Jump to content

Criação e Manutenção de Negócios/Empreendimentos


Recommended Posts

Boa tarde galera. 😉

Hoje atuo como professor e futuramente penso em iniciar meu próprio projeto relacionado à educação. 

Aproveitando que aqui já têm muitas pessoas que já possuem seus próprios negócios - gostaria de saber, como foi para vocês o processo, desde a ideia até a execução e manutenção (inclusive com relação às burocracias que existem, valores - uma ideia pelo menos). Não omitem, por favor, os eventuais problemas, sei que eles são muitos rsrsrsrsrs. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estou nessa faz um tempo. Quero abrir um negócio para ter uma renda extra. No meu caso, pensei em algo envolvendo o Instagram. Comprei um curso (não daqueles vendedores de susto, mas de um kra sério) e apenas ainda não coloquei em prática. A ideia está na minha cabeça, compartilhar com as pessoas as coisas que eu estou vivendo, menopausa, etc, e obviamente crescer o Instagram e colocar anúncios daquele link tree.

Crescer o Instagram exige dedicação, tem que postar com regularidade, coisas interessantes, não necessariamente mostrando a sua kra, vc pode fazer um Instagram impessoal.

 O que me falta? Parar de procrastinar e partir pra cima. Criar posts no Canva, programar postagens para a semana e investir um pouco em divulgação paga.

Vi um vídeo que o Raul publicou semana passada e me deu mais coragem ainda. (veja a partir do min 8:33)

Qual é a sua ideia?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/07/2023 at 15:47, Micael Neves Gabriel disse:

Boa tarde galera. 😉

Hoje atuo como professor e futuramente penso em iniciar meu próprio projeto relacionado à educação. 

Aproveitando que aqui já têm muitas pessoas que já possuem seus próprios negócios - gostaria de saber, como foi para vocês o processo, desde a ideia até a execução e manutenção (inclusive com relação às burocracias que existem, valores - uma ideia pelo menos). Não omitem, por favor, os eventuais problemas, sei que eles são muitos rsrsrsrsrs. 

Boa tarde, Micael!

Primeiramente parabéns pela iniciativa!

Acho que qualquer empreendedor tem que ser apoiado nem que seja com palavras de incentivo para você seguir em frente e ter sucesso apesar dos desafios!

 

O que posso agregar com minha experiência em empreendimento é o seguinte:

Sou cozinheiro e por ora não estou registrado em nenhum trabalho. Logo, comecei a fazer licores artesanais para ter uma graninha e pretendo seguir com isso para ter renda recorrente. E posteriormente incluir outros produtos alimentícios que eu venha fabricar (geleias, compotas, etc).

 

Como dificuldade foi um certo perrengue de não ter estudado o mercado e os clientes aqui na minha região. Tenho um bom produto mas aqui aos arredores beber licor não é algo comum.

Logo, comecei a enfrentar umas dificuldades pois não tenho a cultura da procura deste tipo de bebida por aqui.

Ok que quando o pessoal prova, gostam! Mas aí tenho que fazer um trabalho para que conheçam mais o meu produto.

É um desafio que vem sendo contornado aos poucos.

 

Então minha experiência e dica para seu empreendimento seria: estude o mercado. Veja se na região em que você quer empreender sua ideia, sua concorrência, seus possíveis clientes.

E calcule também seus custos. No meu caso eu tenho que ficar muito atento com matéria prima, custos em geral até chegar em um bom valor de venda que me de lucro.

Aqui procurar pelo Sebrae e ver os cursos que podem ajudar no negócio!

Aprendo muito lá! 

 

O texto saiu grande mas espero que possa te ajudar de alguma forma!

Sucesso, Micael!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Qual é a sua ideia?

Boa tarde, muito bacana, eu vi esse vídeo também.
Minha ideia está em progresso, basicamente eu leciono em preparatórios para vestibular, concursos militares, ensino médio etc - desde novembro de 2019 (iniciei antes do término da graduação e isso me deu uma baita experiência). Sendo assim, eu quero fazer um canal no youtube (engajando junto ao instagram) voltado para a educação, mais precisamente na área de exatas. 
Após desenvolver esse canal eu faria algo a parte - com venda de cursos, apostilas etc - usando a plataforma do youtube para gerar a publicação e uma ideia do que seria o produto (algo parecido com o que o Raul faz, porém na área da educação).
Mas ainda estou em progresso, como falei, quero desenvolver bem para poder ter a possibilidade de vender algo que eu sei que é, de fato vantajoso, inclusive para aqueles que vierem a comprar. Hoje, minha experiência é exclusivamente na parte conteudista - quero me preparar na área de edição de vídeos, engajamento etc - além do mestrado, o qual quero fazer por vontade própria mesmo.  

Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/07/2023 at 20:47, Micael Neves Gabriel disse:

Boa tarde galera. 😉

Hoje atuo como professor e futuramente penso em iniciar meu próprio projeto relacionado à educação. 

Aproveitando que aqui já têm muitas pessoas que já possuem seus próprios negócios - gostaria de saber, como foi para vocês o processo, desde a ideia até a execução e manutenção (inclusive com relação às burocracias que existem, valores - uma ideia pelo menos). Não omitem, por favor, os eventuais problemas, sei que eles são muitos rsrsrsrsrs. 

 cara, tentarei ser breve para nao escrever um livro aqui. 

bom sempre quis ter um Loja Nerd, mas nunca quis somente vender, queria oferecer mais para os meus clientes, ainda mais sabendo q em sua maioria eram jovens, entao quando criei minha loja, nela nao só era um espaço para comprar seu artigos nerda, mas a loja era equipado com um espaço de lazer com sofá, bar, lanchonete, televisão, wi-f, salao de jogos e etc, bom no fim, ja estava fazendo churrasco no domingo com os clientes na loja, por que os clientes criaram ali uma comunidade. 

mas o final desta historia foi tragico, porque cometi alguns erroa, nao deixei um reserva de captal para emergencias, eu reenvestia 100% do lucro na loja, o que fez ela crescer rapido mas ficou fragil, nao diversifiquei meus canais de venda, so tinha a loja fisica e o site da loja, e por fim cometi o maior erro de todoa, coloquei um sócio na loja, a pessoa envenenou o comércio, desviou dinheiro e no fim quando fechei o comercio ele reabriu no mesmo lugar e ja com mercadoria o que deixou bem claro q ele ja estava ss preparando para aquilo. 

bom essa é minha triate história, porem ainda nao é o fim dela pois em dezembro reabrirei minha loja com mais força do que antes e com mais conhecimento do que antes. 

  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Diego Sabino Barcelos disse:

 cara, tentarei ser breve para nao escrever um livro aqui. 

bom sempre quis ter um Loja Nerd, mas nunca quis somente vender, queria oferecer mais para os meus clientes, ainda mais sabendo q em sua maioria eram jovens, entao quando criei minha loja, nela nao só era um espaço para comprar seu artigos nerda, mas a loja era equipado com um espaço de lazer com sofá, bar, lanchonete, televisão, wi-f, salao de jogos e etc, bom no fim, ja estava fazendo churrasco no domingo com os clientes na loja, por que os clientes criaram ali uma comunidade. 

mas o final desta historia foi tragico, porque cometi alguns erroa, nao deixei um reserva de captal para emergencias, eu reenvestia 100% do lucro na loja, o que fez ela crescer rapido mas ficou fragil, nao diversifiquei meus canais de venda, so tinha a loja fisica e o site da loja, e por fim cometi o maior erro de todoa, coloquei um sócio na loja, a pessoa envenenou o comércio, desviou dinheiro e no fim quando fechei o comercio ele reabriu no mesmo lugar e ja com mercadoria o que deixou bem claro q ele ja estava ss preparando para aquilo. 

bom essa é minha triate história, porem ainda nao é o fim dela pois em dezembro reabrirei minha loja com mais força do que antes e com mais conhecimento do que antes. 

Cara, que barra que você passou.

Mas gostei de ver que está confiante e seguir em frente com os aprendizados!

 

Meus melhores desejos de muito sucesso na retomada!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Diego Sabino Barcelos disse:

 cara, tentarei ser breve para nao escrever um livro aqui. 

bom sempre quis ter um Loja Nerd, mas nunca quis somente vender, queria oferecer mais para os meus clientes, ainda mais sabendo q em sua maioria eram jovens, entao quando criei minha loja, nela nao só era um espaço para comprar seu artigos nerda, mas a loja era equipado com um espaço de lazer com sofá, bar, lanchonete, televisão, wi-f, salao de jogos e etc, bom no fim, ja estava fazendo churrasco no domingo com os clientes na loja, por que os clientes criaram ali uma comunidade. 

mas o final desta historia foi tragico, porque cometi alguns erroa, nao deixei um reserva de captal para emergencias, eu reenvestia 100% do lucro na loja, o que fez ela crescer rapido mas ficou fragil, nao diversifiquei meus canais de venda, so tinha a loja fisica e o site da loja, e por fim cometi o maior erro de todoa, coloquei um sócio na loja, a pessoa envenenou o comércio, desviou dinheiro e no fim quando fechei o comercio ele reabriu no mesmo lugar e ja com mercadoria o que deixou bem claro q ele ja estava ss preparando para aquilo. 

bom essa é minha triate história, porem ainda nao é o fim dela pois em dezembro reabrirei minha loja com mais força do que antes e com mais conhecimento do que antes. 

Cara, que osso hein, espero que quando voltar seja um projeto que tenha sucesso e com pessoas que, de fato, o ajudem. 

Quando coloquei a pergunta, gostaria de ouvir não apenas "os que deram certo", mas aqueles que tiveram problemas, porém que o superaram - acredito e confio que será o seu caso, sucesso mano!!

 

Editado por Micael Neves Gabriel
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Micael Neves Gabriel disse:

Cara, que osso hein, espero que quando voltar seja um projeto que tenha sucesso e com pessoas que, de fato, o ajudem. 

Quando coloquei a pergunta, gostaria de ouvir não apenas "os que deram certo", mas aqueles que tiveram problemas, porém que o superaram - acredito e confio que será o seu caso, sucesso mano!!

 

Da proxima vez que postar sobre meu comercio aqui sera para fala como foi a volta por cima, obrigado ai pelo apoio e espero q seu projeto seja de sucesso tb irmao, tmj

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...