Jump to content
  • 0

CBAV3 - ANÁLISE


Lucas Mendonça

Pergunta

Antes do curso do Raul, eu era inscrito em uma carteira de investimentos automatizada da LUMI, parceiros da xpi. E em algum momento no começo do ano, eles colocaram na carteira CBAB3, a um preço médio em torno de 10 reais. Cancelei a carteira automatizada mas permaneci com o ativo, sem querer realizar prejuízo. Após o curso do Raul, essa foi a primeira empresa que analisei sozinho. E pra mim surpresa eu achei valores e oportunidade ali dentro, comprei mais de forma a diminuir meu preço médio. A empresa continuou caindo, e agora esta por volta dos 5 reais. (já chegou a menos).

 

Então, por ter sido a minha primeira avaliação sozinho, convido vocês a analisarem ela comigo aqui neste tópico. Se eu estiver certo, será uma oportunidade, se eu estiver errado, os amigos ai me ajudam com conselhos.

 

A empresa faz parte do grupo Votorantim, explora jazidas a fim de vender alumínio, mercado esse que usa muita energia, e a empresa possui também em seu portifólio usinas hidrelétricas.

 

3 unidades de mineração

4 unidades de alumínio

23 usinas hidrelétricas

2 parques eólicos

2 reservas ecológicas (esse não sei pra que serve)

 

Dívida em dólar. Vendas basicamente pro mercado interno.

 

Bom histórico de dividendos.

 

e ai sardinhas, vamos complementar isso aqui com dados 

O que pesa a meu ver, ela ter uma dívida totalmente em dolar...e com vencimento em 3 anos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Menos de 10 anos é altíssimo risco, não tem como avaliar com poucos dados.

Empresa tem que ter lucros consistentes nos últimos anos no mínimo para poder ir em frente com a análise.

Os dividendos te iludiram, não paga nem a última queda, não se deixe levar pelos dividendos, tem que ser uma empresa sólida, e isso só o tempo vai mostrar.

Tem que rever as aulas do módulo 4.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!

Este é um dos motivos que sempre é reforçado sobre o tempo de IPO de uma empresa.

A partir do IPO que podemos ver os números da empresa de forma pública/aberta. Fora o fato que para abrir o IPO as empresas costumam se apresentar muito bem (logicamente pois a ideia é conquistar investidores).

Lembre-se que só o tempo vai testar de fato uma empresa!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/06/2023 at 15:54, Lucas De Oliveira Mendonça disse:

Antes do curso do Raul, eu era inscrito em uma carteira de investimentos automatizada da LUMI, parceiros da xpi. E em algum momento no começo do ano, eles colocaram na carteira CBAB3, a um preço médio em torno de 10 reais. Cancelei a carteira automatizada mas permaneci com o ativo, sem querer realizar prejuízo. Após o curso do Raul, essa foi a primeira empresa que analisei sozinho. E pra mim surpresa eu achei valores e oportunidade ali dentro, comprei mais de forma a diminuir meu preço médio. A empresa continuou caindo, e agora esta por volta dos 5 reais. (já chegou a menos).

 

Então, por ter sido a minha primeira avaliação sozinho, convido vocês a analisarem ela comigo aqui neste tópico. Se eu estiver certo, será uma oportunidade, se eu estiver errado, os amigos ai me ajudam com conselhos.

 

A empresa faz parte do grupo Votorantim, explora jazidas a fim de vender alumínio, mercado esse que usa muita energia, e a empresa possui também em seu portifólio usinas hidrelétricas.

 

3 unidades de mineração

4 unidades de alumínio

23 usinas hidrelétricas

2 parques eólicos

2 reservas ecológicas (esse não sei pra que serve)

 

Dívida em dólar. Vendas basicamente pro mercado interno.

 

Bom histórico de dividendos.

 

e ai sardinhas, vamos complementar isso aqui com dados 

O que pesa a meu ver, ela ter uma dívida totalmente em dolar...e com vencimento em 3 anos

Eu tbm tenho ela na minha carteira, tenho uma empresa de aluminio, e gosto desse mercado, ela eh referencia nesse segmento, nao cheguei a fazer uma analise tao profunda assim, mas eu tenho ela, ela ja me deu bons resultados hj com o preço do aluminio em queda, e com o resultado trazendo prejuizo ela teve essa queda expressiva, mas tbm vejo como oportunidade, estou no inicio do curso do raul, irei analisa-la tbm. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...