Jump to content
  • 0

Planilha para auxiliar declaração de ações e ETFs no Imposto de Renda IR


Adriano Conti

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 horas atrás, Adriano Conti disse:

Olá,

Tive um pouco de dificuldade de assimilar o conteúdo da aula "Declarando ações", mas consegui fazer uma planilha que pode ajudar alguns a declarar ações, ETFs e rendimentos.

Declaração ações - resumo.xlsx 13 kB · 2 downloads

@Adriano Conti boa a planilha, nela tem os dados agrupados necessários para lançar na declaração.

Fiquei em dúvida com relação a uma informação. O cálculo do preço médio você está usando todo o histórico de compras do ticker ou você está calculando somente com as compras de 2022? Pergunto, pois o preço médio é um histórico atemporal, ou seja, ele vem sendo calculado desde a primeira compra do ticker, independente de quando foi a primeira compra.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Adriano Conti boa a planilha, nela tem os dados agrupados necessários para lançar na declaração.

Fiquei em dúvida com relação a uma informação. O cálculo do preço médio você está usando todo o histórico de compras do ticker ou você está calculando somente com as compras de 2022? Pergunto, pois o preço médio é um histórico atemporal, ou seja, ele vem sendo calculado desde a primeira compra do ticker, independente de quando foi a primeira compra.

Flávio, pelo que foi passado na aula da AUVP o que deve ser levado em consideração é o preço médio na data 31/12 do ano. É obtido pelo próprio extrato de negociação na B3 filtrando por exemplo 01/01/2022 a 31/12/2022. 

Como eu só comprei ações e não vendi nenhuma, o meu preço médio é a média ponderada das ações compradas até essa data. 

Ou seja, PARA DECLARAÇÃO DE IR NUNCA UTILIZAR VALOR DE COTAÇÃO... e sim valor médio das compras.

 

Edit: Entendi sua pergunta. É que eu comecei a comprar em 2022 mesmo. Em 2021 eu não tinha nada. No entanto deve ser feito dessa forma também, pra poder comparar com o patrimônio do ano anterior, com outro número de ações, com outro preço médio.... 

Ficou claro? 

Editado por Adriano Conti
Entendi a pergunta.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Adriano Conti disse:

Flávio, pelo que foi passado na aula da AUVP o que deve ser levado em consideração é o preço médio na data 31/12 do ano. É obtido pelo próprio extrato de negociação na B3 filtrando por exemplo 01/01/2022 a 31/12/2022. 

Como eu só comprei ações e não vendi nenhuma, o meu preço médio é a média ponderada das ações compradas até essa data. 

Ou seja, PARA DECLARAÇÃO DE IR NUNCA UTILIZAR VALOR DE COTAÇÃO... e sim valor médio das compras.

 

Edit: Entendi sua pergunta. É que eu comecei a comprar em 2022 mesmo. Em 2021 eu não tinha nada. No entanto deve ser feito dessa forma também, pra poder comparar com o patrimônio do ano anterior, com outro número de ações, com outro preço médio.... 

Ficou claro? 

@Adriano Conti exato, o valor a ser lançado na declaração anual no campo 31/12/2022 é a quantidade de ações em 31/12/2022 vezes o preço médio. Não é o preço de mercado da ação.

Na aula o Raul fala que há duas situações, uma em que o investidor começou a comprar ações em 2022 e aí basta fazer como você coloca. Gera o extrato, clica no botão "Ver Resumo" para resumir as movimentações e vai mostrar o preço médio. E na sequência ele mostra a outra situação, que é como fazer para quem já tinha ações em 2021 para trás, que vai precisar fazer umas contas com os relatórios, pois a B3 só permite gerar período de 12 meses.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...