Jump to content

Recommended Posts

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

Editado por Agnaldo Araujo De Sousa
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

OI @Agnaldo Araujo De Sousa,

Ja ouvi uma morena, segurando uma colher de cozinha falando isso... rssss.

O que eu faço é focar no meu objetivo.  Eu estou sempre trabalhando o meu fluxo de caixa e qualquer sobra, o meu "eu do futuro" vai lá e gasta a grana sobrando comprando ativos antes que o "eu do presente" faça besteira.

Depois que comecei a investir com consciência, foi impressionante como meu cérebro mudou.  Às vezes me acho meio maluco, comparando o preço das coisas com XX ações da empresa tal ou do XX cotas do FII tal.

Já teve também vezes em que deixei de comprar coisas mais caras, tipo trocar de carro, e pensei que meu carro atual está ótimo, gosto dele muito e se eu o trocasse, seria para satisfazer o ego pessoal e eu comparei o benefício do carro novo vs o quanto eu deixaria de ganhar por mês em renda passiva e mudei de ideia sem sentir nenhum tipo de frustração.

Agora é fé, foco nos objetivos e foda-se a opinião alheia (acho que você já deve ter ouvido isso antes... rsss).

Atualmente, minha fome de consumo estar em ter cada vez mais ativos geradores de renda.

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, William Redig disse:

Ja ouvi uma morena, segurando uma colher de cozinha falando isso... rssss.

🤣🤣🤣🤣

 

 

2 horas atrás, William Redig disse:

Depois que comecei a investir com consciência, foi impressionante como meu cérebro mudou.  Às vezes me acho meio maluco, comparando o preço das coisas com XX ações da empresa tal ou do XX cotas do FII tal.

O cérebro realmente muda e, quando  se tem um objetivo, os obstáculos são mais fáceis de identificar e superar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

Se você usar essas 5 perguntas raramente você vai comprar alguma coisa, isso se você for 100% honesto kkkkkk

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

Para casos mais graves,

Tem a técnica das 25 perguntas

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

Acredito que sempre o "simples" vai resolver de forma melhor... pensa bem, voce vai querer mesmo forçar seu cérebro a pensar em responder 5 questões de forma honesta para algo que vc esta com vontade de comprar (nem sabe se esta com vontade ainda)... é quase como pedir pra dar errado...

esperar X dias - sejam 7, 15 ou 30  - te reduz a uma unica ação, "esperar" . .  simples e eficaz

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

@Agnaldo Araujo De Sousameu caro como muitos disseram existe várias formas de você colocar em prática o exercício para não comprar por impulso. Eu mesmo era um desses kkkk ia comprar algo e compra tudo que não precisa e acaba esquecendo de comprar o que realmente deveria. Então, a partir do momento que tive o FOCO,  a DISCIPLINA e o OBJETIVO que tracei para meu SONHO. Não caiu mais nessas CILADAS. Já vou com minha listinha no celular para mercado e shopping entro na loja compro e saio rapidão para não dar chances para o cérebro me ludibriar. Vale o esforço com certeza.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Márcio Camargo disse:

@Agnaldo Araujo De Sousameu caro como muitos disseram existe várias formas de você colocar em prática o exercício para não comprar por impulso. Eu mesmo era um desses kkkk ia comprar algo e compra tudo que não precisa e acaba esquecendo de comprar o que realmente deveria. Então, a partir do momento que tive o FOCO,  a DISCIPLINA e o OBJETIVO que tracei para meu SONHO. Não caiu mais nessas CILADAS. Já vou com minha listinha no celular para mercado e shopping entro na loja compro e saio rapidão para não dar chances para o cérebro me ludibriar. Vale o esforço com certeza.

A listinha é maravilhosa. Também uso no celular pra evitar compras não planejadas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Acredito que sempre o "simples" vai resolver de forma melhor... pensa bem, voce vai querer mesmo forçar seu cérebro a pensar em responder 5 questões de forma honesta para algo que vc esta com vontade de comprar (nem sabe se esta com vontade ainda)... é quase como pedir pra dar errado...

esperar X dias - sejam 7, 15 ou 30  - te reduz a uma unica ação, "esperar" . .  simples e eficaz

Exatamente. Esperar é muito mais simples e o cérebro já faz todo o processo. No fim, a resposta se sim ou se não é automática. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Olá, Sardinhas!

Uma dica essencial do Raul para não fazer compra por impulso é anotar e esperar 7 dias. 

Mas também tem a regra QUE - ME - PRE - PO - DE.

1. Eu QUEro?

2. Eu MEreço?

3. Eu PREciso?

4. Eu POsso?

5. Eu DEvo?

Confesso que anotar e esperar é mais simples.

Alguma dessas dicas já te salvou de fazer besteira?

Rsrsrs o complicado é que o impulso é a vitória do "Eu QUEro" rsrsrs

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Acredito que sempre o "simples" vai resolver de forma melhor... pensa bem, voce vai querer mesmo forçar seu cérebro a pensar em responder 5 questões de forma honesta para algo que vc esta com vontade de comprar (nem sabe se esta com vontade ainda)... é quase como pedir pra dar errado...

esperar X dias - sejam 7, 15 ou 30  - te reduz a uma unica ação, "esperar" . .  simples e eficaz

E a verdadeira resposta, para quem tem foco e disciplina.

Mas as listas são para quem tá tentando sair do "vicio" e não consegue sair sozinho, se deixa tarefas para desviar a atenção, repensar e perceber que tá agindo errado, como o tempo, se der certo, não precisa nem esperar, simplesmente não compra por impulso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem ainda a técnica do copo dágua:  Coloca o cartão de crédito submerso num copo de água e coloca tudo no freezer.  Quando/se você quiser comprar, tem que tirar o copo do freezer e aguardar o gelo derreter.  Se colocar no micro=ondas vai estragar o cartão.  Se depois de descongelado você ainda quiser, se pergunta novamente se quer mesmo e aí vai lá e compra....

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Disso tudo só aguardo um tempo pra ver se é isso mesmo o q eu quero. Mas não adianta muito, tendo em vista q ja esperei até por meses pra comprar alguma coisa e mesmo assim depois ainda ficou jogado pelo canto da casa.

 

33 minutes ago, William Redig disse:

Tem ainda a técnica do copo dágua:  Coloca o cartão de crédito submerso num copo de água e coloca tudo no freezer.  Quando/se você quiser comprar, tem que tirar o copo do freezer e aguardar o gelo derreter.  Se colocar no micro=ondas vai estragar o cartão.  Se depois de descongelado você ainda quiser, se pergunta novamente se quer mesmo e aí vai lá e compra....

Juro q nunca ouvi e achei uma péssima ideia! 😅😅😅

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/06/2023 at 10:07, William Redig disse:

Tem ainda a técnica do copo dágua:  Coloca o cartão de crédito submerso num copo de água e coloca tudo no freezer.  Quando/se você quiser comprar, tem que tirar o copo do freezer e aguardar o gelo derreter.  Se colocar no micro=ondas vai estragar o cartão.  Se depois de descongelado você ainda quiser, se pergunta novamente se quer mesmo e aí vai lá e compra....

 

On 19/06/2023 at 10:41, Barbara disse:

Disso tudo só aguardo um tempo pra ver se é isso mesmo o q eu quero. Mas não adianta muito, tendo em vista q ja esperei até por meses pra comprar alguma coisa e mesmo assim depois ainda ficou jogado pelo canto da casa.

 

Juro q nunca ouvi e achei uma péssima ideia! 😅😅😅

O que pega essa técnica, é que não uso meu cartão para comprar alguma coisa faz muito tempo. Ou uso o cartão virtual para compras online, ou uso o Apple Pay para pagar as outras coisas hahahahahaha

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...