Jump to content
  • 0

Burrice com Previdência na tabela progressiva


Anderson Ferreira Carvalho

Pergunta

Fala pessoal.
Tenho 14 anos de empresa, e juntei (com contrapartida de 100% da empresa), perto de 600 mil no plano de previdência complementar próprio da fundação da Empresa. 
O fato, é que na época que fiz a previdência, desconhecia sobre tabelas e tarifas e optei pela tabela progressiva. 
Hoje, com uma proposta de PDI da empresa, tive vendo a possibilidade de resgate desse valor e deparei com os 27,5% de IR no valor total do meu saldo. Como tenho 45 anos, com a regra do plano, eu só poderia entrar em Benefício com 50 anos.
E ai qual seria a melhor opção caso eu pegue o PDI da empresa?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Desculpa, não entendi muito bem qual a dúvida...  
Qual é o PDI da empresa? Qual a proposta? É pegar esse dinheiro com 27.5% do IR ou esperar 5 anos e fazer a mesma retirada?

Ou é pegar o PDI (que deve envolver o saque da previdência) e o que fazer com esse dinheiro? 


No caso, o novo PDI conta com outra possiblidade de previdência? Eles continuariam dobrando seu aporte? Já vi umas contas que, mesmo com o rendimento baixo da previdência, o fato deles dobrarem o aporte é muito relevante em termos de ganhos, mesmo a longo prazo, então não sei se eu trocaria esse "bônus" pra aportar esse dinheiro por conta própria...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/06/2023 at 20:42, Arthur Baquit Reis disse:

Desculpa, não entendi muito bem qual a dúvida...  
Qual é o PDI da empresa? Qual a proposta? É pegar esse dinheiro com 27.5% do IR ou esperar 5 anos e fazer a mesma retirada?

Ou é pegar o PDI (que deve envolver o saque da previdência) e o que fazer com esse dinheiro? 


No caso, o novo PDI conta com outra possiblidade de previdência? Eles continuariam dobrando seu aporte? Já vi umas contas que, mesmo com o rendimento baixo da previdência, o fato deles dobrarem o aporte é muito relevante em termos de ganhos, mesmo a longo prazo, então não sei se eu trocaria esse "bônus" pra aportar esse dinheiro por conta própria...

Eu encerrando o contrato com a empresa, a contrapartida da mesma é encerrada na mesma hora. Fico apenas com o saldo já investido até o momento do desligamento. O PDI é apenas o motivo do desligamento, não entra na conta do plano de previdência. 

Existe a possibilidade de eu migrar pra outro plano de previdência e mudar a tabela de tributação para regressiva? Se sim, acho que valeria a pena eu esperar mais 10 anos antes de botar a mão nesse dinheiro perdendo 15%. 

Ou eu saco agora os 600k menos os 27,5 pro leão?

Em suma

Valor depositado 600k

Migrar pra tabela regressiva e sacar com 15% de IR daqui a 10 anos 

Ou sacar agora com 27,5% de IR. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Hmm, acho que esse tópico ficaria melhor em dúvidas q no confessionário, mas eu acho que você tem umas contas e decisões a fazer.

Você tem 45 anos, você "conseguiria" carregar esse valor por mais 10 anos? Com quantos anos você gostaria da tão esperada liberdade financeira? Como estão seus planos com/sem esse dinheiro?

Depois disso, eu abriria a calculadora de juros composto e faria a conta de quanto seria o rendimento na previdência privada e quanto está a sua média dos rendimentos e veria qual dos dois montantes estaria maior. 

Exemplo, 600k (supondo que vc não vá mais aportar e só deixar o que tá lá rendendo) na média de 5% ao ano vs 435 a 8% ao ano.

Acho que com esses dados em mãos, eu tomaria a decisão.

 

Abraços,

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/06/2023 at 15:56, Anderson Ferreira Carvalho disse:

Fala pessoal.
Tenho 14 anos de empresa, e juntei (com contrapartida de 100% da empresa), perto de 600 mil no plano de previdência complementar próprio da fundação da Empresa. 
O fato, é que na época que fiz a previdência, desconhecia sobre tabelas e tarifas e optei pela tabela progressiva. 
Hoje, com uma proposta de PDI da empresa, tive vendo a possibilidade de resgate desse valor e deparei com os 27,5% de IR no valor total do meu saldo. Como tenho 45 anos, com a regra do plano, eu só poderia entrar em Benefício com 50 anos.
E ai qual seria a melhor opção caso eu pegue o PDI da empresa?

Anderson,

Alguns detalhes que você tem que ter em mente...

No modelo progressivo que você escolheu, ele entra na sua apuração de IR, não que vá tributar direto 27,5% claro que se você já estiver na alíquota maxima ou mesmo for sacar tudo de uma só vez, vai ser 27,5% ... digo isso para você pensar em algumas coisas

Como pode ser que você saia no PDI, no seu próximo emprego você pode tentar ser PJ , com isso todo seu rendimento sera isento, e com isso você pode retirar parcelas do dinheiro do fundo sem recolher IR... (até o limite de isenção algo próximo de 25k-30k dependendo de seus abatimentos)

Se for pra definitiva, vale lembrar que não são 10 anos, a partir de 4 anos você já vai estar na mesma situação de agora 25% ... mas se puder esperar os 10 anos, a definitiva é 10% e não 15% (como você citou) o que é melhor ainda ! rs

image.png.ad6c83755e8f9a82663ef54cf67027dd.png

Aconteceu comigo o mesmo tipo de Orelhada, eu optei por mudar para a definitiva e esperar os 10 anos novamente... já tinha mais de 13 anos o fundo rsrsrs 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

E se optar por levar por mais 10 anos veja se vc consegue realizar a portabilidade desse montante para uma previdência privada que consiga um rendimento melhor do que a atual levando a parte da patrocinadora (sua + empresa). Dias atrás alguém citou a Arca.

Editado por Gustavo Bervian Brand
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Anderson,

Alguns detalhes que você tem que ter em mente...

No modelo progressivo que você escolheu, ele entra na sua apuração de IR, não que vá tributar direto 27,5% claro que se você já estiver na alíquota maxima ou mesmo for sacar tudo de uma só vez, vai ser 27,5% ... digo isso para você pensar em algumas coisas

Como pode ser que você saia no PDI, no seu próximo emprego você pode tentar ser PJ , com isso todo seu rendimento sera isento, e com isso você pode retirar parcelas do dinheiro do fundo sem recolher IR... (até o limite de isenção algo próximo de 25k-30k dependendo de seus abatimentos)

Se for pra definitiva, vale lembrar que não são 10 anos, a partir de 4 anos você já vai estar na mesma situação de agora 25% ... mas se puder esperar os 10 anos, a definitiva é 10% e não 15% (como você citou) o que é melhor ainda ! rs

image.png.ad6c83755e8f9a82663ef54cf67027dd.png

Aconteceu comigo o mesmo tipo de Orelhada, eu optei por mudar para a definitiva e esperar os 10 anos novamente... já tinha mais de 13 anos o fundo rsrsrs 

Isso mesmo são 10% a tabela definitiva  (ou regressiva) e não 15% havia confundido. Provavelmente irei fazzer isso mesmo. Não da pra perder uma grana violenta pro leão. 
Alguém conhece um bom plano de previência privada pra indicar?

20 horas atrás, Gustavo Bervian Brand disse:

E se optar por levar por mais 10 anos veja se vc consegue realizar a portabilidade desse montante para uma previdência privada que consiga um rendimento melhor do que a atual levando a parte da patrocinadora (sua + empresa). Dias atrás alguém citou a Arca.

E da pra esperar mais 10 anos pra botar a mão nessa grana em especifico, já com a parte da empresa a que tenho direito.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...