Jump to content

O que acham da jornada de trabalho de 4 dias?


Recommended Posts

A grande maioria das empresas participantes (92%) decidiu manter o formato de trabalho depois dos testes. Entre elas, a receita média aumentou 35% em comparação ao período anterior e 90% dos funcionários disseram que gostariam de continuar trabalhando apenas quatro dias. Desses, 15% disseram que nenhum dinheiro é suficiente para que aceitem voltar ao expediente de cinco dias. 

Fontes: https://exame.com/brasil/brasil-tera-teste-para-semana-de-4-dias-de-trabalho-veja-como-vai-funcionar/

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha opinião pessoal particular só minha, não tenho problema em trabalhar 5 dias. Não tenho disciplina pra fazer tudo o q tenho q fazer em horário comercial em home office (aí vou fazer de madruga ou fds) Ou fico pensando q posso adiantar alguma coisa ou as pessoas ficam me ligando domingo a noite mesmo. Por isso prefiro bater ponto de seg a sex. Mas uma coisa q gosto muito é trabalhar 7h, mesmo q seja sem intervalo, da pra fazer outras coisas no dia, isso ajuda muito.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Barbara disse:

Minha opinião pessoal particular só minha, não tenho problema em trabalhar 5 dias. Não tenho disciplina pra fazer tudo o q tenho q fazer em horário comercial em home office (aí vou fazer de madruga ou fds) Ou fico pensando q posso adiantar alguma coisa ou as pessoas ficam me ligando domingo a noite mesmo. Por isso prefiro bater ponto de seg a sex. Mas uma coisa q gosto muito é trabalhar 7h, mesmo q seja sem intervalo, da pra fazer outras coisas no dia, isso ajuda muito.

Já estou home office há 10 anos. Já pensei mais de uma vez em parar de trabalhar às sextas. Provavelmente farei isso em alguns anos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha opinião aqui no Brasil muito difícil eles adotarem esse tipo de situação pois acredito que iram arrecadar menos impostos e para eles isso não e LEGAL...MENOS IMPOSTOS...JA VIU NÉ...trabalho pela CLT de  40 hrs semanas acho bom...mas temos de 45 hrs dentre outras...Mas não seria nada mal ... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bem, eu sou autônoma, então eu mesma defino minha carga horária. Como sou uma chefe muito exigente, já cheguei a trabalhar 7 dias por semana. Fui reduzindo aos poucos, primeiro deixei de trabalhar à noite (que era o que mais me cansava), trabalhando todos os dias, somente durante o dia. Depois passei a deixa um dia livre na semana e há uns 2 meses tenho 2 dias livres na semana mais ou menos (as vezes ainda uso esse dia). 

Sinceramente, gosto do meu trabalho então não acho tão pesado assim não. Mas um dos meus objetivos ao comecar a investir foi conseguir uma renda passiva pra me permitir reduzir a carga de trabalho quando quiser sem impacto no meu estilo/qualidade de vida. 

Hoje ainda não me vejo parando, sou muito nova e tenho muita coisa pra realizar ainda. 

Acho que essa questão de carga horária conta mesmo quando a gente não está satisfeita com o trabalho (como já foi comigo).

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha humilde opinião, esse modelo pode funcionar bem em países como Estados Unidos e alguns países Europeus, onde a consciência e educação do povo pode permitir manter a produtividade, mesmo trabalhando um dia a menos.  Num país igual ao nosso, onde o nível da educação do povo é sofrível, e onde os empresários pagam encargos absurdos sobre a mão de obra e a necessidade de manter um horário comercial ou industrial de funcionamento das empresas vai inviabilizar esse tipo de iniciativa, principalmente pelos custos "extra-salário" da mão de obra empregada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rai Nunes disse:

Bom, quando eu conseguir trabalhar 6 dias por semana eu começo a pensar em 5, depois em 4.

Não tá fácil pra ninguém, Raí!😅

Trabalhei durante 12 anos, 7 dias/semana, as vezes em turnos de 48 horas ininterruptas…

De um ano pra cá reduzi bastante. Hoje “só trabalho 5 dias na semana”, mas se preciso for, sujo as mãos de segunda a segunda, novamente!

Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Fernando José Oliva Daher disse:

Não tá fácil pra ninguém, Raí!😅

Trabalhei durante 12 anos, 7 dias/semana, as vezes em turnos de 48 horas ininterruptas…

De um ano pra cá reduzi bastante. Hoje “só trabalho 5 dias na semana”, mas se preciso for, sujo as mãos de segunda a segunda, novamente!

Eu estou no 15º ano 🤣

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom o assunto sempre vai gerar polêmica pois tem a turma os 7 dias na semana e os que são mais flexíveis … acredito que sim em termos de produtividade ajuda demais , mas tem que ver que tipo de trabalho (operário fábrica , administrativo , executivo ) selecionaram para pesquisa …

como atuou na area de TI, remoto desde 2018, e trabalho com hora eu já tenho minha meta pessoa de em 5 anos reduzir para uma jornada de 4 dias ou trabalhar de 5 a 6h por dia apenas … há meses em que já fiz isso e a produtividade é ótima e me sobra tempo para minhas coisas pessoais!

Mas como a matéria diz é um estudo e isso leva muito tempo para se ajustar na vida real …

o que imagino (e aqui pode ser um pensamento bobo) é que se a carga de trabalho fosse menor , poderia se contratar mais pessoas e com isso teria menos pessoas desempregadas (ou a conta chegaria próximo a uma % mais aceitável ) não é uma conta simples e nem mágica , mas espero q caminhe para algo neste sentido … 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Bom o assunto sempre vai gerar polêmica pois tem a turma os 7 dias na semana e os que são mais flexíveis … acredito que sim em termos de produtividade ajuda demais , mas tem que ver que tipo de trabalho (operário fábrica , administrativo , executivo ) selecionaram para pesquisa …

como atuou na area de TI, remoto desde 2018, e trabalho com hora eu já tenho minha meta pessoa de em 5 anos reduzir para uma jornada de 4 dias ou trabalhar de 5 a 6h por dia apenas … há meses em que já fiz isso e a produtividade é ótima e me sobra tempo para minhas coisas pessoais!

Mas como a matéria diz é um estudo e isso leva muito tempo para se ajustar na vida real …

o que imagino (e aqui pode ser um pensamento bobo) é que se a carga de trabalho fosse menor , poderia se contratar mais pessoas e com isso teria menos pessoas desempregadas (ou a conta chegaria próximo a uma % mais aceitável ) não é uma conta simples e nem mágica , mas espero q caminhe para algo neste sentido … 

Se ajudar na produtividade, estou errado demais então no 24/7 aqui!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Rai Nunes disse:

Se ajudar na produtividade, estou errado demais então no 24/7 aqui!

Então eu particularmente não acredito que trabalhar mais horas tenha relação com produtividade , mas entendo que pra algumas pessoas sim , eu me senti muito mais produtivo quando passei a trabalhar menos que 8h por dia !

acontece muitas vezes (por conta de projetos específicos ) que eu trabalhe finais de semana e a noite , mas quando isso ocorre percebo que fico me arrastando e logo q estes projetos acabam já tento tirar o pé !

mas é algo pessoal , eu já virei muitas horas em projetos (me ferrando ) e hoje eu tento evitar (não vejo grandes vantagens )

algo que percebo hoje em dia no meu trabalho - por conta desta flexibilidade e opção de regrar as minhas horas trabalhadas - é que consigo entregar trabalhos de 10 a 12h em torno de 6 a 8h

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

vc trabalha com o que? As vezes é por ser proprietário que acaba se entregando assim, agora teria que fazer um teste

Sou analista de sistemas, sou empresário de ramo totalmente diferente também kkkkkk

Eu sou workaholic e estou trabalhando para construção de patrimônio. Irei reduzir o ritmo mais pra frente.

 

12 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Então eu particularmente não acredito que trabalhar mais horas tenha relação com produtividade , mas entendo que pra algumas pessoas sim , eu me senti muito mais produtivo quando passei a trabalhar menos que 8h por dia

Sim, não adiantaria nada trabalhar 18h por dia e não ser produtivo. Precisa colocar isso na balança, sempre.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 12/05/2023 at 14:21, José Carlos Rodrigues Noguero disse:

A grande maioria das empresas participantes (92%) decidiu manter o formato de trabalho depois dos testes. Entre elas, a receita média aumentou 35% em comparação ao período anterior e 90% dos funcionários disseram que gostariam de continuar trabalhando apenas quatro dias. Desses, 15% disseram que nenhum dinheiro é suficiente para que aceitem voltar ao expediente de cinco dias. 

Fontes: https://exame.com/brasil/brasil-tera-teste-para-semana-de-4-dias-de-trabalho-veja-como-vai-funcionar/

 

Fui CLT em uma mesma empresa por quase 8 anos e sentia muito a falta disso.

Quando mudaram a metodologia de férias para poder se tirar os 30 dias sendo dois períodos de 15 cada (no início eram 20 dias e vendidos os outros 10) já sentíamos a diferença.

Mas era um lugar onde a mentalidade do diretor não ajudava. Sequer era bem visto fazer uma pausa de 5mins para aliviar a cabeça, tomar um café.

Para uma empresa de desenvolvimento de software ficar 8h direto na frente do PC codando não era produtivo para ninguém.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Fui CLT em uma mesma empresa por quase 8 anos e sentia muito a falta disso.

Quando mudaram a metodologia de férias para poder se tirar os 30 dias sendo dois períodos de 15 cada (no início eram 20 dias e vendidos os outros 10) já sentíamos a diferença.

Mas era um lugar onde a mentalidade do diretor não ajudava. Sequer era bem visto fazer uma pausa de 5mins para aliviar a cabeça, tomar um café.

Para uma empresa de desenvolvimento de software ficar 8h direto na frente do PC codando não era produtivo para ninguém.

Eu nunca consegui trabalhar sem um relacionamento de extrema confiança. Muitos anos atrás eu trabalhava em uma empresa que colocou uma catraca (com digital) na entrada da sala do escritório. A máquina de café / água ficava fora do escritório. Só o banheiro lá dentro.

Eu ficava mais no escritório do que na minha casa... Daí começaram a fazer o fechamento de horas do mês pela catraca. Vcs acham que pagavam hora extra baseada na catraca? No way. Mas descontavam do pessoal que não cumpria a quantidade mínima de horas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que quem enxergar esse estudo como um beneficio irá se empenhar para performar melhor durante seus dias de trabalho. Principalmente se a empresa ou setor já estiver bem estruturado, pois por experiencias e relatos já ouvi pessoas falando que acabam trabalhando um pouco mais na lenta para não ter que ficar sem nada para fazer durante o expediente ou semana por já terem suas demandas definidas.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Zveibrucker disse:

Eu acredito que quem enxergar esse estudo como um beneficio irá se empenhar para performar melhor durante seus dias de trabalho. Principalmente se a empresa ou setor já estiver bem estruturado, pois por experiencias e relatos já ouvi pessoas falando que acabam trabalhando um pouco mais na lenta para não ter que ficar sem nada para fazer durante o expediente ou semana por já terem suas demandas definidas.

 

Sem dúvidas!

Como dito, são estudos sérios feitos e que mostram realmente bons resultados para ambas as partes (empresa e empregados).

Mas infelizmente temos lugares que ainda estão fixado a moda antiga por assim dizer. Se você não está na frente do computador, não está produzindo nada.

 

Gostaria de ver essa mentalidade mudar e a cada dia valorizarem mais quem trabalha com o intelecto mesmo e não como se fosse uma linha de produção totalmente manual que depende 100% de um funcionário para alguma operação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...