Jump to content

O módulo 1 do curso é minimalismo?


Recommended Posts

2 horas atrás, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Olá pessoas.

Terminei agora o módulo 1 e fiquei com a impressão que muito do conteúdo está alinhado com o minimalismo.

- Organização;

- Especificidade;

- Limites;

- Autoconhecimento;

e principalmente

- Intencionalidade;

 

Alguém acha o mesmo?

Se assemelha muito sim. Mas vai depender muito da sua fase. Na etapa de acumulação de patrimônio isso faz muito sentido.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Olá pessoas.

Terminei agora o módulo 1 e fiquei com a impressão que muito do conteúdo está alinhado com o minimalismo.

- Organização;

- Especificidade;

- Limites;

- Autoconhecimento;

e principalmente

- Intencionalidade;

 

Alguém acha o mesmo?

Módulo 1 é a base. Traz conhecimentos importantes. Para quem nunca teve contato com os temas, faz mais diferença ainda. 

Não há necessidade de papo de coach. Vai direto ao ponto. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O termo "minimalismo" pode ser confuso.

Essa ideia tem muito mais a ver com Intencionalidade, prestar atenção no que se está fazendo, e autoconhecimento, saber porque está fazendo.

Saber o que é importante para você e fazer o que é importante. Não desperdiçar tempo e dinheiro com o que não lhe agrega.

 

Não vejo que tenha mesmo nada a ver com coach ou mesmo a fase onde cada pessoa está.

Valeu

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Definitivamente o módulo 1 não é minimalismo! ao menos assistindo todas as aulas , não dá pra afirmar isso!

Fala sobre crenças , sobre fazer coisas que te deixam mais perto do que você procura , sobre não cair em golpes , preparar seu cérebro de maneira organizada e real, sem papinho de coach , autoajuda etc …

E como o @Rai Nunes disso , dependendo de dia fase atual , vai ter um impacto diferente (quem já tem patrimônio , ou na é organizado financeiramente vai enxergar as aulas de uma forma diferente de quem faz tudo no impulso e no fluxo da manada )

vai fazer mais sentido quando avançar nos demais módulos , mas não dá pra confortar que seja sobre minimalismo puramente!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Definitivamente o módulo 1 não é minimalismo! ao menos assistindo todas as aulas , não dá pra afirmar isso!

Fala sobre crenças , sobre fazer coisas que te deixam mais perto do que você procura , sobre não cair em golpes , preparar seu cérebro de maneira organizada e real, sem papinho de coach , autoajuda etc …

E como o @Rai Nunes disso , dependendo de dia fase atual , vai ter um impacto diferente (quem já tem patrimônio , ou na é organizado financeiramente vai enxergar as aulas de uma forma diferente de quem faz tudo no impulso e no fluxo da manada )

vai fazer mais sentido quando avançar nos demais módulos , mas não dá pra confortar que seja sobre minimalismo puramente!

Obrigado.

Mas, minimalismo é isso mesmo que você descreveu. kkkkk

É interessante até como os tópicos podem ser abordados de diferentes ângulos. Bacana.

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

kkkkkk.

Entendi agora. Mas não é não. Quer dizer, na boca de couch até física de partículas e gato de Schrodinger vira um nada.

Como falei, quando não desvirtuado, minimalismo diz justamente sobre ação intencional, e o que é causa e efeito disso. 

Vou sugerir alguma literatura no tópico de Livros, caso alguém queira se aprofundar.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

kkkkkk.

Entendi agora. Mas não é não. Quer dizer, na boca de couch até física de partículas e gato de Schrodinger vira um nada.

Como falei, quando não desvirtuado, minimalismo diz justamente sobre ação intencional, e o que é causa e efeito disso. 

Vou sugerir alguma literatura no tópico de Livros, caso alguém queira se aprofundar.

Manda sim. Eu mesmo já tenho interesse. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/06/2023 at 16:49, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Olá pessoas.

Terminei agora o módulo 1 e fiquei com a impressão que muito do conteúdo está alinhado com o minimalismo.

- Organização;

- Especificidade;

- Limites;

- Autoconhecimento;

e principalmente

- Intencionalidade;

 

Alguém acha o mesmo?

Sim, ser mais eficientes retirando tudo o q é desnecessário tanto material como mentalmente, para isso precisa ter claros seus objetivos 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2023 at 11:38, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Podem dar uma olhada neste canal do YouTube.

Vida Simples 

Cara, adorei.

Pra variar eu sempre me f0do um monte até chegar em algo já estudado, pensado, filosofado e concretado.

Depois que fui morar sozinho eu comecei a desgostar de presentes. Vivia ganhando presentes inúteis, que eu não tinha o que fazer. Daí não podia jogar fora, mas também não tinha o que fazer com aquilo. Às vezes era um enfeite, algo assim.

Bom, mas não bastam os presentes, eu sempre tive muita coisa. Chega em um nível de coisa que não é só "tralha". São toda uma responsabilidade. Sua casa precisa ter espaço para aquilo. Os itens precisam estar seguros, as coisas precisam ser limpas.

Hoje tenho uma casa maior do que preciso. Coisas (às vezes grandes) que eu nem lembro que existem. Tenho tralhas. Para dar conta de manter tudo organizado e limpo, tenho empregada... Uma coisa vai puxando a outra.

Já faz um tempo que eu tenho mudado minha cabeça. Mas são poucas as coisas que eu tenho claro em mente que abri mão.

Por exemplo, eu não tenho o PS5. Ainda estou no PS3. Por quê? Eu simplesmente vou jogar por uma semana e nunca mais. Eu só vou comprar outro vídeo game quando sair outro GTA. Porque daí pelo menos jogo por 1 ano. Quando saiu o último, já tinha o 4, mas lançou para o 3 também. Vitória.

Drone é outra coisa que já morri de vontade, mas não compro. Bastou usar um pouco o de um amigo e fiquei satisfeito.

Tem diversas coisas que já comprei e me arrependi no mesmo dia.

Esse vídeo apresentando o minimalismo, traz um assunto que apesar de já estar em reflexão na minha mente, como sempre, agora vem muito bem estudado, fundamentado, por pessoas muito mais inteligentes e com dicas maravilhosas.

Essa de pensar onde vai ficar o item, ou qual vai sair de casa pro outro entrar, é fantástica.

Eu espero muito simplificar minha vida nos próximos anos. Já venci o primeiro passo que foi parar de deixar ela cada vez mais "complexa".

Por fim: concordo que tem relação sim com as primeiras aulas do Raul.

Obrigado!

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Rai Nunes disse:

Cara, adorei.

Pra variar eu sempre me f0do um monte até chegar em algo já estudado, pensado, filosofado e concretado.

Depois que fui morar sozinho eu comecei a desgostar de presentes. Vivia ganhando presentes inúteis, que eu não tinha o que fazer. Daí não podia jogar fora, mas também não tinha o que fazer com aquilo. Às vezes era um enfeite, algo assim.

Bom, mas não bastam os presentes, eu sempre tive muita coisa. Chega em um nível de coisa que não é só "tralha". São toda uma responsabilidade. Sua casa precisa ter espaço para aquilo. Os itens precisam estar seguros, as coisas precisam ser limpas.

Hoje tenho uma casa maior do que preciso. Coisas (às vezes grandes) que eu nem lembro que existem. Tenho tralhas. Para dar conta de manter tudo organizado e limpo, tenho empregada... Uma coisa vai puxando a outra.

Já faz um tempo que eu tenho mudado minha cabeça. Mas são poucas as coisas que eu tenho claro em mente que abri mão.

Por exemplo, eu não tenho o PS5. Ainda estou no PS3. Por quê? Eu simplesmente vou jogar por uma semana e nunca mais. Eu só vou comprar outro vídeo game quando sair outro GTA. Porque daí pelo menos jogo por 1 ano. Quando saiu o último, já tinha o 4, mas lançou para o 3 também. Vitória.

Drone é outra coisa que já morri de vontade, mas não compro. Bastou usar um pouco o de um amigo e fiquei satisfeito.

Tem diversas coisas que já comprei e me arrependi no mesmo dia.

Esse vídeo apresentando o minimalismo, traz um assunto que apesar de já estar em reflexão na minha mente, como sempre, agora vem muito bem estudado, fundamentado, por pessoas muito mais inteligentes e com dicas maravilhosas.

Essa de pensar onde vai ficar o item, ou qual vai sair de casa pro outro entrar, é fantástica.

Eu espero muito simplificar minha vida nos próximos anos. Já venci o primeiro passo que foi parar de deixar ela cada vez mais "complexa".

Por fim: concordo que tem relação sim com as primeiras aulas do Raul.

Obrigado!

Que ótimo @Rai Nunes. Fico feliz por ter indicado. Realmente o trabalho do Junior Kuyava é bem legal, porque vai direto ao ponto, explica os fundamentos da coisa e como usar na prática estes fundamentos, parecido com o Raul.

O caminho é mesmo pensar nas utilidades de cada coisa, local, gasto com, gasto para etc. É um lance de entropia mesmo.

Uma dica legal é com roupas. Cada peça que você compra, doa ou vende duas. Com o tempo, a matemática não mente.

Você falou da casa. Eu percebo que quanto mais espaço você tem, mais coisas você acaba colocando. Uma dica prática que eu desenvolvi foi: preciso ver o fundo da gaveta. Se tiver tantas coisas na gaveta que eu não consigo ver o fundo, alguma coisa precisa sair.

E das coisas, o que eu considero a grande sacada do minimalismo, passamos a fazer o mesmo com o nosso tempo. Será que vale o meu tempo gasto com isso? O mesmo que o Raul fala em relação a autoajuda. Perder tempo com motivacional ao invés de investir em conhecer e aplicar técnicas.

Quanto ao PlayStation, comprei um PS4 usado só para jogar GodOfWar4. Estou juntando a grana para um PS5, agora para Cyberpunk 2077. kkkkk

Valeu

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Cheguei atrasadona no tópico, mas vamos lá. Última coisa na minha vida q sou é minimalista. Mantenho um custo fixo baixo. moro sozinha e passo o dia inteiro na rua, então não preciso de coisa caras em casa. Não sou chegada em eletrônicos. Não tenho carro. Tiro uma porcentagem pra investir e o resto eu meto pau! Não tenho pena, compro e faço o q tenho vontade. Estudei muito e até hoje minha vida não é fácil. Eu mereço. Pode ser uma filosofia de vida aí, mas não acho q seja isso q o Raul ensina, inclusive ele mesmo fala q a gente tem q aproveitar a vida, ele mesmo aproveita pra caramba (ok ok ele pode). Saiu até um vídeo no Y T acho q há dois dias dele falando sobre isso. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Barbara disse:

Cheguei atrasadona no tópico, mas vamos lá. Última coisa na minha vida q sou é minimalista. Mantenho um custo fixo baixo. moro sozinha e passo o dia inteiro na rua, então não preciso de coisa caras em casa. Não sou chegada em eletrônicos. Não tenho carro. Tiro uma porcentagem pra investir e o resto eu meto pau! Não tenho pena, compro e faço o q tenho vontade. Estudei muito e até hoje minha vida não é fácil. Eu mereço. Pode ser uma filosofia de vida aí, mas não acho q seja isso q o Raul ensina, inclusive ele mesmo fala q a gente tem q aproveitar a vida, ele mesmo aproveita pra caramba (ok ok ele pode). Saiu até um vídeo no Y T acho q há dois dias dele falando sobre isso. 

Legal @Barbara.

A questão que eu me pergunto sobre o Módulo 1 é justamente isso.

Se você sabe o que gosta e o que lhe faz bem, e investe nisso, realmente, sem "Obsidade Mental", ou mesmo sem viver para os outros, você estaria sim dentro de uma ideia minimalista.

Parece mesmo diferente....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/06/2023 at 22:08, Barbara disse:

Cheguei atrasadona no tópico, mas vamos lá. Última coisa na minha vida q sou é minimalista. Mantenho um custo fixo baixo. moro sozinha e passo o dia inteiro na rua, então não preciso de coisa caras em casa. Não sou chegada em eletrônicos. Não tenho carro. Tiro uma porcentagem pra investir e o resto eu meto pau! Não tenho pena, compro e faço o q tenho vontade. Estudei muito e até hoje minha vida não é fácil. Eu mereço. Pode ser uma filosofia de vida aí, mas não acho q seja isso q o Raul ensina, inclusive ele mesmo fala q a gente tem q aproveitar a vida, ele mesmo aproveita pra caramba (ok ok ele pode). Saiu até um vídeo no Y T acho q há dois dias dele falando sobre isso. 

Não é a última coisa, vc está no caminho do minimalismo,.tal vez nunca seja 100%, mas.o mínimo de minimalismo você já tem.

Minimalismo não é ter pouco, é ter o necessário.

Sem eletrônicos, sem carro, priorizando experiências em lugar de coisas.

 

images (10).png

images (9).png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Não é a última coisa, vc está no caminho do minimalismo,.tal vez nunca seja 100%, mas.o mínimo de minimalismo você já tem.

Minimalismo não é ter pouco, é ter o necessário.

Sem eletrônicos, sem carro, priorizando experiências em lugar de coisas.

 

images (10).png

images (9).png

Concordo com vc em 99%, aquele 1% eu tenho q discordar pq vc não viu meu closet... só pra exemplificar, eu tenho 5 scarpins ainda na caixa, sendo q uso mais sapatilha. Mas de resto é isso mesmo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...