Post popular William Redig Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 (edited) Oi S@ardinhas, Há algumas semanas eu escrevi a parte 1 da minha experiência com investidor, um ano após a conclusão da AUVP. Hoje eu quero compartilhar um novo insight. Eu era fã incondicional de FIIs. Foi a minha porta de entrada na RV e a maior parte da minha carteira - cerca de 80% estava em FIIs. Eu comprava umas ações de vez em quando, recebia proventos, vendia, nunca fiquei com uma carteira de ações por longo tempo (tomara que o Raul não leia isso... rssss). Pós AUVP eu defini a minha estratégia ideal de alocação de ativos - FIIs, Ações Brasil, RF e Ações Gringas em partes iguais. Decidi que queria ter 20 FIIs, 20 Ações BR, 15 Açóes Gringas e estou perseguindo essa alocação ideal. Ainda não cheguei lá, mas já estou chegando. Como eu estou sempre fazendo aportes, optei por não vender nada de FIIs e em Junho/Julho do ano passado, comecei a aportar mais pesado em ações Brasileiras. Escolhi as 20 (hoje já penso em reduzir para 15) empresas de quero ser sócio e fui comprando ativos durante o 2o semestre do ano passado inteiro. Não cheguei ao meio-a-meio entre FIIs e Ações Brasil, mas num 60/40%. Só eu e Deus sabemos do esforço que tive que fazer para não comprar mais FIIs e sim ações. Uma ressalva - a minha meta de investidor é ter, em 5 a 6 anos, uma renda passiva igual à renda ativa que tenho hoje e quando eu conseguir isso, vou poder me aposentar e curtir o resto da vida com o mesmo nível de conforto que tenho hoje. A minha métrica é a soma dos proventos recebidos nos últimos 12 meses, divididos por 12. Para conseguir chegar lá em 5 anos, eu preciso crescer os proventos recebidos em 3% ao mês. Por enquanto, estou superando esses 3% am de crescimento com folga. Pelo andar da carruagem, a meta de dezembro eu atinjo em julho ou agosto, no máximo e aqui vai o motivo.... Ações - as minhas novas queridinhas!!!! Meu foco são os proventos. Até o mês passado eu estava meio decepcionado com as minhas ações.... Não que eu não gostasse das empresas, muito pelo contrário, mas desde Janeiro, ladeira abaixo nas cotações e os proventos recebidos não foram lá essas coisas, mesmo assim continuei seguindo método burro e comprando mais e mais ações. Caia, eu comprava mais, aproveitando a liquidação. Na minha carteira só tem ações de setores perenes, empresas boas, lucrativas e tradicionais boas pagadoras de dividendos. O que engana no mercado de ações é que não há linearidade no pagamento de proventos; cada empresa tem suas regras e periodicidade e para pode avaliar direito, você precisa ficar com a ação em carteira por pelo menos um ano (1 ciclo fiscal da empresa). Hoje é dia 10/5/23, ainda não tem um ano inteiro onde invisto "com sabedoria" em ações brasileiras, mas tem quase um ano. Os resultados divulgados até o momento apontam para um DY excelente para vários ativos e o montante em R$ que vou receber de proventos de FIIs e Ações nesse mês já é o triplo do que recebi em maio/22! Ontem à noite eu estava estudando o assunto e alguns números me espantaram! CMIN3 - Me pagou entre novembro e maio, 25% de YoC; CSNA3 - No mesmo periodo, 21% de YoC; ITSA4 - em um ano, 8,65% de YoC; VALE3 - em um ano, 9%. Não vou listar minha carteira inteira; nem todas pagaram isso tudo, mas nenhuma me pagou menos que 4% e olha que o exercício fiscal não está ainda completo; faltam 12 meses. O que percebi foi que os meses de Maio, Agosto, Novembro/Dezembro/Janeiro são os meses mais gordinhos em termos de dividendos e JCP e que praticamente toda semana pinga uma grana de proventos na minha conta da corretora. Esses 2 gráficos abaixo mostram 13 meses de proventos, o da esquerda mostra o valor recebido por ativo e o da direita por mês, sendo que cada cor empilhada representa um ativo. Literalmente, um verdadeiro pinga-pinga na minha conta, praticamente todos os dias. Note que os valores mostrados nos gráficos são valores já recebidos ou provisionados para receber no mês e maio ainda não está completo no gráfico - vai superar 4mil esse mês. Ainda tem uma boa grana em dividendos e JCP para receber até o fim do ano, proveniente de resultados já divulgados mas ainda não pagos. Muito melhor que receber uma bolada de proventos de uma ou duas empresas ou FIIs é receber um pingadinho de várias empresas e FIIs todos os meses. Novamente, o objetivo desse relato foi de compartilhar a minha experiência real, principalmente com que está começando e talvez isso serva de inspiração. Demorou para eu ver o resultado real - quase um ano - mas estou feliz com minha carteira e vejo que atingir um objetivo que parecia inalcançável está se mostrando cada vez mais possível. Ainda está longe, falta muito aporte, reinvestimento de proventos, estratégia e não me deixar influência por achologia. Sai do zero (na verdade no negativo) para uma realidade bem diferente. Hoje já recebo 5% da minha renda passiva anual desejada, e já vejo o crescimento acelerando cada vez mais. Bola de neve a meu favor!! Editado 10 de Maio de 2023 por William Redig 12 1 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 10 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 13 minutes ago, William Redig disse: Ontem à noite eu estava estudando o assunto e alguns números me espantaram! Cara, se eu não estiver enganado, foram 12 meses turbulentos. Daqui 3 anos isso aí deve se tornar algo sensacional! Parabéns, me inspira a fazer menos merda e começar a fazer do jeito burro. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 10 de Maio de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 6 minutes ago, Rai Nunes disse: Cara, se eu não estiver enganado, foram 12 meses turbulentos. Daqui 3 anos isso aí deve se tornar algo sensacional! Parabéns, me inspira a fazer menos merda e começar a fazer do jeito burro. Não quero te desanimar, mas se acontecer contigo igual aconteceu comigo, tem ainda 1 ano de fazeção de merda pela frente, até realmente acreditar que o que AUVP ensina é o caminho certo. No percurso, eu duvidei de vários ensinamentos, achando que eu estava certo. Agora está bem mais fácil aceitar o sobe-desce das cotações e acreditar no meu taco e não nos achologistas e diquinhas de plantão. Torço para que você aprenda mais rápido que eu!! 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 10 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2023 11 minutes ago, William Redig disse: Não quero te desanimar, mas se acontecer contigo igual aconteceu comigo, tem ainda 1 ano de fazeção de merda pela frente, até realmente acreditar que o que AUVP ensina é o caminho certo. No percurso, eu duvidei de vários ensinamentos, achando que eu estava certo. Agora está bem mais fácil aceitar o sobe-desce das cotações e acreditar no meu taco e não nos achologistas e diquinhas de plantão. Torço para que você aprenda mais rápido que eu!! Eu imagino, estou acompanhando o rendimento HAHAHAHAHA Mas eu estou frio, não me animo e nem me desespero. Vira e mexe ainda brinco de swing trade, mas isso vai passar 😂 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 11 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 11 de Maio de 2023 11 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 12 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 Poxa @William Redig seus post são inspiradores demais , e da pra notar o quanto você se dedica e curte construir sua mina de ouro … esse gráfico com renda vindo de inúmeros ativos é o puro suco do prazer do investidor …. Lendo seu texto eu estou ansioso para fechar mês de maio (este mês consegui com FII e ações um valor de DY que não esperava fazendo a média mensal subir bem , e tenho ainda uns 8 a 10 anos para chegar onde quero ) parabéns pela dedicação , esforço e pelos resultados, ahhhhhh esse gráfico tá lindo demais cara ! 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 12 de Maio de 2023 Author Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 1 hora atrás, Henrique Magalhães disse: Poxa @William Redig seus post são inspiradores demais , e da pra notar o quanto você se dedica e curte construir sua mina de ouro … esse gráfico com renda vindo de inúmeros ativos é o puro suco do prazer do investidor …. Lendo seu texto eu estou ansioso para fechar mês de maio (este mês consegui com FII e ações um valor de DY que não esperava fazendo a média mensal subir bem , e tenho ainda uns 8 a 10 anos para chegar onde quero ) parabéns pela dedicação , esforço e pelos resultados, ahhhhhh esse gráfico tá lindo demais cara ! Oi @Henrique Magalhães, obrigado por suas palavras. Realmente significa muito para mim!! Esse gráfico de maio vai ser lindo demais.... é mesmo muito legal ver que ao seguir a estratégia, a coisa funciona e como fica mais fácil domar o eu rebelde quando se tem resultado bom, mesmo em tempos de maré baixa, como agora.... Carteira para baixo, dividendos para cima; estou doido para ver quando a maré voltar a subir. Nos FIIs, isso já está acontecendo aos poucos. Resta saber se agora vai começar a recuperar de verdade ou se é só um fogo de palha..... 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 12 de Maio de 2023 Author Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 2 horas atrás, Henrique Magalhães disse: Poxa @William Redig seus post são inspiradores demais , e da pra notar o quanto você se dedica e curte construir sua mina de ouro … esse gráfico com renda vindo de inúmeros ativos é o puro suco do prazer do investidor …. Lendo seu texto eu estou ansioso para fechar mês de maio (este mês consegui com FII e ações um valor de DY que não esperava fazendo a média mensal subir bem , e tenho ainda uns 8 a 10 anos para chegar onde quero ) parabéns pela dedicação , esforço e pelos resultados, ahhhhhh esse gráfico tá lindo demais cara ! Oi novamente @Henrique Magalhães, esse gráfico é mesmo o suco do prazer. Quando você passa o mouse em cima da coluna, ele te mostra o detalhe dos proventos recebidos. Os valores mostrados são lançados automaticamente na conta-corrente da corretora. Único trabalho que tenho é de importar as notas de corretagem, o resto é todo automático. Veja abaixo como fica bonito.... Abraço!! 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 12 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 6 horas atrás, William Redig disse: Oi novamente @Henrique Magalhães, esse gráfico é mesmo o suco do prazer. Quando você passa o mouse em cima da coluna, ele te mostra o detalhe dos proventos recebidos. Os valores mostrados são lançados automaticamente na conta-corrente da corretora. Único trabalho que tenho é de importar as notas de corretagem, o resto é todo automático. Veja abaixo como fica bonito.... Abraço!! Que coisa linda. Ainda chego lá (em volume). Hoje penso que não terei tantos FIIs, mas vai saber! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 12 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 On 10/05/2023 at 19:59, William Redig disse: Não quero te desanimar, mas se acontecer contigo igual aconteceu comigo, tem ainda 1 ano de fazeção de merda pela frente, até realmente acreditar que o que AUVP ensina é o caminho certo. No percurso, eu duvidei de vários ensinamentos, achando que eu estava certo. Agora está bem mais fácil aceitar o sobe-desce das cotações e acreditar no meu taco e não nos achologistas e diquinhas de plantão. Torço para que você aprenda mais rápido que eu!! Cara, fiquei pensando bastante nisso desde ontem. Uma das razões de que estou aqui na AUVP é que eu quero mudar um pouco o jeito que faço as coisas. Eu sempre vou fazendo tudo pro conta própria, procurando entender e aprender. A verdade é que isso nos traz um gasto muito alto. O curso eu já comprei pra não precisar aprender fazendo merda. Mas eu continuo aqui querendo ver na prática algumas coisas como elas dão errado. Claro que não há problema em questionar e etc, mas preciso deixar de querer viver todas as experiências e aprender mais com os outros. Vou parar com as brincadeiras que tenho feito e começar a aportar adequadamente, balanceando desde sempre, mesmo que fracionado e sem especulação. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 12 de Maio de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 Separa uma graninha curta, que não vai te fazer falta e brinca com ela para aprender. Toda vez que tomar uma trolha, aprenda com a trolhada e coloca o prejuizo na conta de trei na mento e capacitação, como se tivesse feito um c u r s o. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 12 de Maio de 2023 Author Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 5 horas atrás, Rai Nunes disse: Que coisa linda. Ainda chego lá (em volume). Hoje penso que não terei tantos FIIs, mas vai saber! Para mim, demorou 2 anos pra chegar aqui. Maio foi o a data de nascimento do meu primeiro ativo de RV. 5 cotas de BTLG11. Não vou esquecer disso tão cedo. Foi o que deu o click no meu cérebro. Comprei por volta do dia 10/15 e recebi proventos no dia 25. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renan Porto Sanches Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 On 12/05/2023 at 11:06, Raí Nunes disse: Cara, fiquei pensando bastante nisso desde ontem. Uma das razões de que estou aqui na AUVP é que eu quero mudar um pouco o jeito que faço as coisas. Eu sempre vou fazendo tudo pro conta própria, procurando entender e aprender. A verdade é que isso nos traz um gasto muito alto. O curso eu já comprei pra não precisar aprender fazendo merda. Mas eu continuo aqui querendo ver na prática algumas coisas como elas dão errado. Claro que não há problema em questionar e etc, mas preciso deixar de querer viver todas as experiências e aprender mais com os outros. Vou parar com as brincadeiras que tenho feito e começar a aportar adequadamente, balanceando desde sempre, mesmo que fracionado e sem especulação. A Alma de SwingTrade é bem peculiar.... quero muito aprender a não fazer merda com vc... hahahahaha 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts