Jump to content
  • 0

Dúvida Sobre Financiamento e Dívida


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá Pessoal, tudo bem?

Para contextualizar a situação:

Hoje eu tenho já um valor pequeno investido em FIIs (R$13.000) e uma casa de aluguel em torno de (R$150.000) que já me retorna R$1000,
e após eu ter feito esses investimento, acabei por pegar um terreno de um parente em uma região muito boa da minha cidade no valor de R$170.000 sendo pago R$40.000 de entrada e o resto todo parcelado em R$1500 ao mês ( ele não me cobrou juros e o valor do terrona na região fica em torno de R$210.000) , além dessa dívida acabei financiando um novo carro, o valor financiado foi em torno de R$77.000 que no total vai ficar R$119.000 com parcelas no total de R$2.090.


Então eu queria entender se faz sentido eu pagar as dívidas primeiro para começar a investir com um valor maior, pois hoje já tenho uma renda mensal contando com todos os ativos de R$16.000.
Complementando anualmente acredito que consigo receber fora o salário algo em torno de R$50.000 a R$150.000 (Retiradas da empresa na qual sou sócio);


Depois de ver as primeiras aulas vi que consigo tirar muitos passivos que me consomem uma parte da renda hoje, se eu tirrasse todos eles e contando com essa dívida e o financiamento ainda me sobraria um valor de R$6.000 do salário.

No caso do terreno como meu parente está dando uma grande (ENORME) ajuda eu também queria adiantar valores para ele para não pagar tão lentamente assim.

Queria então ver a opnião de mais pessoas sobre o melhor caminho.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Olá Pessoal, tudo bem?

Para contextualizar a situação:

Hoje eu tenho já um valor pequeno investido em FIIs (R$13.000) e uma casa de aluguel em torno de (R$150.000) que já me retorna R$1000,
e após eu ter feito esses investimento, acabei por pegar um terreno de um parente em uma região muito boa da minha cidade no valor de R$170.000 sendo pago R$40.000 de entrada e o resto todo parcelado em R$1500 ao mês ( ele não me cobrou juros e o valor do terrona na região fica em torno de R$210.000) , além dessa dívida acabei financiando um novo carro, o valor financiado foi em torno de R$77.000 que no total vai ficar R$119.000 com parcelas no total de R$2.090.


Então eu queria entender se faz sentido eu pagar as dívidas primeiro para começar a investir com um valor maior, pois hoje já tenho uma renda mensal contando com todos os ativos de R$16.000.
Complementando anualmente acredito que consigo receber fora o salário algo em torno de R$50.000 a R$150.000 (Retiradas da empresa na qual sou sócio);


Depois de ver as primeiras aulas vi que consigo tirar muitos passivos que me consomem uma parte da renda hoje, se eu tirrasse todos eles e contando com essa dívida e o financiamento ainda me sobraria um valor de R$6.000 do salário.

No caso do terreno como meu parente está dando uma grande (ENORME) ajuda eu também queria adiantar valores para ele para não pagar tão lentamente assim.

Queria então ver a opnião de mais pessoas sobre o melhor caminho.

Vai depender do juros, como você disse, o terreno do seu parente ele não te cobra juros, então esse não faz sentido adiantar as parcelas. Já os outros você precisa olhar, se você estiver pagando um juros alto, acima da rentabilidade que você consegue em renda fixa, não faz sentido deixar de pagar para investir. Agora se for um juros baixo, menor que a sua rentabilidade, faz sentido investir e ir pagando aos poucos as parcelas.

P.S.: Se fosse eu vendia tudo e adiantaria na montagem da minha carteira previdenciária.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Olá Pessoal, tudo bem?

Para contextualizar a situação:

Hoje eu tenho já um valor pequeno investido em FIIs (R$13.000) e uma casa de aluguel em torno de (R$150.000) que já me retorna R$1000,
e após eu ter feito esses investimento, acabei por pegar um terreno de um parente em uma região muito boa da minha cidade no valor de R$170.000 sendo pago R$40.000 de entrada e o resto todo parcelado em R$1500 ao mês ( ele não me cobrou juros e o valor do terrona na região fica em torno de R$210.000) , além dessa dívida acabei financiando um novo carro, o valor financiado foi em torno de R$77.000 que no total vai ficar R$119.000 com parcelas no total de R$2.090.


Então eu queria entender se faz sentido eu pagar as dívidas primeiro para começar a investir com um valor maior, pois hoje já tenho uma renda mensal contando com todos os ativos de R$16.000.
Complementando anualmente acredito que consigo receber fora o salário algo em torno de R$50.000 a R$150.000 (Retiradas da empresa na qual sou sócio);


Depois de ver as primeiras aulas vi que consigo tirar muitos passivos que me consomem uma parte da renda hoje, se eu tirrasse todos eles e contando com essa dívida e o financiamento ainda me sobraria um valor de R$6.000 do salário.

No caso do terreno como meu parente está dando uma grande (ENORME) ajuda eu também queria adiantar valores para ele para não pagar tão lentamente assim.

Queria então ver a opnião de mais pessoas sobre o melhor caminho.

o ideal seria colocar tudo em uma planilha para olhar o contexto, pelo que entendi, nem tudo é passivo, pois eles estão gerando renda também. e sendo seus ativos maiores que seus passivos, parece que sobra para pagar o que esta comprando.

 

veja se entendi corretamente:

image.png

considerando uma retirada de 50k por ano (minimo que voce colocou) teria ainda 16k por mes de sobra para pagar contas e investir.

Nesse cenário sugiro que o que tirar a mais dos 50k pode usar para pagar o seu parente como aporte extra. Mas tem muitas opções intermediarias. Esses 100k a mais representam uns 8k/mes extra.

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...