Jump to content
  • 0

Dúvida - Análise de dados passados de Ações


Anthony Bordignon

Pergunta

 Olá pessoal , tudo bem?
 Sou novo aqui na AUVP , e gostaria de uma ajuda.
 
 Sei que vários dados de ações são ajustados ao valor presente em alguns sites , porém , além da cotação , não consegui identificar um site que forneça os demais dados com valores reais a época , alguem pode me indicar?

 Anexo deixei a memória de Cálculo que realizei para comparar a margem histórica do Graham na TRPL4 , porém , como em várias outras empresas , percebi uma variação muito grande conforme os dados vão se afastando do presente , sempre pra cima , assim , presumo que tenha algo errado.

 OBS: Ainda não liberou meu acesso as aulas da AUVP , então se a resposta estiver no curso e porque eu não vi ainda rs.

Agradeço antecipadamente pela ajuda,
Att, Anthony

TRPL4-CONSOLIDADO-GRAHAM-HISTORICO.png

TRPL4-GRAHAM-11-ANOS.png

Editado por Anthony Bordignon
ajuste de título
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Anthony Bordignon disse:

 Olá pessoal , tudo bem?
 Sou novo aqui na AUVP , e gostaria de uma ajuda.
 
 Sei que vários dados de ações são ajustados ao valor presente em alguns sites , porém , além da cotação , não consegui identificar um site que forneça os demais dados com valores reais a época , alguem pode me indicar?

 Anexo deixei a memória de Cálculo que realizei para comparar a margem histórica do Graham na TRPL4 , porém , como em várias outras empresas , percebi uma variação muito grande conforme os dados vão se afastando do presente , sempre pra cima , assim , presumo que tenha algo errado.

 OBS: Ainda não liberou meu acesso as aulas da AUVP , então se a resposta estiver no curso e porque eu não vi ainda rs.

Agradeço antecipadamente pela ajuda,
Att, Anthony

TRPL4-CONSOLIDADO-GRAHAM-HISTORICO.png

TRPL4-GRAHAM-11-ANOS.png

@Anthony Bordignon seja bem-vindo.

Com relação a sua dúvida, você tem algumas informações passadas de fundamentos passados no Investidor10 (https://investidor10.com.br/acoes/trpl4/), e sim, alguns índices são calculados usando o preço presente da ação. Para calcular os mesmos índices no passado, você vai precisar definir qual a cotação do passado será usada para o cálculo além de pegar as outras variáveis da época para calcular os índices. 

Não sei bem qual seria a utilidade de todo estes cálculos rsrsrsrs, porém  RI da empresa seria a fonte de informação mais confiável para se obter os dados.

De qualquer maneira, calma que ainda vai começar o curso e você vai aprender como fazer as suas análises.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Flavio ,

 
 Obrigado pela resposta.
 
 Então , a ideia é entender o quanto essa empresa normalmente já é descontada , para saber se no momento atual realmente está barata ou não.

 Eu utilizo outros indicadores tambem , mas identifiquei que , após selecionar as empresas que investiria , ao aportar somente nas empresas mais descontadas no indicador Graham, das empresas da seleção prévia , cheguei a ter um retorno 20% acima de estratégia do Décio Bazin , neste histórico de 10 anos. (simulação)

 Claro que não utilizo somente este parâmetro , mas com um grande peso na minha tomada de decisão , desde que entrei na bolsa a 13 meses , após um bom período de estudo , a estratégia vem parecendo promissora. Obviamente entrei na baixa e a bolsa esta subindo , então não é 100% certo , mas meu foco mesmo é longo prazo e dividendos , e busco indicadores que possam auxiliar na tomada de decisão , e tambem sempre aprender mais , por isso entrei na AUVP.

 Sites como o investidor 10 , status invest , investing... e etc , não consegui encontrar estas variáveis da época , pois até o payout é feito utilizando os valores ajustados. Numero de papéis tambem acredito que não tenha se mantido o mesmo todo este tempo , e tambem não consegui achar.

 Mas agradeço o retorno , vou parar de ser precoce e aguardar as aulas , e caso ainda não encontrar vou buscar com o RI como indicou.

 Um abraço e mais uma vez obrigado pelo retorno,
Att, Anthony

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/05/2023 at 15:48, Anthony Bordignon disse:

Olá Flavio ,

 
 Obrigado pela resposta.
 
 Então , a ideia é entender o quanto essa empresa normalmente já é descontada , para saber se no momento atual realmente está barata ou não.

 Eu utilizo outros indicadores tambem , mas identifiquei que , após selecionar as empresas que investiria , ao aportar somente nas empresas mais descontadas no indicador Graham, das empresas da seleção prévia , cheguei a ter um retorno 20% acima de estratégia do Décio Bazin , neste histórico de 10 anos. (simulação)

 Claro que não utilizo somente este parâmetro , mas com um grande peso na minha tomada de decisão , desde que entrei na bolsa a 13 meses , após um bom período de estudo , a estratégia vem parecendo promissora. Obviamente entrei na baixa e a bolsa esta subindo , então não é 100% certo , mas meu foco mesmo é longo prazo e dividendos , e busco indicadores que possam auxiliar na tomada de decisão , e tambem sempre aprender mais , por isso entrei na AUVP.

 Sites como o investidor 10 , status invest , investing... e etc , não consegui encontrar estas variáveis da época , pois até o payout é feito utilizando os valores ajustados. Numero de papéis tambem acredito que não tenha se mantido o mesmo todo este tempo , e tambem não consegui achar.

 Mas agradeço o retorno , vou parar de ser precoce e aguardar as aulas , e caso ainda não encontrar vou buscar com o RI como indicou.

 Um abraço e mais uma vez obrigado pelo retorno,
Att, Anthony

@Anthony Bordignon entendi.

Acho que vale entrar ao vivo na live de segunda para perguntar ao Raul o que ele acha.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Pessoal , tudo bem?
 
 Pra quem quiser saber sobre o post acima, consegui achar no youtubiu , o erro está que o Trading View Gratuito e a Maioria dos sites como o Investing.com , status invest e etc que permitem baixar as cotações , trazem o valor ajustado dividendos , ou seja , como a TRPL4 acima é uma ação de dividendos , o valor de Graham no passado não esta o correto , visto que a minima nominal de 2012 foi 7 e não 3 , então , atualizei pelo site da Oceans10 que permite baixar nominal tambem , e voila , agora sim apareceram algumas oportunidades ;).

 - Pior do que não ter dados é ter dados incorretos. ( Nem lembro de quem é essa frase kkk )

Editado por Anthony Bordignon
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...