Jump to content

Turma 20 - Modulo 1 - Aula 05


Recommended Posts

10 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

Alguém mais curtiu essa aula?

Nos últimos tempos tenho considerado que estou num bom caminho. Tenho focado em comprar ativos e não ligo pra luxo.

Mas, vendo essa aula, por mais claro que fosse (e eu nao percebia), vi que eu tava indo pra um caminho muito radical de economia até nas pequenas coisas. Me preocupando com pedidos no ifood (que só pedimos geralmente final de semana) ou um café um pouco mais caro que eu gosto depois do almoço..

Essa aula foi importante pra reforçar que consigo sim chegar onde quero e que faz parte desse processo me dar ao luxo de ter meus pequenos prazeres que, se for parar pra pensar, nem impacta tanto assim no plano. E mesmo que tenha um impacto relevante, de nada adianta se eu não parar pra curtir o agora.

Sim, essa aula nos muda bastante o pensamento exagerado de economizar. Até porque em grande maioria quem entra na AUVP já não precisa mais passar por isso.

Entretanto, precisa manter o pensamento de economizar, sem o exagero. Melhor investir um pouco mais do que ir toda hora em restaurante caro, né? Bem como pedir 2 ifoods por dia no final de semana, vai ficar muito caro também.

Mas vai variar da renda de cada um também, pois pra muita gente, pedir iFood em toda refeição não vai afetar seu potencial de aporte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Sim, essa aula nos muda bastante o pensamento exagerado de economizar. Até porque em grande maioria quem entra na AUVP já não precisa mais passar por isso.

Entretanto, precisa manter o pensamento de economizar, sem o exagero. Melhor investir um pouco mais do que ir toda hora em restaurante caro, né? Bem como pedir 2 ifoods por dia no final de semana, vai ficar muito caro também.

Mas vai variar da renda de cada um também, pois pra muita gente, pedir iFood em toda refeição não vai afetar seu potencial de aporte.

pois é. a aula 7, metade salada e metade droga (mto bom o nome por sinal), aborda mais esse tema.

mais uma vez: é algo que ao mesmo tempo é claro, mas as vezes não é tão fácil enxergar ou assimilar

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

é bem bacana ter essa visão agora, depois que assisti as aulas da UVP estou indo de uma maneira mais equilibrada para conseguir atingir meu objetivo; nas minhas tentativas passadas frustradas de começar a investir, fui muito radical logo de inicio, sem conhecimento acabei me ferrando e desistindo muito cedo. é MUITO importante manter o equilíbrio, como o Raul falou, a gente investe pro futuro, mas precisamos viver o agora. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

42 minutes ago, Lucca Tonetto De Carvalho disse:

é bem bacana ter essa visão agora, depois que assisti as aulas da UVP estou indo de uma maneira mais equilibrada para conseguir atingir meu objetivo; nas minhas tentativas passadas frustradas de começar a investir, fui muito radical logo de inicio, sem conhecimento acabei me ferrando e desistindo muito cedo. é MUITO importante manter o equilíbrio, como o Raul falou, a gente investe pro futuro, mas precisamos viver o agora. 

Fica tranquilo que quase todo mundo se identifica com a sua situação. Muita gente fez a besteira e se ferrou antes de chegar aqui 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Também achei sensacional a aula, faz a gente ter a visão do equilibrio das coisas.

Eu fiquei com uma dúvida de quantos % seria aceitável usarmos dos juros depois de atingir um certo patrimônio, para que não comprometa a inflação desse valor. Na fase de usufruir da liberdade financeira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Joselaine Aparecida Dos Santos disse:

Também achei sensacional a aula, faz a gente ter a visão do equilibrio das coisas.

Eu fiquei com uma dúvida de quantos % seria aceitável usarmos dos juros depois de atingir um certo patrimônio, para que não comprometa a inflação desse valor. Na fase de usufruir da liberdade financeira.

Vou marcar o @Flavio Prado e @Matheus Malheiros Pinto para darem suas opiniões que são já de sabedoria sobre o assunto.

Mas eu acredito que se vc vai passar a viver dos seus dividendos, vc pode considerar como um salário e reinvestir pelo menos 30%. Mas se o valor é suficiente pra vc, vc pode gastar 95% de cada mês, pois os 5% serão bem acima da inflação. Vc só não aumentará sua rentabilidade significativamente além da inflação.

Também pode levar em consideração que as ações valorizam em geral acima da inflação, o que já faria a correção automaticamente (eu acho).

Aguarde resposta do time para tirar conclusões, por favor.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

56 minutes ago, Joselaine Aparecida Dos Santos disse:

Também achei sensacional a aula, faz a gente ter a visão do equilibrio das coisas.

Eu fiquei com uma dúvida de quantos % seria aceitável usarmos dos juros depois de atingir um certo patrimônio, para que não comprometa a inflação desse valor. Na fase de usufruir da liberdade financeira.

Acho q aí depende da sua carteira, se é uma carteira montada com ativos q distribuem dividendos, ou mais com ativos de crescimento. Mas acho q isso vai ficar mais claro para vc com as próximas aulas com a alocação de ativos

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rai Nunes Espindola disse:

Vou marcar o @Flavio Prado e @Matheus Malheiros Pinto para darem suas opiniões que são já de sabedoria sobre o assunto.

Mas eu acredito que se vc vai passar a viver dos seus dividendos, vc pode considerar como um salário e reinvestir pelo menos 30%. Mas se o valor é suficiente pra vc, vc pode gastar 95% de cada mês, pois os 5% serão bem acima da inflação. Vc só não aumentará sua rentabilidade significativamente além da inflação.

Também pode levar em consideração que as ações valorizam em geral acima da inflação, o que já faria a correção automaticamente (eu acho).

Aguarde resposta do time para tirar conclusões, por favor.

Acho uma boa ideia considerar como um salário e reinvestir ao menos 25%, mas acontece que os dividendos são bem variáveis, então pode não ser suficiente. Uma outra opção é ganhar o dobro dos gastos, assim mesmo em um mês ruim os dividendos vão pagar tudo (e claro, pode reinvestir tudo que sobrar) hehe

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Joselaine Aparecida Dos Santos disse:

@Rai Nunes Espindola @Matheus Malheiros Pinto @Guilherme Xavier Young Fei

Valeu, pessoal!

Ainda estou longe desse cenário, é só pra ter uma ideia de quanto precisaria pra minha liberdade financeira.

Agora é estudar e persistir!

 

Vc vai conseguir.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Lucca Tonetto De Carvalho disse:

é bem bacana ter essa visão agora, depois que assisti as aulas da UVP estou indo de uma maneira mais equilibrada para conseguir atingir meu objetivo; nas minhas tentativas passadas frustradas de começar a investir, fui muito radical logo de inicio, sem conhecimento acabei me ferrando e desistindo muito cedo. é MUITO importante manter o equilíbrio, como o Raul falou, a gente investe pro futuro, mas precisamos viver o agora. 

Eu já consegui errar de algumas formas haeiughaiue

antes dessa forma mais radical, há poucos anos entrei na bolsa pq eu tava com o dinheiro de uma casinha própria que eu tinha vendido. aí, sem qualquer fundamento ou conhecimento (mesmo que mínimo), fui investindo. perdi bastante grana (algumas cicatrizes da minha carteira: americanas, magalu, via - sim, 3 varejos -, gol e azul), mas tb ganhei. mais importante disso tudo: comecei minha vida no investimento, entao acabou sendo um saldo mto positivo.

Hoje em dia estava aprendendo mto com livro e vídeos variados no youtube. daí senti necessidade de um conhecimento mais focado e técnico pra continuar a evolução. e aqui estou =D

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

50 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

Eu já consegui errar de algumas formas haeiughaiue

antes dessa forma mais radical, há poucos anos entrei na bolsa pq eu tava com o dinheiro de uma casinha própria que eu tinha vendido. aí, sem qualquer fundamento ou conhecimento (mesmo que mínimo), fui investindo. perdi bastante grana (algumas cicatrizes da minha carteira: americanas, magalu, via - sim, 3 varejos -, gol e azul), mas tb ganhei. mais importante disso tudo: comecei minha vida no investimento, entao acabou sendo um saldo mto positivo.

Hoje em dia estava aprendendo mto com livro e vídeos variados no youtube. daí senti necessidade de um conhecimento mais focado e técnico pra continuar a evolução. e aqui estou =D

É assim mesmo, acontece nas melhores famílias!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...