Jump to content

Clube do Livro


Recommended Posts

Quem não participa, está perdendo! Primeira terça-feira de cada mês. E eu, na primeira reunião, fui muito humilhada e massacrada por não ter lido kkkkk E me deram uma multa: resenha dos 4 primeiros capítulos. Se você ainda não leu o livro, não leia abaixo, senão vai perder a graça. Castigo dado, castigo cumprido. rs
_________ A Revolta de Atlas, Ayn Rand
Cap. 1: Começa com uma pergunta "Quem é John Galt?" Essa expressão significa "lavar as mãos" e não se trata propriamente de um indivíduo. Isso vocês verão recorrentemente no livro. Ainda, neste primeiro capítulo consta o episódio em que Dagny, usando a linha da empresa na qual atua, dá ordens sobre como contornar um problema de execução de sua própria empresa (transporte). Pelo que vemos, não está lá aquelas coisas. Também já mostra os problemas que possui com o presidente da companhia Taggart, seu irmão. Temos a apresentação de uma pessoa que realmente é "um aliado" a ela, enquanto seu irmão, um administrador muito ruim. São apresentados outros empresários que serão encaixados na trama.
Cap. 2: Esse é o capítulo que mostra como uma família pode ser problemática. É um trecho que consta o imponente empresário que vai revolucionar as estruturas de linha férrea; Tem uma reunião familiar e nisso a gente vê o total desalinhamento dos parentes (na maioria medíocres em suas vidas profissionais e econômica) que ficam saturando o relacionamento com o Rearden (empresário). Ele ainda sustenta a família toda, pelo jeito. rs A família não poupa esforços para "fazer críticas construtivas" e menosprezar o esforço dele.
Cap. 3: Em uma reunião o presidente da Taggart Transcontinental e outros começam a "se enganar" tratando de negócios na linha de pensamento que eles só não têm o sucesso nos negócios por imprevistos que não poderiam ser calculados. Uma coisa intrigante neste capítulo é sobre a tradição de deixar a empresa para o filho homem. Quem conhece a história da autora, certamente entenderá que esse trecho é uma crítica à falta de apreço pelas competências, já que o presidente foi escolhido por ser "filho homem". Importante também destacar a figura de um empresário chamado Francisco D'Anconia. Parece ser um homem com mão boa para os negócios. Considerado famoso pela exploração de terras em razão do cobre. Só que logo a frente é revelado um problema envolvendo tanto essa mineração (porque o Governo Mexicano colocou as mãos) tanto quanto pela linha que a Transcontinental tinha na região e que a Dagny já havia dado um alerta sobre os custos e investimentos que poderiam retornar em nada, justamente por estar localizada onde estava. Dagny fala sobre essa linha, San Sebástian, e até comenta: "Você precisa realmente ler os relatórios que vão para o gabinete da presidência. Pelo menos de vez em quando. " (Isso serve pra gente também kkk). Ou seja, o presidente da Taggart não sabe nem o que está acontecendo de verdade.
Cap. 4: Enquanto o irmão de Dagny fica tentando prejudicá-la, ela está indo atrás de reuniões com quem interessa, para que a empresa avance. Inclusive se aliando a Rearden (O homem incompreendido pela família em razão de seu sucesso empresarial). E um trecho interessante deste capítulo mostra que Rearden fica com a consciência meio pesada sobre ser materialista, mas Dagny pensa diferente: "- Somos dois patifes, não somos?" (Rearden) "- Por quê?" (Dagny) "- Não temos qualidades espirituais nem visamos a coisas espirituais. Só queremos coisas materiais. É tudo o que nos interessa." (Rearden) "Dagny olhou para Rearden, sem compreender. Mas ele olhava para além dela, bem para a frente, para o guindaste, lá longe. Ela lamentava que ele tivesse dito aquilo. A acusação não a perturbava, ela nunca se vira naqueles termos e era totalmente incapaz de experimentar qualquer sentimento profundo de culpa."
Esta é minha resenha sobre os 4 capítulos iniciais. #tápago
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
On 29/04/2021 at 21:33, Evelyn Santos disse:

Quem não participa, está perdendo! Primeira terça-feira de cada mês. E eu, na primeira reunião, fui muito humilhada e massacrada por não ter lido kkkkk E me deram uma multa: resenha dos 4 primeiros capítulos. Se você ainda não leu o livro, não leia abaixo, senão vai perder a graça. Castigo dado, castigo cumprido. rs
_________ A Revolta de Atlas, Ayn Rand
Cap. 1: Começa com uma pergunta "Quem é John Galt?" Essa expressão significa "lavar as mãos" e não se trata propriamente de um indivíduo. Isso vocês verão recorrentemente no livro. Ainda, neste primeiro capítulo consta o episódio em que Dagny, usando a linha da empresa na qual atua, dá ordens sobre como contornar um problema de execução de sua própria empresa (transporte). Pelo que vemos, não está lá aquelas coisas. Também já mostra os problemas que possui com o presidente da companhia Taggart, seu irmão. Temos a apresentação de uma pessoa que realmente é "um aliado" a ela, enquanto seu irmão, um administrador muito ruim. São apresentados outros empresários que serão encaixados na trama.
Cap. 2: Esse é o capítulo que mostra como uma família pode ser problemática. É um trecho que consta o imponente empresário que vai revolucionar as estruturas de linha férrea; Tem uma reunião familiar e nisso a gente vê o total desalinhamento dos parentes (na maioria medíocres em suas vidas profissionais e econômica) que ficam saturando o relacionamento com o Rearden (empresário). Ele ainda sustenta a família toda, pelo jeito. rs A família não poupa esforços para "fazer críticas construtivas" e menosprezar o esforço dele.
Cap. 3: Em uma reunião o presidente da Taggart Transcontinental e outros começam a "se enganar" tratando de negócios na linha de pensamento que eles só não têm o sucesso nos negócios por imprevistos que não poderiam ser calculados. Uma coisa intrigante neste capítulo é sobre a tradição de deixar a empresa para o filho homem. Quem conhece a história da autora, certamente entenderá que esse trecho é uma crítica à falta de apreço pelas competências, já que o presidente foi escolhido por ser "filho homem". Importante também destacar a figura de um empresário chamado Francisco D'Anconia. Parece ser um homem com mão boa para os negócios. Considerado famoso pela exploração de terras em razão do cobre. Só que logo a frente é revelado um problema envolvendo tanto essa mineração (porque o Governo Mexicano colocou as mãos) tanto quanto pela linha que a Transcontinental tinha na região e que a Dagny já havia dado um alerta sobre os custos e investimentos que poderiam retornar em nada, justamente por estar localizada onde estava. Dagny fala sobre essa linha, San Sebástian, e até comenta: "Você precisa realmente ler os relatórios que vão para o gabinete da presidência. Pelo menos de vez em quando. " (Isso serve pra gente também kkk). Ou seja, o presidente

da Taggart não sabe nem o que está acontecendo de verdade.
Cap. 4: Enquanto o irmão de Dagny fica tentando prejudicá-la, ela está indo atrás de reuniões com quem interessa, para que a empresa avance. Inclusive se aliando a Rearden (O homem incompreendido pela família em razão de seu sucesso empresarial). E um trecho interessante deste capítulo mostra que Rearden fica com a consciência meio pesada sobre ser materialista, mas Dagny pensa diferente: "- Somos dois patifes, não somos?" (Rearden) "- Por quê?" (Dagny) "- Não temos qualidades espirituais nem visamos a coisas espirituais. Só queremos coisas materiais. É tudo o que nos interessa." (Rearden) "Dagny olhou para Rearden, sem compreender. Mas ele olhava para além dela, bem para a frente, para o guindaste, lá longe. Ela lamentava que ele tivesse dito aquilo. A acusação não a perturbava, ela nunca se vira naqueles termos e era totalmente incapaz de experimentar qualquer sentimento profundo de culpa."
Esta é minha resenha sobre os 4 capítulos iniciais. #tápago

Amei o resumo.

Leio há pouco tempo e ainda tenho uma certa dificuldade de concentração. Este resumo me tranquilizou de que realmente entendi as coisas e prestei atenção no que precisava 🤣

Agora meu maior problema é nos nomes. No primeiro capítulo fala de muita gente e eu sou daqueles que chega no final do filme sem saber o nome dos personagens kkkkkkk. Apesar de que sou ruim em fisionomia também, então às vezes não é só o nome que eu não sei.

Espero conseguir associar aos poucos cada personagem. Acredito que os principais eu já entendi. Pode valer uma releitura do capítulo 1, mas vou esperar avançar mais e ver se fico perdido.

Bora de capítulo 5.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 semanas depois...
×
×
  • Criar novo...