anos, estranhei muito, porque?
Se você tivesse investido R$ 1000 em 2013 e reinvestido os dividendos teria um retorno real negativo, mas ai você pode falar que olhando hoje com as ações em desvalorização é normal que isso acontece porque comparo apenas 2 pontos, maaaas...., o retorno do Bradesco nesses últimos 10 anos SÓ bateu a inflação do período no maior PICO do seu valor acionário, bizarro né?
Dado esse contexto, queria entender se alguém tem ideia do porque uma empresa com números tão bons (incluindo o lucro batendo a inflação do período) ter um retorno tão ruim? tô esquecendo de algo na análise? 
Segue abaixo uma comparação histórica que fiz.

image.png.ad0cdc22b15615cd83f5f89f308c216e.png

Cara, vou acompanhar o tópico e incrementar sua pergunta.

Bom, essa análise que costumam fazer de R$ 1.000 vc teria hoje R$ XXXXX acredito que se baseiam no valor da ação exclusivamente. O que ganhou em dividendos não está ali.

Outra coisa, se a ação está em baixa, natural que vá ter esse retorno "negativo". Aí é a hora de comprar (se é uma empresa que vc quer).

Favor alguém que entende, me corrigir / responder. Eu não estou confiante ainda em renda variável.

O resto da sua pergunta, vc consegue a resposta aqui:

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na análise especifica que fiz, eu considero os reinvestimentos do dividendos, ou seja, como pode ver na tabela, a quantidade de ações vai aumentando ano contra ano, justamente por esse reinvestimento.
De qualquer forma, em uma live ontem o Raul disse que basicamente esse modelo de analise não considera os preços médios, que comparação entre os pontos você não aproveita oportunidades de compra na baixa, mas, considerando que, como na imagem abaixo, o valor da ação de hoje é menor em + de 90% dos meses nesses últimos 10 anos, o meu preço médio real não tenderia a diminuir, pelo contrario, com isso continuo a indagação da primeira pergunta. Somando também ao fato de que nos DY anuais (tirando 2019) são um % mais baixos que a inflação do período e com o valor da ação diminuindo apesar da empresa ter ótimos lucros, bilhoes em bilhoes, não me parece ter retorno ao acionista.

 

image.png.a45d9fa5192df3309467647fb3f4ccb3.png

Editado por Thiago Pinho
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Thiago Pinho disse:

Guys, como andam?

Eu estava analisando os números do Bradesco e me parece uma oportunidade boa, ou seja, empresa em setor perene, com lucros recorrentes, pagadora de dividendos, valor da ação tanto para o método Graham quanto Bazin baixo e assim vai... 
Por outro lado, quando eu analisei o retorno efetivo do investimento em Bradesco nos últimos 10 anos, estranhei muito, porque?
Se você tivesse investido R$ 1000 em 2013 e reinvestido os dividendos teria um retorno real negativo, mas ai você pode falar que olhando hoje com as ações em desvalorização é normal que isso acontece porque comparo apenas 2 pontos, maaaas...., o retorno do Bradesco nesses últimos 10 anos SÓ bateu a inflação do período no maior PICO do seu valor acionário, bizarro né?
Dado esse contexto, queria entender se alguém tem ideia do porque uma empresa com números tão bons (incluindo o lucro batendo a inflação do período) ter um retorno tão ruim? tô esquecendo de algo na análise? 
Segue abaixo uma comparação histórica que fiz.

image.png.ad0cdc22b15615cd83f5f89f308c216e.png

Bom dia, Thiago!

Vamos lembrar que desde 2010 até 2016 o próprio índice Ibovespa só caiu por conta de toda a turbulência política e insegurança fiscal no Brasil, que só melhorou em 2016 com o teto de gastos do governo Temer, mas junto com esse governo a Selic caiu, diminuindo o Spread e tornando bancos menos lucrativos e logo em seguida veio a pandemia.

Deu pra ver que o período foi complicado para os bancos, mas não foi só o Bradescão que sofreu com isso não, o Itaú, outra máquina de fazer dinheiro, também sofreu com esse fenômeno. Vale destacar que o Bradesco também está com uma distorção na relação lucro x cotação, então ou o mercado está certo e os lucros realmente vão cair, ou o resultado não será tão ruim e a ação possivelmente vai subir nesse cenário. Seu dever como investidor é perceber essas assimetrias e aproveitar essas possíveis oportunides, estude a empresa e tome a decisão correta.

bradescao.png.948a5866e4087c564351f98834aa075e.png

Para fechar, esse cálculo considera apenas uma compra, então não reflete uma situação real. Além disso, 10 anos ainda é um prazo relativamente curto pensando em investimentos de longo prazo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

cara, entendo o ponto de vista mas discordo, o índice Bovespa não é um parâmetro tão bom vs uma carteira bem construída como o Raul já disse algumas vezes, e o um período de 10 anos é bastante tempo para ter resultados reais positivos ainda mais sobre uma empresa que teve Lucros bilionários constantes nesse período.
De qualquer forma, eu encontrei uma coisa que faltava na minha análise, as bonificações, o Bradesco ofereceu muitos bonificações ao decorrer dos ultimos 10 anos fazendo com que a oferta das ações aumentasse e apesar dos resultados com bastante lucro o preço se manteve constante. Abaixo adicionei as bonificações no calculo, dai conseguimos ver que o retorno real do Bradesco é quase o dobro da inflação no período, logo, mesmo com o momento de baixa ainda sim tem uma rentabilidade bem considerável.

 

image.png.1de3d46053509dd48e38342f43bc263e.png

image.png

Editado por Thiago Pinho
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mas análise é com período de 10 anos pegando agora que está na baixa... Daqui 1 ano a realidade pode estar pouco melhor e já ser totalmente diferente esse resultado. Daqui mais 10 anos pode estar muito melhor ou em outra crise.

Vale lembrar que eles também provisionaram 100% do prejuízo da AMER3, salvo engano 4 bi, coisa de 20% do resultado. Fora a quebradeira lá fora que gera medo aqui.

Entretanto, comparando com outros bancos, deveria estar melhor mesmo assim, isso eu concordo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Mas análise é com período de 10 anos pegando agora que está na baixa... Daqui 1 ano a realidade pode estar pouco melhor e já ser totalmente diferente esse resultado. Daqui mais 10 anos pode estar muito melhor ou em outra crise.

Vale lembrar que eles também provisionaram 100% do prejuízo da AMER3, salvo engano 4 bi, coisa de 20% do resultado. Fora a quebradeira lá fora que gera medo aqui.

Entretanto, comparando com outros bancos, deveria estar melhor mesmo assim, isso eu concordo.

sim, esse é meu ponto, considerando as bonificações (que tem que ser consideradas mesmo) mesmo em um momento de baixa, a empresa retornou ao acionista uma rentabilidade bem interessante, isso sem contar o aporte mensal que traria mais rentabilidade ainda.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...