Wendell Costa Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 E aí galera, vocês estão bem? Esses dias estava conversando com minha chefe e também amiga, ela comentou sobre algumas complicações com o carro e comentou sobre a necessidade de investir, nem que seja para ter uma grana para caso de problemas maiores com o carro dela. Eu me ofereci a ajudá-la a estruturar os aportes e buscar onde melhor aportar a grana, fiz pela amizade e porque ela sempre me deu dicas sobre outras coisas. Agora faço um questionamento a vocês. Vocês ajudam seus familiares, amigos e até colegas de trabalho que mostrem interesse em investir? E até onde você ajudaria (indicação de artigos, sites para entender os investimentos, indicações de ativos, dicas...)? 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Marcelo R Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 13 minutes ago, Wendell Costa disse: E aí galera, vocês estão bem? Esses dias estava conversando com minha chefe e também amiga, ela comentou sobre algumas complicações com o carro e comentou sobre a necessidade de investir, nem que seja para ter uma grana para caso de problemas maiores com o carro dela. Eu me ofereci a ajudá-la a estruturar os aportes e buscar onde melhor aportar a grana, fiz pela amizade e porque ela sempre me deu dicas sobre outras coisas. Agora faço um questionamento a vocês. Vocês ajudam seus familiares, amigos e até colegas de trabalho que mostrem interesse em investir? E até onde você ajudaria (indicação de artigos, sites para entender os investimentos, indicações de ativos, dicas...)? Rapaz, como diria o Raul, isso é crime ! não pode sem ser certificado etc... Mas deixando a parte do crime de lado, eu acho complicado demais Talvez falar da AUVP e quem sabe ela se matricula estuda e aprende, porque fazer pelo outros é arriscado demais Claro que falar pra tirar da poupança e colocar no tesouro selic, já ajuda demais e não mata ninguem Agora alem disso, acho bemmmm arriscado ! Inclusive a pessoa perder a amizade em caso de zica ! 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diego Espindola Amaro Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Eu tento ajudar quando vejo alguém com problemas financeiros mas só mantenho a ajuda aos que demonstram interesse. Como não sou expert, indico canais sobre investimentos e dou dicas pontuais sobre renda fixa pois o risco é menor e a chance de dar merda é menor. Hehehehe. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Barbara Agueda Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Eu não. Minha experiência: Vc nunca vai corresponder as expectativas do outro pq eles sempre preferem ouvir o carinha do y... dizendo pra vender tudo e sair do país pq o Brasil vai virar Venezuela. Pior q o ser humano é pobre e não tem nem o q vender. E ainda fez piadinha q iriam comer o meu cachorro. Tá certo, dei um exemplo muito extremo. acho q a sua chefe é mais sensata né? Mas acontece. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcelo R Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Tem um detalhe ! Se "ao meu redor" incluir aqui a comunidade, rsrs, sempre que posso e sei algo sobre o tema, eu procuro ajudar... #TMJ 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Eu no máximo indicaria pra fazer AUVP. Depois a pessoa faz as besteiras dela e fala que foi fazendo o que eu falei. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Juliana E Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 1 hora atrás, Wendell Costa disse: E aí galera, vocês estão bem? Esses dias estava conversando com minha chefe e também amiga, ela comentou sobre algumas complicações com o carro e comentou sobre a necessidade de investir, nem que seja para ter uma grana para caso de problemas maiores com o carro dela. Eu me ofereci a ajudá-la a estruturar os aportes e buscar onde melhor aportar a grana, fiz pela amizade e porque ela sempre me deu dicas sobre outras coisas. Agora faço um questionamento a vocês. Vocês ajudam seus familiares, amigos e até colegas de trabalho que mostrem interesse em investir? E até onde você ajudaria (indicação de artigos, sites para entender os investimentos, indicações de ativos, dicas...)? Rapaz, comigo é tipo avião despressurizado: primeiro eu coloco a máscara de oxigênio e depois eu ajudo o outro. Ainda tô tentando acertar colocar minha máscara. 4 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Bruno Guimarães Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Eu gosto muito de falar do tema no geral, desde explicações técnicas sobre produtos, até comentar noticias, curiosidades, enfim. A pessoa que quer saber, quer estudar, eu ajudo sim, não fico recomendando investimentos específicos, mas dicas pra ela estudar sozinha, tiro ela de furadas, organização financeira, fugir de golpe/pirâmide, entender os investimentos de forma geral, o que é uma renda fixa, fundos, renda variável, fundo imobiliários, falar sobre dinheiro, conceitos macros, essas coisas. E tem quem não quer estudar, não quer buscar nada, pra essa galera fui mudando um pouco minha postura, pra economizar energia. Eu me esforçava muito pra pessoa que não queria nada, e ficava frustrado, porque queria muito ajudar, queria fazer por ela, ficava ansioso pela pessoa. Muita gente chega assim e diz, "quero começar estudar sobre", ai eu jogo uma isca, perguntando se a pessoa tem costume de ler ou assistir algo, e de que forma costuma absorver o conteúdo, dependendo da resposta, eu recomendo um vídeo só, um canal, do Raul por exemplo, peço pra ela assistir qualquer vídeo, as vezes mando um podcast pra escutar enquanto faxina a casa, sei la, já cheguei ao ponto de recomendar um filme ou uma serie pra "despertar" o interesse, dou varias opções, mando os links no whatsapp separadinho, e falo pra assistir qualquer um e me fala o que achou, que a gente conversa sobre, e tiro as duvidas e eu vou recomendando um material mais aprofundado, e o que acontece é que a grande maioria das vezes é que as pessoas nunca vão atrás de nada, e o segundo papo não rola mais kkkkkkkk Uma colega de trabalho chegou a primeira vez e me disse que queria um tempo, toda semana pra falar sobre investimento, eu falei "ok", e recomendei alguns videos pra ela assistir e a gente discurtir sobre, coisa de 20min, nao era pra assistir um monte, era UM SÓ depois de uns meses e de algumas respostas de "nao tive tempo", nao me procurou mais. comecei aplicar isso pra varias pessoas que me pediam ajuda, e melhorou muito minha vida. Me pediram uma indicação de emprego, pessoa desempregada, pedi pra me ligar 2 dias depois, apos as 17h, qualquer horario, nao me ligou Outra me pediu a mesma coisa, falei pra mandar um curriculo no email, nao recebi Sei la, a grande maioria nao quer fazer o minimo, o esforço basico. Agora quem quer conversar, eu gasto horas com a pessoa, nem que eu esteja explicando só o que é uma Conta Corrente e CDB, e porque nao investir na poupança, faço por telefone, pessoalmente, por mensagem, e se a pessoa demonstra curiosidade e me volta a procurar eu continuo ajudando Mas tem uns casos, igual algumas mensagens que o Raul recebe "RAUL, QUERO QUE MEUS 300MIL RENDA 30MIL POR MES SEM RISCO E NAO QUERO ESTUDAR, QUERO QUE ALGUEM FAÇA ISSO POR MIM" kkkkkkkkkkkkkk 6 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Matheus Paulo Presa Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Então, eu me tornei um pregador do Ibovespa kkkkkk, brincadeiras a parte, sempre que o assunto dinheiro surge no trabalho eu falo um pouco sobre investimentos, eu nunca digo qual ação comprar e muito menos faço isso pelos meus colegas, mas o que eu faço em geral é incentivar e tirar dúvidas básicas que todo mundo que nunca mexeu na bolsa tem, como por exemplo: "Investir é só para ricos", "como que lucra na bolsa", "quero ficar rico a bolsa de valores pode me ajudar?"... tenho um objetivo para daqui X anos, não sei onde guardar meu dinheiro... e por aí vai. Também converso bastante sobre a questão financeira, é muito comum, MUITO comum mesmo meus colegas tirar empréstimo e consignados... e aí se descontrolam e ficam no negativo.. converso também com eles sobre organização financeira, divisão de categorias do salário e etc... em casa também, falo bastante sobre isso e assisto vídeos do Raul no almoço e o Giro da Bolsa assisto na janta nos domingos então, hoje educação financeira é obrigatória dentro da minha família e no trabalho é tema de assunto para quem se interessa, mas eu nunca forço a barra, quem quer faz, quem não quer já sabe o caminho. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jeanluca Fernandes Pereira Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 cara bem pouco, eu so falo assim da um olhada em tal coisa, mas nao me aprofundo muito pq se nao ter que se aprofundar mesmo 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Daniel Fernandes Coração Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Cara, hoje eu vou ter minha primeira experiência falando sobre o tema de investimento, porém, vou falar de financiamento imobiliário pq tenho um amigo que quer financiar um apartamento.... como passei por alguns problemas recentemente com o tema, eu n digo que fiquei expert no tema, porém, tenho experiência suficiente para não deixar ninguém cair em uma cilada. Além do tema, vou explicar para ele a planilha de gastos e tal, aquela onde vc vai descobrir onde vc ta jogando a grana errada, vou com os dois pés para ABRIR os olhos dele. E é claro, vou indicar a AUVP para ele fazer os custos. Tenho ctza que ele vai cair para trás, quando ele ver onde a grana que ele ta gastando de forma errada está indo. kkkkkk Pq eu sei, kkkk ele sai comigo kkkk, e ele é Bemmmmmmmm mais gastão que eu kkkkkk 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Just now, Daniel Fernandes Coração disse: Cara, hoje eu vou ter minha primeira experiência falando sobre o tema de investimento, porém, vou falar de financiamento imobiliário pq tenho um amigo que quer financiar um apartamento.... como passei por alguns problemas recentemente com o tema, eu n digo que fiquei expert no tema, porém, tenho experiência suficiente para não deixar ninguém cair em uma cilada. Além do tema, vou explicar para ele a planilha de gastos e tal, aquela onde vc vai descobrir onde vc ta jogando a grana errada, vou com os dois pés para ABRIR os olhos dele. E é claro, vou indicar a AUVP para ele fazer os custos. Tenho ctza que ele vai cair para trás, quando ele ver onde a grana que ele ta gastando de forma errada está indo. kkkkkk Pq eu sei, kkkk ele sai comigo kkkk, e ele é Bemmmmmmmm mais gastão que eu kkkkkk Essa parte eu conheço um tanto também, mas só conheço pobre, não tem ninguém comprando imóvel nem financiado. Conheci fazendo minhas compras doidas kkkkkk 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 11 horas atrás, Wendell Costa disse: E aí galera, vocês estão bem? Esses dias estava conversando com minha chefe e também amiga, ela comentou sobre algumas complicações com o carro e comentou sobre a necessidade de investir, nem que seja para ter uma grana para caso de problemas maiores com o carro dela. Eu me ofereci a ajudá-la a estruturar os aportes e buscar onde melhor aportar a grana, fiz pela amizade e porque ela sempre me deu dicas sobre outras coisas. Agora faço um questionamento a vocês. Vocês ajudam seus familiares, amigos e até colegas de trabalho que mostrem interesse em investir? E até onde você ajudaria (indicação de artigos, sites para entender os investimentos, indicações de ativos, dicas...)? Tenho ajudado menos, antigamente ajudava mais, mercado de baixa o povo da uma sumida 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Raphael Mclovin Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 (edited) Rapaz, eu não digo o que a pessoa tem que fazer, geralmente, eu oriento o que ela não faça. Passei por algo semelhante com minha chefe também. Ela recebeu 90k, e como ela não estava contando com isso, não queria gastá-lo e veio me procurar mostrando o que o gerente do banco tava oferecendo para ela. Lógico que era só porcaria, mas tinha um LCI no meio que tava legal. Fiz uma breve explicação de renda fixa para ela, e ela mesmo chegou na conclusão de deixar uma parte com liquidez diária e outra presa nesse LCI. Orientação para quem não quer estudar, é sempre em renda fixa kkkk Editado 10 de Maio de 2023 por Raphael McLovin 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 11 horas atrás, Barbara disse: Eu não. Minha experiência: Vc nunca vai corresponder as expectativas do outro pq eles sempre preferem ouvir o carinha do y... dizendo pra vender tudo e sair do país pq o Brasil vai virar Venezuela. Pior q o ser humano é pobre e não tem nem o q vender. E ainda fez piadinha q iriam comer o meu cachorro. Tá certo, dei um exemplo muito extremo. acho q a sua chefe é mais sensata né? Mas acontece. Adoro seus comentários @Barbara ainda quero ver na câmera ao vivo fazendo pergunta pro Raul (pilotando um jet sky de preferência, vamos aumentar a dificuldade ) 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Em relação a ajudar , é algo complicado , outro dia minha mãe e irmão me perguntaram onde por o dinheiro (após minha cunhada falar q da família eu o mais esclarecido - só pq um dia comentei que estava estudando ) obs: ela trabalha em área financeira! mas enfim me limitei a falar e explicar que para eles tesouro selic apenas (e depois se quisessem eu explicaria mais coisas ) resumo: isso faz mais de 2 meses e nem tentaram migrar uma parte do dinheiro sequer pro tesouro meu entendo que cada um terá seu momento de correr atrás , tem amigo meu fazendo AUVP , pq me viu fazendo e falando daqui, e indico o canal do Raul também que ajuda demais quem não conhece nada e precisa de uns tapas de mão Aberta na carinha rsr 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fernando José Oliva Daher Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Já tentei, e ocasionalmente, ainda tento, alertar algumas pessoas mais próximas sobre a importância de aprender a investir e de não depender da pirâmide magna (INSS)... Mas, boa parte do tempo, as pessoas julgam saber mais de que realmente sabem e não estão abertas a conhecer um pouco mais, outros tem receio de colocar o seu suado dinheiro na corretora (mas deixam a cargo do gerente do banco seus investimentos... e os rendimentos, no final da história, nós conhecemos com quem fica). Já sugeri tanto a AUVP aos amigos que deveria ganhar comissão do time, ou pelo menos uma vaga na baguncinha né?! 😂 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eduardo Kazuyuki Kumi Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 No geral eu só comento por cima com minha roda de amigos, nao na intenção de convencer a investir, mas só pra comentar sobre mesmo. grande parte das ideias eu imagino que venha de uma conversa casual e etc, eu comento volta e meia quando falam de expectativas para o futuro, se o meu amigo/amiga se interessar sobre ele vem falar cmg e ai eu ajudo 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 Eu tenho um amigo que segue as técnicas o Barsi e investe na conta em nome do filho de 4 anos... Às vezes a gente troca uma ideia, mas eu me limito bastante, porque não gosto muito dessas "técnicas"... Mas da pra falar um pouquinho. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Everton Luciano Macedo Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 A única coisa que fiz no sentido de ajudar, foi convencer meu pai e a minha esposa (na época era namorada) a tirar o dinheiro guardado na Poupança e colocar no Tesouro SELIC ou num CDB de liquidez diária com pelo menos 100% do CDI. Fora isso, ocasionalmente ajudo minha família com alguma planilha de orçamento familiar bem basicona, afinal ter algum controle dos seus gastos é melhor do que não ter nenhum. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts