Jump to content

Onde tem essa inflação do IPCA, menor que 4%?


Recommended Posts

Oi S@rdinhas,

Meus contratos com alguns clientes são corrigidos anualmente pelo IPCA.  Junho é o mês do reajuste, com o IPCA de maio, que ficou em 3,95% (aproximadamente).

Só não sei o que subiu apenas 4% nos últimos 12 meses.  Comparando o meu custo fixo/orçamento, tanto meu quanto da minha empresa, observo algo na casa de 6-8%.  Será que sou só eu que estou vendo essa "irrealidade" ou esse número é para inglês (e o presidente do BC) verem?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Meus contratos com alguns clientes são corrigidos anualmente pelo IPCA.  Junho é o mês do reajuste, com o IPCA de maio, que ficou em 3,95% (aproximadamente).

Só não sei o que subiu apenas 4% nos últimos 12 meses.  Comparando o meu custo fixo/orçamento, tanto meu quanto da minha empresa, observo algo na casa de 6-8%.  Será que sou só eu que estou vendo essa "irrealidade" ou esse número é para inglês (e o presidente do BC) verem?

Rapaz, eles só colocam as porcentagens reais na hora de justificar os aumentos de salários.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

De fato o IR é menor, mas a inflação não abaixou tanto quanto parece. Apesar do acumulado de 12 meses estar em 3,93%, tem 3 meses deflacionários (julho, agosto e setembro) na conta que aconteceram por conta da desoneração da gasolina e do diesel. Ou seja, vão sair 3 meses negativos para entrar 3 meses positivos, o que vai aumentar consideravelmente o IPCA. O acumulado no ano está 2,95%, seguindo esse ritmo vamos fechar 2023 com 7,22% de inflação.

@Matheus Malheiros Pinto fez um boa observação sobre isso..

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Lembrando que o IPCA cai na mesma lógica de uma cesta, o Raul comenta isso sempre em seus videos no Youtube ... assim como IBOV, IFIX, indices tem seus pesos com suas regras, o IPCA vai acabar refletindo uma média, que de fato não vai ser a nossa individual...

 

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com coleta, em geral, do dia 1 a 30 do mês de referência. O IPCA é o índice de referência do sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta de consumo representativa para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, em 13 áreas geográficas: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande. Com algumas diferenças metodológicas, o IPCA-15 é uma prévia do IPCA, cujo período de coleta estende-se do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência.

fonte: Banco Central do Brasil

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Meus contratos com alguns clientes são corrigidos anualmente pelo IPCA.  Junho é o mês do reajuste, com o IPCA de maio, que ficou em 3,95% (aproximadamente).

Só não sei o que subiu apenas 4% nos últimos 12 meses.  Comparando o meu custo fixo/orçamento, tanto meu quanto da minha empresa, observo algo na casa de 6-8%.  Será que sou só eu que estou vendo essa "irrealidade" ou esse número é para inglês (e o presidente do BC) verem?

Como você calculou a "sua inflação"? Eu tô querendo fazer a conta da minha.

Meu irmão veio morar aqui em casa em março e isso mudou o consumo de algumas coisas.

Já anoto todos os meus gastos, vou fazer uma planilha mas com algumas observações (tipo consumo de energia no mês X valor do KW/h; consumo de gasolina x preço da gasolina).

As coisas de supermercado eu não anoto uma por uma (acho que ninguém deve fazer isso), mas eu percebi um aumento no geral. 

Vou fazer a "minha inflação" de março 23 até março 24 e ver se o IPCA vai ser similar, maior ou menor, volto aqui pra contar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marina Freitas De Almeida disse:

Como você calculou a "sua inflação"? Eu tô querendo fazer a conta da minha.

Meu irmão veio morar aqui em casa em março e isso mudou o consumo de algumas coisas.

Já anoto todos os meus gastos, vou fazer uma planilha mas com algumas observações (tipo consumo de energia no mês X valor do KW/h; consumo de gasolina x preço da gasolina).

As coisas de supermercado eu não anoto uma por uma (acho que ninguém deve fazer isso), mas eu percebi um aumento no geral. 

Vou fazer a "minha inflação" de março 23 até março 24 e ver se o IPCA vai ser similar, maior ou menor, volto aqui pra contar.

Sei que sua pergunta foi pro William.

Mas aqui eu comparo os custos mensais com anteriores, considerando apenas custos que já existiam de fato e que continuam existindo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Rai Nunes disse:

Sei que sua pergunta foi pro William.

Mas aqui eu comparo os custos mensais com anteriores, considerando apenas custos que já existiam de fato e que continuam existindo.

Vc faz isso mês a mês? Ou faz também num período anual em paralelo?

Falo pq eu tenho uma tendência a gastar mais em certos meses e bem menos em outros aí a comparação anual faria mais sentido pra mim.

Obrigada!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Marina Freitas De Almeida disse:

Vc faz isso mês a mês? Ou faz também num período anual em paralelo?

Falo pq eu tenho uma tendência a gastar mais em certos meses e bem menos em outros aí a comparação anual faria mais sentido pra mim.

Obrigada!

Depende, se for para comparar o item de mercado, eu tenho que pegar os últimos 12 meses, justamente porque tem meses que gasto até o dobro de outros. Mas se for pra comparar coisas como as mensalidades que pago, celular, luz e etc, aí posso pegar semestral. Se tratando de inflação, acredito ser necessário ao menos semestral.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Rai Nunes disse:

Depende, se for para comparar o item de mercado, eu tenho que pegar os últimos 12 meses, justamente porque tem meses que gasto até o dobro de outros. Mas se for pra comparar coisas como as mensalidades que pago, celular, luz e etc, aí posso pegar semestral. Se tratando de inflação, acredito ser necessário ao menos semestral.

Olha, vou te falar uma jogada que tô adotando nesses contratos é o "vou cancelar" a cada aniversário.

Negociamos o pagamento anual antecipado na escola dos meninos (manteve o valor do ano anterior e ainda ganhei 15% de desconto na anuidade à vista). Então no meu ano a ano tá deflação 2022 para 2023.

Mas aí em março meu irmão entrou na faculdade e veio morar aqui (aumentou energia, água e comida - muita comida kkkk), tô esperando dar um prazo maior dele aqui pra eu ver o comparativo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Marina Freitas De Almeida disse:

Olha, vou te falar uma jogada que tô adotando nesses contratos é o "vou cancelar" a cada aniversário.

Funciona muito bem. Inclusive vc pode conseguir manter seu desconto na escola e pagar mês a mês.

Serviço de telefonia SEMPRE da desconto. TV a Cabo eu não tenho, mas SEMPRE da desconto. Internet idem.

Não é só desconto, mas buscar alternativas. Eu saí de R$ 600 de celular ao mês para R$ 100 e ainda mais satisfeito com o serviço.

O resto é ir negociando mesmo, informar que precisa reduzir os custos e etc...

Meu aluguel deveria reajustar em Junho mas não reajustaram, pois IGP-M foi negativo. Preciso correr atrás de reduzir o valor né...

Netflix eu pagava um plano de 5 telas para meus pais e meu irmão usarem, agora tivemos que parar de usar a mesma conta e fiz um plano que não limita mais a quantidade de telas, só tive que escolher entre FULL HD ou 4k. Sinceramente, preferi ficar no FULL HD. Na TV da sala até percebo a diferença, mas nada que me faça pagar mais. Aí mais uma redução.

Quem tem mais de um carro, precisa ver se não era melhor ter só 1 e usar Uber quando necessário...

Enfim, acabei fugindo do assunto para economia em geral.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...