Jump to content
  • 0

Antecipação de resgate do CDB


Rodrigo Giácomo Guesser

Pergunta

Boa noite pessoal,

Acabei de encerrar o módulo 3 e permaneci com dúvida quando ao resgate da aplicação em CDB.

Se faço uma aplicação em CDB com vencimento em 3 anos e por algum motivo preciso resgatar o mesmo antes do prazo o ganho que tenho sobre ele é proporcional ao período que ficou aplicado? Poderá existir alguma cobrança de taxa pela antecipação do resgate ou só pagarei o IR de acordo com o período demonstrado na tabela que foi apresentada nas aulas?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite. Caso decida resgatar um CDB antes da data do vencimento, este terá que ser realizado no mercado secundário a qual poderá sofrer de marcação a mercado e de outras taxas cobradas pela corretora além da alíquota do IR baseado no tempo de aplicação. 
Em janeiro deste ano com o intuito de dar mais transparência aos investimentos de renda fixa, CRIs, CRAs e debêntures estão disponibilizando os valores de marcação a mercado diariamente. Contudo LCIs, LCAs e CDBs mostram somente a marcação na curva, sendo necessário a corretora informar o valor para resgate.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Rodrigo Giácomo Guesser disse:

Corro risco destas taxas comer algum valor do capital investido?

Pelo meu entendimento sim. 
Pelo o que eu entendi da aula de marcação a mercado, o valor do seu título está mudando diariamente, ou seja, o bruto que você investiu está variando. Dessa forma, se você comprou um título por 500 reais, ele pode, amanhã estar valendo 550 ou 450, dependendo do indexador do título. 

A gente normalmente não precisa se preocupar com isso pq é garantido que, no vencimento, ele estará valendo os 1000 reais. 

Mas, como você está querendo vender antes, você corre o risco de vender o título valendo 450, sendo que você pagou 500 nele, perdendo o valor do investimento inicial...

 

edit: o que "comeria" o capital inicial não são as taxas, e sim a variação do próprio título. Pelo meu entendimento, as taxas "comeriam" a rentabilidade

Editado por Arthur Baquit Reis
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Arthur, quanto ao titulo eu entendi a questão da marcação da mercado tendo que observar o melhor momento para vender o titulo. O que me referi foi a antecipação de um CDB antes do vencimento, o CDB também sofre marcação a mercado? Entendi nas aulas que não. 

Minha dúvida é sobre o que acontece se eu antecipar o resgate de um CDB. Ganho algum rendimento, resgato apenas o principal? O que acontece nesta situação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Rodrigo Giácomo Guesser disse:

Arthur, quanto ao titulo eu entendi a questão da marcação da mercado tendo que observar o melhor momento para vender o titulo. O que me referi foi a antecipação de um CDB antes do vencimento, o CDB também sofre marcação a mercado? Entendi nas aulas que não. 

Minha dúvida é sobre o que acontece se eu antecipar o resgate de um CDB. Ganho algum rendimento, resgato apenas o principal? O que acontece nesta situação.

Boa noite. Os CDBs sofrem tbem de marcação a mercado e sim, vc pode em um resgate antecipado diminuir o valor investido.

Ap consultar a sua corretora ela irá lhe informar o valor que vc terá em caso de resgate antecipado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Rodrigo Giácomo Guesser disse:

Arthur, quanto ao titulo eu entendi a questão da marcação da mercado tendo que observar o melhor momento para vender o titulo. O que me referi foi a antecipação de um CDB antes do vencimento, o CDB também sofre marcação a mercado? Entendi nas aulas que não. 

Minha dúvida é sobre o que acontece se eu antecipar o resgate de um CDB. Ganho algum rendimento, resgato apenas o principal? O que acontece nesta situação.

Cara, até onde eu saiba, todos os títulos de renda fixa sofrem de marcação a mercado pq todos são, no fim das contas, empréstimos. O que muda é a instituição para qual você está emprestando.

Pelo meu entendimento também, as pessoas usam os títulos do tesouro por serem mais fáceis de fazer a análise, por estarem listadas no site do tesouro etc. Até onde eu saiba, como os CDBs são vendidos no mercado secundário, quem te dá essa previsão é a própria corretora na hora de simular o pedido de resgate

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Arthur Baquit Reis disse:

Cara, até onde eu saiba, todos os títulos de renda fixa sofrem de marcação a mercado pq todos são, no fim das contas, empréstimos. O que muda é a instituição para qual você está emprestando.

Pelo meu entendimento também, as pessoas usam os títulos do tesouro por serem mais fáceis de fazer a análise, por estarem listadas no site do tesouro etc. Até onde eu saiba, como os CDBs são vendidos no mercado secundário, quem te dá essa previsão é a própria corretora na hora de simular o pedido de resgate

Outro fator de escolha dos titulos do tesouro é a liquidez. Muitos titulos bancarios ou emprestimos para empresas não possuem liquidez para resgate antecipado

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...