Jump to content
  • 0

SMALL CAPS -


Edson Galvao Costa

Pergunta

Duas empresas que não devem e tem aplicação financeira, pagam dividendos com boa média, e possuem bom caixa

 

SMTO3

A São Martinho  é um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Seu índice de mecanização de colheita é de 100%.

A empresa possui quatro unidades em operação: Usina São Martinho (SP), Usina Iracema (SP), Usina Santa Cruz (SP) e Usina Boa Vista (GO). As usinas Santa Cruz, São Martinho e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a usina Boa Vista é dedicada exclusivamente ao etanol.

 Levando em consideração as exportações e o etanol que no exterior é aproximadamente 20% mais caro que no Brasil, pena que existem cotas internas e ela não pode exportar tudo que produz

No pais dobramos a concentração de etanol na gasolina, EUA aumentaram essa concentração também, no mercado futuro a Índia esta caminhando para tecnologia flex ( imagine a demanda)

 Empresa também passa a produzir etanol do milho aumentando em 20% sua produção

 

TUPY3

Fundição de ferro, voltada para o desenvolvimento e a busca das melhores soluções, a TUPY é uma marca brasileira, que se tornou referência mundial em qualidade e produtividade.

Referência também em geometria de produto e tecnologia de materiais, posiciona-se como parceira de confiança da indústria automotiva, dando-lhe suporte para fazer frente aos desafios de um mercado altamente competitivo e inovador.

 Adquiriu a pouco tempo a motores MWM e com capacidade de pagar dividendos, esta com caixa, vale a pena estudar a respeito.

o resumo acima é uma transcrição, gostei  do que li, 

Quem tem mais informações?

Editado por Edson Galvao Costa
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Edson Galvao Costa disse:

Se puder compartilhar fico grato, também buscando informações sobre ela,

achei bem interessante

Até aqui, nesse momento instável da bolsa essa empresa vem se saindo muito bem

valeu

sou recém chegado a comunidade estou em fase de desenvolvimento de analise

Pode deixar, compartilharei, porém eu ainda estou um pouco distante da análise dela. Chegarei lá.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Edson Galvao Costa disse:

Duas empresas que não devem e tem aplicação financeira, pagam dividendos com boa média, e possuem bom caixa

 

SMTO3

A São Martinho  é um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Seu índice de mecanização de colheita é de 100%.

A empresa possui quatro unidades em operação: Usina São Martinho (SP), Usina Iracema (SP), Usina Santa Cruz (SP) e Usina Boa Vista (GO). As usinas Santa Cruz, São Martinho e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a usina Boa Vista é dedicada exclusivamente ao etanol.

 Levando em consideração as exportações e o etanol que no exterior é aproximadamente 20% mais caro que no Brasil, pena que existem cotas internas e ela não pode exportar tudo que produz

No pais dobramos a concentração de etanol na gasolina, EUA aumentaram essa concentração também, no mercado futuro a Índia esta caminhando para tecnologia flex ( imagine a demanda)

 Empresa também passa a produzir etanol do milho aumentando em 20% sua produção

 

TUPY3

Fundição de ferro, voltada para o desenvolvimento e a busca das melhores soluções, a TUPY é uma marca brasileira, que se tornou referência mundial em qualidade e produtividade.

Referência também em geometria de produto e tecnologia de materiais, posiciona-se como parceira de confiança da indústria automotiva, dando-lhe suporte para fazer frente aos desafios de um mercado altamente competitivo e inovador.

 Adquiriu a pouco tempo a motores MWM e com capacidade de pagar dividendos, esta com caixa, vale a pena estudar a respeito.

o resumo acima é uma transcrição, gostei  do que li, 

Quem tem mais informações?

Oi Edson, tudo bem? Tenho smto3 e acho uma empresa muito interessante pelos seguintes motivos:

1- fundada em 1914

2- tem as próprias terras de plantio (maior independência)

3 - etanol não tem OPEP 

 

É cíclica, não tem como escapar, mas sólida no tamanho, nos lucros e no apetite por crescer. 

Paga div ok. 

Contras:

Dívida da empresa (alavancada). 

Vi que soltou um RI ontem com PWC mas não consegui analisar ainda. Se alguém aqui já deu uma olhada me diga suas considerações. 

Assim que eu puder volto aqui pra falar as minhas. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Edson Galvao Costa disse:

Duas empresas que não devem e tem aplicação financeira, pagam dividendos com boa média, e possuem bom caixa

 

SMTO3

A São Martinho  é um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Seu índice de mecanização de colheita é de 100%.

A empresa possui quatro unidades em operação: Usina São Martinho (SP), Usina Iracema (SP), Usina Santa Cruz (SP) e Usina Boa Vista (GO). As usinas Santa Cruz, São Martinho e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a usina Boa Vista é dedicada exclusivamente ao etanol.

 Levando em consideração as exportações e o etanol que no exterior é aproximadamente 20% mais caro que no Brasil, pena que existem cotas internas e ela não pode exportar tudo que produz

No pais dobramos a concentração de etanol na gasolina, EUA aumentaram essa concentração também, no mercado futuro a Índia esta caminhando para tecnologia flex ( imagine a demanda)

 Empresa também passa a produzir etanol do milho aumentando em 20% sua produção

 

TUPY3

Fundição de ferro, voltada para o desenvolvimento e a busca das melhores soluções, a TUPY é uma marca brasileira, que se tornou referência mundial em qualidade e produtividade.

Referência também em geometria de produto e tecnologia de materiais, posiciona-se como parceira de confiança da indústria automotiva, dando-lhe suporte para fazer frente aos desafios de um mercado altamente competitivo e inovador.

 Adquiriu a pouco tempo a motores MWM e com capacidade de pagar dividendos, esta com caixa, vale a pena estudar a respeito.

o resumo acima é uma transcrição, gostei  do que li, 

Quem tem mais informações?

 

18 horas atrás, Rai Nunes disse:

Em especial a TUPY3 é um setor que me interessa. Vou adicionar na minha fila de análises.

Depois volto aqui para dar minhas considerações (ainda vai demorar um pouco).

Eu gosto de Tupy3, já cogitei colocar em carteira, mas hoje a minha ideia é diminuir o numero de ativos, não aumentar, quero chegar a ter no máximo 20, e depois chegar em um numero entre 15 e 20 ativos, diminuir a pulverização da minha carteira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Marina Freitas De Almeida disse:

Oi Edson, tudo bem? Tenho smto3 e acho uma empresa muito interessante pelos seguintes motivos:

1- fundada em 1914

2- tem as próprias terras de plantio (maior independência)

3 - etanol não tem OPEP 

 

É cíclica, não tem como escapar, mas sólida no tamanho, nos lucros e no apetite por crescer. 

Paga div ok. 

Contras:

Dívida da empresa (alavancada). 

Vi que soltou um RI ontem com PWC mas não consegui analisar ainda. Se alguém aqui já deu uma olhada me diga suas considerações. 

Assim que eu puder volto aqui pra falar as minhas. 

Sempre bom ter mais e mais parecer sobre a empresa, 

Atualmente estou reduzindo o numero de ativos, e pretendo manter numero pequeno e distinto de ações Blue e Small

Mais tranquilo cuidar de uma sexta com menor numero de ovos..... 

Sempre tentando entender as analises e como seguir desenvolvendo meus procedimentos

Li um artigo interessante relacionado ao formato de analise, procure pelo termo NOPAT 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/06/2023 at 17:09, Edson Galvao Costa disse:

Duas empresas que não devem e tem aplicação financeira, pagam dividendos com boa média, e possuem bom caixa

 

SMTO3

A São Martinho  é um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Seu índice de mecanização de colheita é de 100%.

A empresa possui quatro unidades em operação: Usina São Martinho (SP), Usina Iracema (SP), Usina Santa Cruz (SP) e Usina Boa Vista (GO). As usinas Santa Cruz, São Martinho e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a usina Boa Vista é dedicada exclusivamente ao etanol.

 Levando em consideração as exportações e o etanol que no exterior é aproximadamente 20% mais caro que no Brasil, pena que existem cotas internas e ela não pode exportar tudo que produz

No pais dobramos a concentração de etanol na gasolina, EUA aumentaram essa concentração também, no mercado futuro a Índia esta caminhando para tecnologia flex ( imagine a demanda)

 Empresa também passa a produzir etanol do milho aumentando em 20% sua produção

 

TUPY3

Fundição de ferro, voltada para o desenvolvimento e a busca das melhores soluções, a TUPY é uma marca brasileira, que se tornou referência mundial em qualidade e produtividade.

Referência também em geometria de produto e tecnologia de materiais, posiciona-se como parceira de confiança da indústria automotiva, dando-lhe suporte para fazer frente aos desafios de um mercado altamente competitivo e inovador.

 Adquiriu a pouco tempo a motores MWM e com capacidade de pagar dividendos, esta com caixa, vale a pena estudar a respeito.

o resumo acima é uma transcrição, gostei  do que li, 

Quem tem mais informações?

Boa tarde, não sei se ainda está em busca de mais informações sobre a Tupy3, mas estava estudando a empresa agora. Cheguei a diversos pontos interessantes sobre ela, com as aquisições recentemente realizadas ela tem tudo para aumentar o valor agregado do seu produto, aumentando suas margens e o seu poder de barganha com as grandes montadoras, além disso, por ter a maior parte da sua receita fora do Brasil, sendo a Europa e os EUA como fonte principal, me parece uma ótima forma de se proteger de eventuais crises no país. Entretanto teve um fator que foi o balde de água fria e que me levou a afastar completamente da empresa, apesar de não ser estatal ela sofre interferências do BNDES, e por isso está a mercê de indicações do governo, o que ocorreu no fim do ano passado, quando houve indicação de dois membros ao conselho da empresa apenas por politicagem. Apesar disso não ter maiores consequências no momento, fica o receio de futuras interferências do governo na empresa, de modo que para mim, não valha a pena o risco agora.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

SMTO3 esta no menor nível de P/VP dos últimos 10 anos, os número são bem legais, com a divida liquida/ ebit no menor nível dos últimos 10 anos também, interessante, embora a divida seja superior ao patrimônio, mas para o setor é algo aceitável, uma vez que o valor do patrimônio “terra” geralmente não esta corrigido. No site do RI, diz que as terras foram avaliadas em 2014, de la pra cá tem uma valorização monstruosa, ainda mais agora que muitas usinas voltaram a competir por area com soja no estado de São Paulo.

Ser uma usina altamente verticalizada é um grande diferencial, as medias de produtividade estão entre as mais altas do setor, bem como é conhecida pela eficiência. A competição pelo etanol de milho e etanol produzidos no cerrado é algo que a logística e proximidade do porto de Santos meio que resolve para SMTO3, pois ela pode produzir açúcar com alta competitividade.  

Os números estão ok, vou perguntar sobre a empresa para uns amigos que são fornecedores de produtos e ver o que eles falam sobre a gestão, produtividade e cuidado com as lavouras, por ai da pra ter uma ideia se o negocio esta bom. Mas me parece muito bom. 

O fato de não pagar 5% de dividendos para mim não é algo tão grave, o P/VP é mais interessante que a porcentagem de dividendos, 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...