Alguém tem conhecimento de uma planilha que calcula o "ponto ótimo" para a realização de um resgate antecipado de título pré-fixado do Tesouro Direto?
Basicamente, busco um meio objetivo para tomada de decisão e não subjetivo (exemplo: subiu 30%, 50% em x anos antes do vencimento, vou liquidar, mas com base no sentimento e não racionalmente).
O que procuro é uma metodologia de cálculo, pois, para uma tomada de decisão é preciso avaliar quanto o título teve de ganho de MTM até aquela data versus quanto seria a rentabilidade residual. De uma maneira simplista, entendo que o "ponto ótimo" (no cenário de valorização, claro) é quando a rentabilidade residual real já foi quase ou totalmente absorvida pela MTM.
Enfim, não sei se ficou claro, mas, o que busco é uma planilha mesmo ou um racional de cálculo.
Abs,
Obs: se tiver alguma falha no raciocínio, não hesitem em me esclarecer, confesso que conheço pouco sobre o tema.
Pergunta
Guilherme Goncalves
Salve galera da comunidade.
Alguém tem conhecimento de uma planilha que calcula o "ponto ótimo" para a realização de um resgate antecipado de título pré-fixado do Tesouro Direto?
Basicamente, busco um meio objetivo para tomada de decisão e não subjetivo (exemplo: subiu 30%, 50% em x anos antes do vencimento, vou liquidar, mas com base no sentimento e não racionalmente).
O que procuro é uma metodologia de cálculo, pois, para uma tomada de decisão é preciso avaliar quanto o título teve de ganho de MTM até aquela data versus quanto seria a rentabilidade residual. De uma maneira simplista, entendo que o "ponto ótimo" (no cenário de valorização, claro) é quando a rentabilidade residual real já foi quase ou totalmente absorvida pela MTM.
Enfim, não sei se ficou claro, mas, o que busco é uma planilha mesmo ou um racional de cálculo.
Abs,
Obs: se tiver alguma falha no raciocínio, não hesitem em me esclarecer, confesso que conheço pouco sobre o tema.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
2
2
DIAS POPULARES
8/Mai
7
9/Mai
2
10/Mai
2
Top Posters For This Question
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 3 posts
Flavio Prado 2 posts
Gustavo C Dantas 2 posts
Guilherme Goncalves 2 posts
DIAS POPULARES
8/Mai 2023
7 posts
9/Mai 2023
2 posts
10/Mai 2023
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Marcelo R
Uma coisa importante pra se lembrar quando for fazer marcação a mercado é que provavelmente você tem um titulo muito bom que já esta entregando tudo que ele pode antes da hora... Portanto provave
Gustavo C Dantas
trazer o lucro futuro pro presente e gastar tudo com jogos, cachaça e CRO 😂 brincadeira, mas tb penso nisso... vai acabar se desfazendo de um título bom e tem que pensar na alocação do dinheiro.
Flavio Prado
@Gustavo Dantas só para não parecer que pode acontecer. O Tesouro Prefixado que valerá R$1.000 no vencimento não tem como estar em R$1.200 antes do vencimento. Para isto ocorrer o Tesouro Prefixado te
10 respostas para essa pergunta
Recommended Posts