Jump to content
  • 0

Marcação à Mercado


Leonardo Tadashi Nakayasu

Pergunta

Bom dia, eu achei que  havia entendido bem sobre marcação à mercado até assistir sobre contra fluxo.

Em resumo seria ir contra a tendência que os bancos e corretoras oferecem certo?

Mas falando em análise, esse contra fluxo seria mais para o caso de Tesouro, ou seja para investimentos que possibilitam marcação à mercado?

Para CDB não tem como contra o fluxo pois mesmo optando no pós esperando por exemplo a alta das taxas mas não temos como saber o resultado.

Esse cenário atual pode ser que sim pois a tendência da SELIC é abaixar mas, em outro caso que não temos tanta certeza?

Não sei se ficou claro, pois pelo o que entendi funcionaria mais para o Tesouro selic e IPCA+

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Leonardo Tadashi Nakayasu o contra fluxo não é um movimento exclusivo para fazermos marcação a mercado em Tesouro Direto. O contra fluxo é uma "análise" do mercado para compra de renda fixa independente se estamos "mirando" a marcação a mercado ou se vamos levar até o vencimento.

Ou seja, em 99,99% dos casos a marcação a mercado vai se aplicar aos títulos do Tesouro Prefixado e ao Tesouro IPCA+. Para o Tesouro Selic pode acontecer em situações raras e em outros tipos de títulos (CDB, LC, LCI, LCA, CRI etc) são títulos que o resgate é somente no vencimento e para vender antes do prazo, é preciso entrar em contato com a mesa de operações para colocar a venda no mercado secundário e vai depender de haver um comprador e provavelmente perderemos rentabilidade para conseguir vender antecipadamente.

Espero ter ajudado.

Sim, e muito. Era mais ou menos o que havia entendido, então esse contra fluxo não me parece tão simples de entender pois são suposições de como o mercado pode variar no futuro. Seria então uma super ferramenta se conseguir entender essa logica e remar contra!

Muito obrigado, 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Rai Nunes disse:

Pra mim o "contrafluxo" me parece abranger muita coisa.

Está todo mundo na renda fixa porque a SELIC está alta. Mas estão perdendo a chance de aportar em uma renda variável "descontada". Quando a SELIC cair, o pessoal sai da fixa e vai pra variável, fazendo tudo disparar.

Vc quer estar na variável quando o foguete já tiver disparado, ou antes?

Mas sim, também serve "contrafluxo" para a marcação a mercado.

 

Inclusive poderia ser usado na Renda Variável, onde preferiram chamar de "método burro".

Mas é um contra fluxo...

  • Está todo mundo vendendo porque está caindo e vc está comprando porque está caindo...
  • Está todo mundo comprando porque está subindo e vc não está comprando porque está subindo.

É que depende de fundamentos e outros parâmetros... Então de fato acaba sendo melhor chamar de outra coisa mesmo kkkk

sim, seria tipo aquela pessoa que só faz análise gráfica em diferentes tempos para desenhar as curvas de tendência e ir contra 

Obrigado,

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/06/2023 at 10:30, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

Bom dia, eu achei que  havia entendido bem sobre marcação à mercado até assistir sobre contra fluxo.

Em resumo seria ir contra a tendência que os bancos e corretoras oferecem certo?

Mas falando em análise, esse contra fluxo seria mais para o caso de Tesouro, ou seja para investimentos que possibilitam marcação à mercado?

Para CDB não tem como contra o fluxo pois mesmo optando no pós esperando por exemplo a alta das taxas mas não temos como saber o resultado.

Esse cenário atual pode ser que sim pois a tendência da SELIC é abaixar mas, em outro caso que não temos tanta certeza?

Não sei se ficou claro, pois pelo o que entendi funcionaria mais para o Tesouro selic e IPCA+

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/06/2023 at 13:17, Raí Nunes disse:

Pra mim o "contrafluxo" me parece abranger muita coisa.

Está todo mundo na renda fixa porque a SELIC está alta. Mas estão perdendo a chance de aportar em uma renda variável "descontada". Quando a SELIC cair, o pessoal sai da fixa e vai pra variável, fazendo tudo disparar.

Vc quer estar na variável quando o foguete já tiver disparado, ou antes?

Mas sim, também serve "contrafluxo" para a marcação a mercado.

 

Inclusive poderia ser usado na Renda Variável, onde preferiram chamar de "método burro".

Mas é um contra fluxo...

  • Está todo mundo vendendo porque está caindo e vc está comprando porque está caindo...
  • Está todo mundo comprando porque está subindo e vc não está comprando porque está subindo.

É que depende de fundamentos e outros parâmetros... Então de fato acaba sendo melhor chamar de outra coisa mesmo kkkk

Legal sua avaliação. Acebei de criar um tópico na parte de Sugestões, colocando que talvez seria válido que o Diagrama do Cerrado considerasse, mesmo que em uma medida mais conservadora, o contra fluxo tanto de renda fixa, quanto de renda variável. Usei o exemplo do Dolar vs Ibovespa, que em uma analise histórica prece seguir claramente uma lógica parecida com a da renda fixa: a medida que o dolar sobe, as ações nacionais caem, momento oportuno para aumentar mesmo que levemente o percentual de aporte em ações nacionais e vice-versa. E ao mesmo tempo para ouvir a opinião de vocês que são mais experientes, sobre isso. Eu estudo investimentos há pouco tempo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...