Jump to content
  • 0

Taxa Prometida x Taxa Real

Laurent Martin

Pergunta

Estou com uma dúvida sobre as taxas de rendimento prometida em uma LCI, por exemplo:

O vencimento dela é para 308 dias, a taxa prometida é de 14,29% a.a, mas na IsaEx mostra o valor minimo a ser investido de $1.021  e o valor no vencimento de $1.117,16. 

O lucro obtido vai ser 1.117,16 - 1.021 = 96,16 

E esses 96,16 / 1.021 = 9,42%

Eu sei que o vencimento é em 308 dias, e não 1 ano completo, mas estou na dúvida do porque essa diferença tão grande entre 9,42% versus os 14,29% prometidos.

Alguém poderia me explicar por favor?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, Laurent Martin disse:

Estou com uma dúvida sobre as taxas de rendimento prometida em uma LCI, por exemplo:

O vencimento dela é para 308 dias, a taxa prometida é de 14,29% a.a, mas na IsaEx mostra o valor minimo a ser investido de $1.021  e o valor no vencimento de $1.117,16. 

Eu sei que o vencimento é em 308 dias, e não 1 ano completo, mas estou na dúvida do porque essa diferença tão grande entre 9,42% versus os 14,29% prometidos.

Boa tarde. Se puder poste um print do investimento para podermos avaliar melhor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Laurent Martin disse:

Se for o titulo que printei abaixo, existem algumas explicações. Como é um titulo indexado ao CDI o valor no vencimento e a rentabilidade ao ano são estimativas, ja que o CDI pode variar nesse periodo

2 - Referente ao Valor bruto estimado e ao Valor líquido estimado:
a) As estimativas de rentabilidade dos títulos pós-fixados são calculadas com base nos preços de ajustes diários das taxas prefixadas (DI1), exceto se indexados à inflação conforme abaixo.

Tbem em relação a rentabilidade ao ano, para efeito de comparação, para os titulos isentos de IR o valor apresentado tem a sua rentabilidade ajustada como se sofresse a incidencia do IR

3 - Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

Captura de Tela 2023-07-09 às 13.17.40.png

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Tiago Roberto Novello disse:

Me corrijam se eu estiver errado:

- Essa rentabilidade de 14,29% a.a seria a base para você poder comparar com outro título que tivesse incidência de IR.

- Portanto, 14,29% tirando os 20% de IR (pela tabela regressiva seria esse valor para um título entre 181 e 360 dias) = 11,43% a.a

- Como o vencimento do título é menos do 360 dias, fazendo a equivalência, seria 308/365 = 0,84

- Multiplicando 11,43% * 0,84 = 9,60%

Quando eu vou comparar título com características diferentes eu uso esse raciocínio, não sei se está totalmente correto, mas, chega muito próximo da rentabilidade gerada/prometida.

É isso mesmo, o raciocinio é esse.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Convidado
This topic is now closed to further replies.
  • Criar novo...