Jump to content
  • 0

NOPAT


Edson Galvao Costa

Pergunta

Entender e desenvolver analise não é uma tarefa das mais simples, soma-se a isso a constante necessidade de diversificação de ativos, e quem tem tempo suficiente para analises. São tantos os nomes Ebitida e Ebit por exemplo, mas o jeito é seguir em frente.

Pensando em analises, o indicador NOPAT conforme vários “post” tende ser mais eficiente que as medidas do EBITDA e EBIT. Isso acontece porque ele consegue descontar o valor do tributo de forma distinta da que aprendemos a ver. 

Quem sabe podemos entender melhor o NOPAT e aprendermos a enxergar melhor o que estamos vendo

 

Penso que vale a pena falar a respeito

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia. No meu entendimento vc ira usar o NOPAT quando for desconsiderar os efeitos das despesas/receitas financeiras (juros cobrados de clientes, descontos de fornecedores, variação cambial, aplicações financeiras, dividas)

O EBITDA representa o potencial de gerar caixa por representar apenas o resultado operacional da empresa e retirar Depreciação/Amortização, pois são despesas não caixa - entram como um redutor no regime de competência mas não há nenhuma saída real de caixa da empresa. Ele tbem desconsidera as despesas/receitas financeiras mas desconsidera tbem os impostos. 

Sendo assim, não avalio o NOPAT como mais eficiente, mas sim como um indicador para ser avaliado considerando aspectos diferentes e dentro de um contexto. Ambos os indicadores sob o meu ponto de vista não podem ser analisados isoladamente.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Resumindo:

Receita bruta - impostos, taxas, cancelamentos = Receita liquida

Receita Líquida - CPV (custo dos produtos vendidos) = Lucro Bruto

Lucro Bruto - SG&A (despesas com vendas e administrativas, como marketing, funcionários) = EBITDA

EBITDA - depreciação e amortização = EBIT

EBIT +- Resultados financeiros (juros cobrados de clientes, descontos de fornecedores, variação cambial, aplicações financeiras, dividas) = LAIR (Lucro Antes IR)

LAIR - IR = Lucro liquido

EBIT - IR = NOPAT

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...