Jump to content
  • 0

Exercer Direito de Subscrição e Compra e Venda de Direitos


Cristian Roberto Pastro

Pergunta

Olá sardinhas e sardinhos,

 

Fui verificar na corretora Inter se possuo algum direito de subscrição. Para minha surpresa, na aba "subscrições", aparecem várias subscrições de empresas que eu nem sou acionista, a exemplo do banco ABC (ABCB4). Mesmo assim, a corretora permitia a minha subscrição. Inclusive aparecia que poderia me subescrever em até 100000000 ações. Que estranho...

 

Ao estudar o guia de subscrição do banco ABC (https://ri.abcbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/70/2023/06/FAQ-Subscricao-1S23.pdf), verifiquei que além disso, o preço que estava sendo me oferecido era igual ao preço que os atuais acionistas (com direito) pagariam.

 

No mesmo guia podemos ver que estamos em período de subscrição. Por que eu não sendo acionista, consigo me subescrever no mesmo período que os atuais acionistas? Tais ações criadas pelo follow-on, não deveriam aparecer pra mim ainda. Correto? Além disso, a corretora coloca um aviso de "MODALIDADE EXCLUSIVA PARA ACIONISTAS". Então por que mostram pra mim?

 

Além disso, pelo que pesquisei, os acionistas ganham o ticked "ABCB2", que se refere ao direito de subscrição. Esse ticket ao que parece pode ser negociado livremente dentro do período de subscrição. Mas como eu não sendo sendo detentor de ABCB2 (ou seja, não sou acionista nem comprei o direito de subscrição por meio de tal ticket), posso reservar uma subscrição?

Inter.png.129c3f3a06d30d0ad1217e73ecf12e5a.png

 

Isso se repete na corretora "Nu Invest". Porém por algum motivo, o ticker não aparece no Home Broker.

NuInvest.png.e8f1d84cef01855569f6ccf82cc72973.png

 

Já a XPI não mostra a subscrição, só permite comprar o direito pelo HB.

XP.png.293f545ee487c74f3f232ef86a4fa69c.png

 

Assim sendo, o que eu SUPONHO é o seguinte:

A Inter e a NuInvest mostram a subscrição e eu posso me subescrever mesmo não sendo detentor de ABCB2. Porém eu devo comprar ABCB2, caso contrário, minha subscrição será cancelada em algum momento.

E se eu sou acionista e não quero exercer meu direito, posso vender ABCD2 pelo HB.

Ou seja, na imagem da NuInvest, onde diz "eu posso comprar direitos", na verdade ela está dizendo que se eu quero comprar tal ação por tal preço, devo antes comprar um direito de subscrição (ou tê-los por já ser acionista).

A XPI por ser um pouco mais avançada (e cobrar mais taxas), simplifica o caminho e não me permite me subsercrever em algo que não tenho direito.

 

Será que meu raciocínio está correto? Ou me perdi em algum lugar?

 

Obrigado a todos que contribuírem para o debate.

 

 

 

Editado por Cristian Roberto Pastro
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

no caso do banco abc estão usando a media ponderada da cotação de 12 a 23 de junho, com deságio de 20%

entrei no meu app do inter e esta aparecendo também, alem de outras subscrições, de empresas que não tenho em carteira, nunca tive.

se você analisou a empresa e decidir aportar, pode fazer a reserva e esperar ver se vai ser aceita. temos as seguintes opções possíveis:

  • não ser aceita, por "descobrir" que você não era acionista
  • ser aceita
  • ser aceita e cobrarem o preço sem deságio
  • o banco vai te vender os direitos de subscrição
Editado por Ricardo Ochoa
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Apenas complementando o informado pelo Ricardo, apesar de aparecer o ativo na subscrição do banco Inter, ao tentar comprar provavelmente ele dará uma mensagem de erro informando que você não tem direito a essa subscrição.

Fiz um teste agora na minha conta, e realmente ao tentar adquirir uma subscrição que você não tem direito, ele informará no final do processo "Ops! Para realizar a reserva nesta Subscrição, é necessário ter o Direito de Subscrição em sua custódia".

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/07/2023 at 15:39, JACKSON FERREIRA disse:

Apenas complementando o informado pelo Ricardo, apesar de aparecer o ativo na subscrição do banco Inter, ao tentar comprar provavelmente ele dará uma mensagem de erro informando que você não tem direito a essa subscrição.

Fiz um teste agora na minha conta, e realmente ao tentar adquirir uma subscrição que você não tem direito, ele informará no final do processo "Ops! Para realizar a reserva nesta Subscrição, é necessário ter o Direito de Subscrição em sua custódia".

Que coisa, só atrapalha a vida do investidor kkkkkk

Já fica a dica @Cristian Roberto Pastro, transfere a custodia para IsaEx!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...