Jump to content

De onde vem a sua grana de aportes? Como você se diferencia da multidão no seu trabalho?


Recommended Posts

6 minutes ago, Guilherme Xavier Young Fei disse:

A minha renda vem da medicina. Só faço o básico, cumprimento, ouço as queixas, examino e dou tchau. E, por fazer o q eu considero o mínimo, já faz com que me destoe dos outros. Conto isso mais como revolta mesmo.

Triste porem real :/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha renda vem de fazer serviços burocráticos. Acho q uma AI pode fazer tudo o q eu faço e que as vezes ainda levo dias por conta do sistema. 

A parte "divertida" é q sou psicóloga dos jurisdicionados. Sério, a maior parte das vezes eles não querem nem ajuda, só querem alguém pra conversar. Acho q as pessoas são muito carentes de alguém q realmente preste atenção ao q elas tem pra falar. Agora quando é muito doido aí eu passo pro coleguinha.

Sério, já atendi gente bêbada, em surto, chorando, querendo me bater, pedindo dinheiro, já levei cantanda. Já atendi "dona" de usina nuclear e a herdeira da Vivo, q mora numa casa pobre em SG só pq gosta dos vizinhos. 🤷🏼‍♀️🤷🏼‍♀️🤷🏼‍♀️

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, William Redig disse:

trabalho com tecnologia da informação

Minha renda vem da minha paixão por tecnologia tbm, entretanto ainda estou no começo da carreira (pelo menos no meu ponto de vista), tenho uma renda consideravelmente boa, mas ainda não descobri o que me diferencia dos outros ou o que eu consigo fazer de diferente deles. Faço tudo com bastante atenção e vontade de me aprimorar mais, acho q mais um tempo sei que isso vai dar frutos assim como investir nos dá frutos no longo prazo.
Atualmente trabalho com desenvolvimento de aplicativos, das poucas áreas q eu trabalhei (web com wordpress, backend com node) foi a que mais me destaquei, estou experimentando novas áreas de pouco a pouco.

Fiquei curioso sobre o que especificamente você entrega aos seus clientes @William Redig, se puder conta mais pra gente aí!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha principal fonte de renda vem do meu papel como engenheiro de software. No entanto, acredito que a verdadeira essência do meu trabalho não está apenas na minha função, mas na abordagem que aplico aos desafios e tarefas diárias.

Há uma vasta maioria que percebe seu trabalho como uma série de "tickets" a serem fechados - uma solicitação surge, o código é modificado para atender a essa demanda, e assim a tarefa é marcada como concluída. Contudo, desde cedo em minha carreira, aprendi que por trás de cada solicitação há um problema à espera de solução.

Meu foco é não apenas "fechar tickets", mas também buscar a verdadeira natureza do problema e propor soluções eficazes para ele. Essa mentalidade me permitiu ganhar a confiança das pessoas, me envolver de forma mais intensiva na concepção de ideias e produtos, e, por consequência, aumentou o valor percebido do meu trabalho de forma significativa. 

Hoje tenho um salário muito bom, e junto com alguns bonus que aparecem de vez em quando estou financiando a minha busca pela independência financeira.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @João Victor Antonucci Sardinha,

São inúmeras ferramentas usadas/combinadas que facilitam o trabalho do dia-a-dia.  Para citar uma, tenho mais de 100 jobs agendados de backups, procedimentos noturno de cópia/atualização de arquivos, teste de restauração de backups que rodam em regime 24x7x365.  Todo job concluido gera um email de notificação com o resultado, podendo ser ok, com alertas ou falha, fora o caso ainda do backup não rodar.  Isso gera uma centena ou mais de mensagens por dia, com notificações de alertas ou falhas no meio de muitas mensagens de sucesso, e dava uma trabalheira enorme para separar o joio do trigo.  Tem também o problema de que se um backup não rodar, você recebe 96 emails em vez de 98 que deveria receber, por exemplo.  Como descobrir qual está faltando?

Para resolver isso, eu desenvolvi um sistema que chamei de X9, ele pega todos os emails, e os classifica mostrando apenas os problemas, que no caso são os emails informando falha ou alerta e ainda mostrando as tarefas que estão atrasadas (não rodaram) por algum motivo.  Isso é resumido em um único dashboard que já mostra onde precisa de atenção naquele dia.  No exemplo abaixo, a primeira tarefa está com alerta, a segunda tarefa está atrasada mas o resultado anterior foi bom (bolinhas vermelha (atraso) e verde (resultado ok)) e as duas últimas tarefas apresentaram alertas, foram reexecutadas e deu bom (bolinha verde = ok; bolinha amarela = atrasada; no caso a combinação de ambas indica alerta corrigido)

image.png.ba7f929e7fdc07f55963b7fc73486554.png

 

Outra ferramenta bem legal é um environment report de servidor Hyper-V que roda todos os dias e fornece um relatório completo do HV, seus discos e VMs, conforme mostrado abaixo.  Esse relatório é muito útil na hora de criar máquinas novas ou remanejar VMs, pois informações de CPUs, Memória e Espaço disponível em disco aparecem todas juntas, fora a indicação de erros.

image.png.b087075c64eb7537ff592e2ab57ae003.png

Essas duas ferramentas não existem em lugar nenhum, foram desenvolvidas para aumentar a precisão dos serviços e para e economizar temp.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Saber onde investir é muito bom e acho que a maior parte, senão todos nós aqui, estão buscando essa resposta.  Só que a matéria prima do investimento é a grana do nosso trabalho.

Eu só posso falar por mim, trabalho com tecnologia da informação:  Sistemas, infraestrutura de redes, segurança de redes e inovação.

Sempre gostei disso, principalmente da parte de inovação.  Descobrir produtos e serviços novos, inventar serviços e produtos que automatizam as tarefas do dia-a-dia, aumentando a produtividade foi que fez a grande diferença no meu trabalho, e que me permitiu cobrar valores superiores à média do mercado de clientes que valorizam isso.  Nunca quis competir com quem monta máquinas, com quem instala Windows ou quem limpa vírus.  Sempre olhei além disso, investindo na pesquisa de inovação, mudança de paradigmas que geram real valor aos serviços que prestam.  Se meus clientes soubesse o quanto eu gosto do meu trabalho e quanto aprecio o prazer de fazer tudo bem feito, sem deixar "armadilhas" para o futuro, acho que eles me cobrariam em vez de me pagarem... rsss

Sempre achei a qualidade do que faço/ofereço o fator fundamental para fazer a diferença e essa qualidade é o que me diferencia no mercado.  Igualmente importante é sempre estar por dentro das tendências, das novas invenções e de inventar formas aplicá-las no dia-a-dia das empresas, gerando um valor muito além do preço.

É do meu trabalho que vem a grana dos meus aportes e ao longo dos anos eu venho conseguindo aumentar o meu faturamento usando essa estratégia.

Aproveitando o gancho, tem uma mini-série nova no Netflix que parece ser bem interessante: Working: What we do All Day, narrada pelo Obama (pelo menos o episódio 1), promete falar sobre a evolução nas carreiras profissionais.  Comecei a assistir agora e me inspirei em fazer esse post.

image.png.88783a1572a467034140e6c415102be5.png

 

Pelo seu relato, dá pra perceber que um dos seus diferenciais é ser feliz com o que você faz.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/05/2023 at 17:20, William Redig disse:

trabalho com tecnologia da informação

Estou no mesmo segmento.

Me diferencio encontrando soluções para o que ninguém encontra. Desde a parte criativa, que é de arquitetar sistemas, criar algoritmos e arranjar soluções para casos complexos, como também para problemas graves. Se tratando de problemas graves, eu sou sempre o último a ser acionado. Quando chega em mim é porque um monte de gente já tentou solucionar e não deu certo. Muitas vezes o problema é simples (ao menos pra mim) e resolvo em minutos. Tem vezes que as pessoas encontram a solução só de me explicar o problema, nem faço nada, mas fui essencial 💁‍♂️

 

On 21/05/2023 at 21:50, Barbara disse:

a maior parte das vezes eles não querem nem ajuda, só querem alguém pra conversar

Eu um outro segmento meu isso acontece também, a pessoa acha que sou psicólogo, mas eu já tenho os meus problemas pra resolver e são o suficiente pra mim.

 

On 21/05/2023 at 23:58, João Victor Antonucci Sardinha disse:

Fiquei curioso sobre o que especificamente você entrega aos seus clientes @William Redig, se puder conta mais pra gente aí!

Ele é dono do Bling! kkkkk

 

13 horas atrás, William Redig disse:

eu desenvolvi um sistema que chamei de X9

Sensacional o nome. Cairia bem para os meus sistemas de conferências 😂

Adorei a interface bootstrap.

 

8 horas atrás, William Redig disse:

E muito!! rsss

Eu gosto muito do que eu faço, mas muitas vezes tenho que fazer o que não gosto também. Por isso meu foco é trabalhar exclusivamente por esporte.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, William Redig disse:

Oi @João Victor Antonucci Sardinha,

São inúmeras ferramentas usadas/combinadas que facilitam o trabalho do dia-a-dia.  Para citar uma, tenho mais de 100 jobs agendados de backups, procedimentos noturno de cópia/atualização de arquivos, teste de restauração de backups que rodam em regime 24x7x365.  Todo job concluido gera um email de notificação com o resultado, podendo ser ok, com alertas ou falha, fora o caso ainda do backup não rodar.  Isso gera uma centena ou mais de mensagens por dia, com notificações de alertas ou falhas no meio de muitas mensagens de sucesso, e dava uma trabalheira enorme para separar o joio do trigo.  Tem também o problema de que se um backup não rodar, você recebe 96 emails em vez de 98 que deveria receber, por exemplo.  Como descobrir qual está faltando?

Para resolver isso, eu desenvolvi um sistema que chamei de X9, ele pega todos os emails, e os classifica mostrando apenas os problemas, que no caso são os emails informando falha ou alerta e ainda mostrando as tarefas que estão atrasadas (não rodaram) por algum motivo.  Isso é resumido em um único dashboard que já mostra onde precisa de atenção naquele dia.  No exemplo abaixo, a primeira tarefa está com alerta, a segunda tarefa está atrasada mas o resultado anterior foi bom (bolinhas vermelha (atraso) e verde (resultado ok)) e as duas últimas tarefas apresentaram alertas, foram reexecutadas e deu bom (bolinha verde = ok; bolinha amarela = atrasada; no caso a combinação de ambas indica alerta corrigido)

image.png.ba7f929e7fdc07f55963b7fc73486554.png

 

Outra ferramenta bem legal é um environment report de servidor Hyper-V que roda todos os dias e fornece um relatório completo do HV, seus discos e VMs, conforme mostrado abaixo.  Esse relatório é muito útil na hora de criar máquinas novas ou remanejar VMs, pois informações de CPUs, Memória e Espaço disponível em disco aparecem todas juntas, fora a indicação de erros.

image.png.b087075c64eb7537ff592e2ab57ae003.png

Essas duas ferramentas não existem em lugar nenhum, foram desenvolvidas para aumentar a precisão dos serviços e para e economizar temp.

 

Parece o Airflow:

image.png.c32ab438e7c93f06ebbfbccf83f68a61.png

 

Trabalho no que um dia foi startup então muita gente tem a mentalidade de "só resolve", as vezes alguém fala "clica no azul" e a pessoa clica, resolve e vida que segue, eu questiono, pergunto o que ocorre quando "clico no azul", meu diferencial é "ser chato", haha. Em 80% a 90% das vezes só vou ser chato mesmo, mas nos outros 10% a 20% já resolvi muito problema, alguns até que estavam a mais de 3 anos sem solução, só de saber como as coisas funcionam "ligar os pontos" e resolver na raiz, com isso ganho reconhecimento e vou crescendo.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Parece o Airflow:

image.png.c32ab438e7c93f06ebbfbccf83f68a61.png

 

Trabalho no que um dia foi startup então muita gente tem a mentalidade de "só resolve", as vezes alguém fala "clica no azul" e a pessoa clica, resolve e vida que segue, eu questiono, pergunto o que ocorre quando "clico no azul", meu diferencial é "ser chato", haha. Em 80% a 90% das vezes só vou ser chato mesmo, mas nos outros 10% a 20% já resolvi muito problema, alguns até que estavam a mais de 3 anos sem solução, só de saber como as coisas funcionam "ligar os pontos" e resolver na raiz, com isso ganho reconhecimento e vou crescendo.

Isso aí Levy, está corretíssimo.  Ser chato é parte do job description.  Não pela questão de ser chato, mas sim de querer entender o escopo completo da situação/rotina em que as coisas acontecem e corrigir a origem do problema e não ficar colocando "band-aid" para "remediar" a situação.

Um exemplo que sempre uso e que é um fato comum são os discos de rede não mapeados no login do usuário.  Daí o cara diz que resolveu fazendo o mapeamento na mão, quando a solução envolve descobrir porque não mapeou e corrigir o problema na origem.  A diferença é que uma solução demora 5 minutos para "consertar" todos os dias e a outra demora meia hora para resolver de vez.  Será que dá para fazer uma analogia de investidor com esse exemplo em comprar tempo à vista ou à prazo, por tempo indeterminado?

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, William Redig disse:

Isso aí Levy, está corretíssimo.  Ser chato é parte do job description.  Não pela questão de ser chato, mas sim de querer entender o escopo completo da situação/rotina em que as coisas acontecem e corrigir a origem do problema e não ficar colocando "band-aid" para "remediar" a situação.

Um exemplo que sempre uso e que é um fato comum são os discos de rede não mapeados no login do usuário.  Daí o cara diz que resolveu fazendo o mapeamento na mão, quando a solução envolve descobrir porque não mapeou e corrigir o problema na origem.  A diferença é que uma solução demora 5 minutos para "consertar" todos os dias e a outra demora meia hora para resolver de vez.  Será que dá para fazer uma analogia de investidor com esse exemplo em comprar tempo à vista ou à prazo, por tempo indeterminado?

Exatamente! Por isso se chama ANALISTA de sistemas! Tem que analisar, identificar e resolver de vez.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...