Jump to content
  • 0

Peixe fora d'água


Guilherme X

Pergunta

Galera, sei q parece vacilo o q vou falar, ainda mais tendo uma boa galera aqui q tá endividada e com dificuldades para manter a saúde financeira, mas tem alguém, q assim como eu, não teve grandes epifanias após ler livros como: o homem mais rico da babilônia, pai rico pai pobre, segredos da mente milionária?

Não q sejam livros dispensáveis, mas tbm não são livros q trouxeram ideais tão novas para mim, assim como trazem para outros.

Não sei se isso se deve pelo motivo de, em casa, sempre ter recebido salário ao invés de mesada. Ou mesmo de ter sempre q pensar no futuro e guardado dinheiro para quando estivesse na faculdade. Tanto q tudo q eu tinha guardado a minha infância/puberdade, usei para me manter durante os 6 anos da faculdade.

Não q eu seja o puta gênio(longe disso), mas não sinto essa ''mudança de mindset'' q a galera fala.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Galera, sei q parece vacilo o q vou falar, ainda mais tendo uma boa galera aqui q tá endividada e com dificuldades para manter a saúde financeira, mas tem alguém, q assim como eu, não teve grandes epifanias após ler livros como: o homem mais rico da babilônia, pai rico pai pobre, segredos da mente milionária?

Não q sejam livros dispensáveis, mas tbm não são livros q trouxeram ideais tão novas para mim, assim como trazem para outros.

Não sei se isso se deve pelo motivo de, em casa, sempre ter recebido salário ao invés de mesada. Ou mesmo de ter sempre q pensar no futuro e guardado dinheiro para quando estivesse na faculdade. Tanto q tudo q eu tinha guardado a minha infância/puberdade, usei para me manter durante os 6 anos da faculdade.

Não q eu seja o puta gênio(longe disso), mas não sinto essa ''mudança de mindset'' q a galera fala.

Não vou dizer que tive zero aprendizado, mas sim, para quem já recebeu de berço o que é dinheiro, como funciona, esses aprendizados não fazem tanta diferença. Eu mesmo tenho cartão de credito desde os 12 anos. Sei quanto meus pais ganham desde mais ou menos essa idade, eu e meu irmão fazemos parte da conta conjunta dos meus pais, e nunca fizemos louca com dinheiro, por isso que eu falo que a melhor coisa a se fazer é sempre estar conversando sobre o assunto, que assim ele não vira tabu e você não passa por dificuldades na vida adulta 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Galera, sei q parece vacilo o q vou falar, ainda mais tendo uma boa galera aqui q tá endividada e com dificuldades para manter a saúde financeira, mas tem alguém, q assim como eu, não teve grandes epifanias após ler livros como: o homem mais rico da babilônia, pai rico pai pobre, segredos da mente milionária?

Não q sejam livros dispensáveis, mas tbm não são livros q trouxeram ideais tão novas para mim, assim como trazem para outros.

Não sei se isso se deve pelo motivo de, em casa, sempre ter recebido salário ao invés de mesada. Ou mesmo de ter sempre q pensar no futuro e guardado dinheiro para quando estivesse na faculdade. Tanto q tudo q eu tinha guardado a minha infância/puberdade, usei para me manter durante os 6 anos da faculdade.

Não q eu seja o puta gênio(longe disso), mas não sinto essa ''mudança de mindset'' q a galera fala.

Ue, não deveria ser surpresa, se você sempre teve educação financeira... já tem educação financeira simples assim rsrs

Foque nas partes que pode desenvolver mais e aprimorar, montagem da carteira, investimentos, etc etc

Não precisa sentir o mesmo "barato" que o outro sente quando experimente a mesma coisa que ele rsrsrs

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Ue, não deveria ser surpresa, se você sempre teve educação financeira... já tem educação financeira simples assim rsrs

Foque nas partes que pode desenvolver mais e aprimorar, montagem da carteira, investimentos, etc etc

Não precisa sentir o mesmo "barato" que o outro sente quando experimente a mesma coisa que ele rsrsrs

 

Esse é o problema, eu nunca tive educação financeira explicitamente, meus pais mesmo são pessoas q ''se for guardar dinheiro é na poupança''. Mas para mim, sempre foi senso comum aquelas liçõezinhas do homem mais rico da babilonia: guarda uma grana, deixa o tempo trabalhar, não faz cagada. E vejo gente graúda falando q esses livros mudaram sua forma de pensar e tudo.

Eu só fico receoso de estar sendo arrogante e pormenorizar ou deixar passar algo importante dessas leituras, tipo aquelas aulas q vc pensa nossa q bagulho banal, aí uns dois anos depois vc pensa: puta devia ter prestado atenção aos detalhes

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Esse é o problema, eu nunca tive educação financeira explicitamente, meus pais mesmo são pessoas q ''se for guardar dinheiro é na poupança''. Mas para mim, sempre foi senso comum aquelas liçõezinhas do homem mais rico da babilonia: guarda uma grana, deixa o tempo trabalhar, não faz cagada. E vejo gente graúda falando q esses livros mudaram sua forma de pensar e tudo.

Eu só fico receoso de estar sendo arrogante e pormenorizar ou deixar passar algo importante dessas leituras, tipo aquelas aulas q vc pensa nossa q bagulho banal, aí uns dois anos depois vc pensa: puta devia ter prestado atenção aos detalhes

Estes livros e ensinamentos são mais pra mindset, se você já tem o mindset fica em paz, não ta perdendo nada.

E outra coisa, tem um ditado que dizem por ai... as palavras ensinam, o exemplo arrasta (mais ou menos isso)

Seus pais podem não ter sentado e dado lições, mas eles possivelmente deram bons exemplos !

Não fique grilado com isso, aproveite que já saiu um passo a frente na corrida, mantenha o ritmo e bora lá !

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quando se tem uma relação correta desde cedo com as finanças esses livros realmente não vão trazer uma revolução pra sua vida, apenas vão mostrar que está no caminho certo, é como livros de autoajuda pessoas que estão com problemas podem achar neles uma grande saída para seus males, mas pessoas que estão de boa não vão ver nada de excepcional.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Galera, sei q parece vacilo o q vou falar, ainda mais tendo uma boa galera aqui q tá endividada e com dificuldades para manter a saúde financeira, mas tem alguém, q assim como eu, não teve grandes epifanias após ler livros como: o homem mais rico da babilônia, pai rico pai pobre, segredos da mente milionária?

Não q sejam livros dispensáveis, mas tbm não são livros q trouxeram ideais tão novas para mim, assim como trazem para outros.

Não sei se isso se deve pelo motivo de, em casa, sempre ter recebido salário ao invés de mesada. Ou mesmo de ter sempre q pensar no futuro e guardado dinheiro para quando estivesse na faculdade. Tanto q tudo q eu tinha guardado a minha infância/puberdade, usei para me manter durante os 6 anos da faculdade.

Não q eu seja o puta gênio(longe disso), mas não sinto essa ''mudança de mindset'' q a galera fala.

@Guilherme Xavier Young Fei talvez a sua vivência , educação e exemplos dentro de sua casa e inclusive seu ambiente te fizeram incorporar o que você chama de mindset dos livros … apesar que eu vejo de forma diferente , todo e qualquer livro sempre traz algum ou outro aprendizado mesmo que simples , mas o livro não vai te mudar ou mudar sua cabeça !

tenho 3 irmãos , e nosso falecido pai era contador exemplar nas empresas e prefeitura que ele tanto adorou trabalhar , mas nas contas pessoais ele sempre entrou em juros , limite de cheque e quando usou cartão pela primeira vez (juros de novo ), minha mãe sempre foi mais controlada , mas ganhava muito menos , e eu sempre via meu avô com uma vida simples , regrada sem vicios , etc etc , quando ele ia viajar eu achava um barato pq ele parava nos postos mais caros , comprava as melhores comidas etc , enfim eu via meu avô como um cara rico!

dito isso , eu e meus irmãos temos diferentes perfis , eu me identifiquei com estilo do meu avô , um irmão o estilo da minha mãe e o outro mais parecido com o do meu pai! Cada um dentro do mesmo ambiente aprendeu do sei jeito ! Em um livro você tem um resumo do que seria o ideal e certinho, logo para quem já segue caminhos mais regrados , organizados não será nada inovador , e até ao ok! Mas para uma grade maioria ainda faz sentido sim …. Sinta-se grato por estar com cabeça bem organizada e foco nos aportes e criar renda passiva … 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Guilherme Xavier Young Fei disse:

E vejo gente graúda falando q esses livros mudaram sua forma de pensar e tudo.

Eu acho que vc consumiu muito conteúdo que foram gerados em base destes livros, para aí então vir a ler.

Eu também não mudei minha vida por ler agora eles. Mas teria sido diferente se eu tivesse lido alguns bons anos atrás.

Em resumo, sabia de boa parte desses livros porque aprendi me ferrando na vida ou porque consumi muito conteúdo gerado a partir deles.

Mesmo assim, todos eles me trouxeram insights e também declararam coisas que reforçaram meu jeito de pensar e ver as coisas. Achei importante fazer a leitura.

Digo também que alguns anos atrás eu não teria entendido tão bem o que estava ali, talvez até fosse achar o livro besta. Então vou ler mais vezes ao longo da vida, porque tenho certeza que tirarei novas conclusões e etc.

Pra vc também pode valer isso agora. Te parecer besta, simples, coisa que vc "já sabe". Mais pra frente vc pode ler de novo e perceber que não tinha entendido algumas "entre linhas".

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu nunca tive "mindset" voltado aos investimentos e negócios mas isso mudou após ler alguns desses livros. Como estão dizendo, pra você não fizeram sentido pois de alguma forma o seu "mindset" já estava voltado para fazer dinheiro. Não se sinta arrogante, você apenas já tinha noção sobre os conceitos dos livros.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Guilherme Goncalves disse:

Aquele livro me ensinou uma grande lição que, as vezes, quando lemos algo nem sempre estamos no momento adequado para absorver o conteúdo e algumas situações trágicas precisam ser vividas para um despertar.

Pronto, foi o que quis dizer no post acima. Vc teve mais habilidades com as palavras, muito obrigado.

É exatamente sobre isso @Guilherme Xavier Young Fei

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...